Praticagem em Itajaí


A Praticagem em Itajaí ­ iniciou seus trabalhos na década de 40, quando o prático Manoel Ezidro "abriu" o Porto com o Navio Trópicos. Nessa época, a Praticagem se denominava servição de Praticagem da Barra e Porto de Itajaí Ltda., até 1985, quando foi criada a Associação de Práticos dos Portos de Itajaí. Em 1997 foi sucedida pela Itajaí Práticos Serviço de Praticagem S/C Ltda., que inicialmente contava com três Práticos e três Praticantes de Prático, que em 1998 tornaram-se Práticos.

CONTINUAR LENDO

Notícias


13 DE AGOSTO DE 2015

Melhoria no acesso ao Complexo Portuário do Itajaí

Deu em "O Guarda-Sol" de 27 de junho de 2015: Os constantes fechamentos do canal de acesso pelas condições meteorológicas estão entre os desafios do Complexo Portuário do Itajaí para manter a competitividade. Só neste mês a barra fechou por três dias, o que provoca uma reação em cadeia: o armador fica no prejuízo de manter o navio parado, e o restante do trade arca com as consequências dos atrasos. O problema não é exclusivo de Itajaí-Navegantes: quase todos os portos do Sul e Sudeste do Brasil sofrem com as mudanças de mar e vento durante os meses de inverno. Mas é certo que as condições geográficas do Complexo dificultam ainda mais as atracações quando a situação não é favorável. Quem define quais as condições-limite para a atracação de navios é a Marinha, com base em informações do nível do Itajaí-Açu em Blumenau, com prospecção de correntes em Itajaí, e na base do olhômetro: hoje, nenhum equipamento registra velocidade de vento, força de onda ou correntes no canal de acesso. De acordo com a Praticagem, três aparelhos dariam conta das medições, um correntômetro, um ondógrafo e um anemômetro que juntos não custam mais do que US$ 100 mil. A compra já foi solicitada há tempos à Autoridade Portuária, mas até hoje não foi efetuada. O fato é que, de acordo com levantamentos da Praticagem, seria possível manobrar navios com segurança em Itajaí em condições que hoje não são permitidas por precaução -- e os equipamentos auxiliariam na mudança de parâmetros. Em tempos de vacas magras, em que os terminais locais enfrentam a concorrência com portos de acessos naturalmente mais fáceis, investir em melhor possibilidade de acessos é urgente.

CONTINUAR LENDO
10 DE AGOSTO DE 2015

OAB-RJ realiza II Conferência de Direito Marítimo e Portuário

Após o sucesso da I Conferência de Direito Marítimo e Portuário realizada pela OAB/RJ no ano de 2014, que contou com a presença de mais de 250 participantes, além de diversas autoridades públicas, a Comissão de Direito Marítimo e Portuário – CDMPM está programando a II Conferência OAB-RJ de Direito Marítimo a ser realizada nos dias 26 e 27 de agosto de 2015 no auditório central da sede da OAB-RJ. O evento promoverá um debate sobre os desafios e as tendências da Navegação e da Logística Portuária no Brasil, abordando em seus painéis temas atuais como: aspectos da navegação de interior, cabotagem e longo curso; Portos perspectivas após o novo marco legal; gerenciamento de sinistros marítimos e cobertura securitária; disputas marítimas e métodos alternativos de solução de conflitos; navegação de apoio marítimo e logística offshore; atualidades no direito marítimo internacional. A conferência contará com a participação de autoridades públicas, autoridades da Marinha do Brasil e do Tribunal Marítimo, Juízes Estaduais e Federais, representantes de agências reguladoras como a ANTAQ, de autoridades ambientais, Receita Federal, juristas nacionais e estrangeiros, além de uma gama qualificada de profissionais e empresas ligados ao setor marítimo e portuário, estudantes de Direito e advogados especialistas na matéria. Serviços: Evento: II Conferência OAB-RJ de Direito Marítimo – Desafios e Tendências da Navegação da Logística Portuária no Brasil. Data: 26 e 27 de agosto de 2015. Local: Plenário Evandro Lins e Silva – Av. Marechal Câmara, 150 – 4º andar – OAB/RJ. Inscrições: (21) 2272-2053 / 2054 – cdmpm@oabrj.org.br – https://www.oabrj.org.br/evento/16088-comissao-de-direito-maritimo-portuario-e-do-mar-ii-conferencia.
CONTINUAR LENDO
10 DE AGOSTO DE 2015

Novas fotos

Publicamos ainda há pouco uma nova galeria de fotos: http://www.itajaipraticos.com.br/novo/galeria/33 As fotos se referem à manobra de desatracação e saída do navio MSC Algeciras, em 3 de agosto de 2015.
CONTINUAR LENDO
MAIS NOTÍCIAS