AVISO METEREOLOGICO 22/05/2015
22.05.2015


A partir de domingo volta a chover com risco de temporal em SC

 

No domingo uma frente fria avança pelo Estado, provocando chuva a partir do início do dia do Oeste ao Litoral Sul, se estendendo as demais regiões no período da tarde e noite. Risco de temporal com pontuais elevados, especialmente no Oeste e Litoral Sul.

Durante a semana (25 a 29/05), a condição atmosférica se mantém instável em SC, com chuva frequente e acumulados significativos no período, com pontuais de 150 a 200 mm, o que representa mais do que a média do mês de maio. A situação pode ser mais crítica no Oeste e Litoral Sul.

De quarta para quinta-feira (27 a 28/05) há previsão de formação de um ciclone extratropical próximo ao Litoral do RS e sul de SC, associado a vento forte com rajadas de 70 a 100 km/h no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Esse ciclone deixará o mar muito agitado a grosso no Litoral de SC, com risco de ressaca.

 

Ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão, devido ao período longo, sujeito a mudanças nos próximos dias.

 

Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues - Meteorologistas

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 22/05/2015
22.05.2015


Sol entre nuvens e temperatura mais elevada em SC

 

Sexta-feira (22/05):Manhã com mais nuvens e chuviscos na faixa que vai do Planalto Sul ao Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte. No decorrer do dia, sol entre nuvens em todas as regiões. No Oeste e Meio Oeste há condição de pancadas de chuva com trovoadas no período da tarde e noite, devido a influência de áreas de instabilidade que se formam no Paraná. Temperatura em elevação, mais alta no Oeste e Litoral Sul. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (23/05): Nevoeiros e mais nuvens ao amanhecer com sol entre nuvens e temperatura mais elevada em SC. No Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul há previsão de pancadas de chuva com trovoadas no período da tarde e noite, devido à aproximação de uma frente fria. Temperatura mais elevada. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo (24/05): A frente fria avança pelo Estado, provocando chuva a partir do início do dia do Oeste ao Litoral Sul, se estendendo as demais regiões a partir da tarde.  Risco de temporal isolado com pontuais elevados de chuva. Temperatura em pequena elevação no Oeste e Sul e mais alta nas demais regiões. Vento de nordeste a noroeste, passando a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Segunda e terça-feira (25 e 26/05): Tempo instável com chuva em SC, devido a um sistema de baixa pressão. Risco de temporal isolado com pontuais elevados de chuva, especialmente no Oeste e Litoral Sul. Temperatura amena. Vento de sudeste a nordeste/noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 27 de maio a 07 de junho de 2015

 

Nos dias 27 e 28 há previsão de chuva frequente com temporais e acumulados significativos em SC, devido à formação de um ciclone extratropical próximo à costa de SC.

 

No dia 29 ainda há condição de chuva do Planalto ao Litoral. No dia 30 o tempo fica mais firme no Estado. Mas, no dia 31, uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando pouca chuva. Na sequencia, uma massa de ar frio declina a temperatura em todas as regiões e o mês de junho começa mais seco e frio.

 

Atenção para 27 a 29/05: o mês termina com chuva frequente e significativa em SC, que podem causar transtorno no Estado.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 21/05/2015
21.05.2015


Sol entre nuvens e temperatura mais elevada em SC

 

Quinta-feira (21/05): Sol entre nuvens no decorrer do dia em SC. No Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis ainda ocorre variação de nuvens e condição de chuva, especialmente pela manhã e no período noite, com diminuição da circulação marítima. Temperatura em elevação, mais alta no Oeste e Litoral Sul. Vento nordeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (22/05): Madrugada e amanhecer com chuva fraca no Litoral Norte e nevoeiros no Estado. No decorrer do dia sol entre nuvens em todas as regiões. No Oeste e Meio Oeste há condição de pancadas de chuva com trovoadas no período da tarde e noite. Temperatura em elevação, mais alta no Oeste e Litoral Sul. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (23/05): Sol entre nuvens e temperatura mais elevada em SC. Do Oeste ao Sul há previsão de pancadas de chuva com trovoadas no período da tarde e noite, devido à aproximação de uma frente fria. Temperatura mais elevada. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo (24/05): A frente fria avança pelo Estado, provocando chuva a partir do início do dia do Oeste ao Litoral Sul, se estendendo as demais regiões a partir da tarde.  Risco de temporal isolado com pontuais elevados de chuva. Temperatura em pequena elevação. Vento de nordeste a noroeste, passando a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Segunda-feira (25/05): Tempo instável com chuva em SC. Risco de temporal isolado com pontuais elevados de chuva. Temperatura amena. Vento de sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 26 de maio a 05 de junho de 2015

 

Nos dias 26 e 27 há previsão de chuva frequente com temporais e acumulados significativos em SC, por influência de um sistema de baixa pressão e do jato subtropical (ventos fortes em altitude). Há chance de melhora nos dia 28. Porém, nos dias 29 e 30, volta a chover em SC, devido à formação de outro sistema de baixa pressão, próximo à costa. Não há previsão de frio intenso, mas a temperatura deve diminuir no início de junho.

 

Atenção para 26 a 30/05: o mês termina com chuva frequente e significativa em SC, que podem causar transtorno no Estado.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 20/05/2015
20.05.2015


 

Continua a chuva no Litoral e Vale do Itajaí

 

No restante do Estado sol e temperatura mais elevada

 

Quarta-feira (20/05): Sol entre nuvens no decorrer do dia em boa parte do Estado. No Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, persiste a variação de nuvens e condição de chuva, que alterna com períodos de melhoria, devido à circulação marítima. Temperatura em elevação, mais alta no Oeste e Litoral Sul. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado.

 

Quinta-feira (21/05): Nevoeiros na madrugada e início da manhã com sol entre nuvens no decorrer do dia em boa parte do Estado. No Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, persiste a variação de nuvens e condição de chuva, especialmente na madrugada, manhã e noite, devido a circulação marítima. Temperatura em elevação, mais alta no Oeste e Litoral Sul. Vento nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (22/05): Chuva fraca na madrugada na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. No decorrer do dia sol entre nuvens em todas as regiões. No Oeste e Meio Oeste há condição de pancadas de chuva com trovoadas no período da tarde e noite. Temperatura em elevação. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (23/05): Sol entre nuvens e temperatura mais elevada em SC. Do Oeste ao Litoral Sul há previsão de pancadas de chuva com trovoadas no período da tarde e noite, devido à aproximação de uma frente fria. Temperatura mais elevada. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo (24/05): A frente fria avança pelo Estado, provocando chuva do Oeste ao Litoral Sul, se estendendo as demais regiões a partir da tarde.  Risco de temporal isolado com pontuais elevados de chuva. Temperatura em pequena elevação. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 25 de maio a 04 de abril de 2015

 

Nos dias 25 a 27 há previsão de chuva frequente com temporais e acumulados significativos em SC, por influência de um sistema de baixa pressão. Depois disso, o tempo fica mais firme com sol entre nuvens. Próximo do dia 31, uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando chuva. Na sequencia está previsto declínio de temperatura em SC, com a chegada de uma massa de ar frio.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

 

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

AVISO METEREOLOGICO 20/05/2015
20.05.2015


 

A chuva continua no Litoral e Vale do Itajaí

Nesta quarta e em parte da quinta-feira a chuva continua na região da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, por influência dos ventos úmidos que sopram do mar. Em alguns momentos ocorrem pancadas moderadas de chuva com pontuais elevados de 20 a 30 mm.

Apesar dos acumulados de chuva não serem expressivos, a região permanece com risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

 

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins - Meteorologistas

 

AVISO METEREOLOGICO 19/05/2015
19.05.2015


Chuva contínua no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis

A chuva, que vem ocorrendo nos últimos dias no Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, se estendendo até Laguna, continua nesta terça e quarta-feira (19 e 20/05), devido à circulação marítima bem ativa. Essa condição mantém o solo encharcado com risco de deslizamento de terra, especialmente no Litoral Norte e Vale do Itajaí.

Acumulado de chuva para o Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis:

Terça-feira (19/05): 20 a 30 mm em média, com chance de pontuais de 50 mm.

Quarta-feira (20/05): 10 a 20 mm.

Apesar dos acumulados de chuva não serem expressivos, a região permanece em atenção devido à chuva contínua.

 

Gilsânia Cruz e Erikson de Oliveira - Meteorologistas

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 18/05/2015
18.05.2015


Variação de nuvens com chuva em SC

 

Segunda-feira (18/05): Variação de nuvens com aberturas de sol em SC. No Litoral e Vale do Itajaí persiste a condição de chuva, que alterna com períodos de melhoria, devido aos ventos úmidos que sopram do mar (circulação marítima), associados a condições atmosféricas em altitude. Essa chuva pode ocorrer também na serra. No Oeste há chance de pancadas isoladas de chuva à tarde. Temperatura em elevação, mais alta no Oeste. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (19/05): Sol entre nuvens em SC. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte persiste a variação de nuvens e condição de chuva, que alterna com períodos de melhoria, devido aos ventos úmidos que sopram do mar (circulação marítima). Temperatura em elevação, mais alta no Oeste e Litoral Sul. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado.

 

Quarta a sexta-feira (20 a 22/05): Predomínio de ar seco no Sul do Brasil, com tempo firme e sol na maior parte do dia em SC. No Litoral e áreas de vale nevoeiros na madrugada e amanhecer, com chance de chuva fraca na madrugada e início da manhã de quarta-feira. Temperatura em elevação. Vento nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 23 de maio a 02 de abril de 2015

 

No dia 23/05, o sol ainda predomina com temperatura mais elevada no Estado. Nos dias 24 e 25/05 uma frente fria provoca chuva e temporal isolado em SC, com diminuição de temperatura nos dias seguintes, devido ao avanço de uma massa de ar frio pelo Sul do Brasil. Nos dias 30 e 31, outra frente fria deve provocar chuva no Estado.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

Praticagem retoma operações em Itajaí e Navegantes
16.05.2015


As operações de entrada e saída de navios no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes reiniciam a partir das 10 h de hoje (16), depois de três dias de suspensão provocada pela ressaca que atingiu o litoral catarinense nesta semana. Inicialmente, a praticagem será realizada apenas com maré enchente, de modo a garantir a maior distância possível entre o navio e o fundo do canal. Esta providência é necessária porque a maré observada está de 60 a 70 centímetros abaixo da previsão. A razão para isto é a combinação de um sistema de alta pressão no oceano com um sistema de baixa pressão no Paraguai, que transporta água da costa para o mar. Para saber mais: Maré meteorológica: http://www.surge.iag.usp.br/entenda.html#mare
PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 15/05/2015
15.05.2015


 

 

Próximos dias com temperatura em elevação em SC

 

Chance de veranico na próxima semana

 

Sexta-feira (15/05): Muitas nuvens com aberturas de sol no decorrer do dia em SC. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e no Litoral Norte persiste a condição de chuva fraca em alguns momentos, devido à circulação marítima que está bem ativa. Temperatura em elevação durante o dia.  Vento de leste a nordeste, fraco a moderado.

 

Sábado (16/05): Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e no Litoral Norte, mais nuvens e chuva fraca na madrugada e início da manhã, devido à circulação marítima. No decorrer do dia, presença de sol entre nuvens em todas as regiões. No Oeste e Meio Oeste há condição de pancadas de chuva no período da tarde e noite, devido à aproximação de área de instabilidade que se formam no Paraguai. Temperatura em elevação. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo (17/05): Condições de pancadas de chuva no Oeste e Meio Oeste, especialmente na madrugada e noite. Nas demais regiões, nebulosidade variável com aberturas de sol. Temperatura mais elevada. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Segunda e terça-feira (18 e 19/05): Tempo firme com sol em todas as regiões. Temperatura em elevação no período. Vento de nordeste a leste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 20 a 30 de maio de 2015

 

Tempo seco, sem chuva significativa em SC na maior parte do período. A temperatura tende a ficar mais elevada durante o dia e baixa à noite, dias típicos do outono podendo ser período de veranico. Nos dias 24 e 25 uma frente fria deve provocar chuva no Estado e na sequencia diminuição de temperatura, devido ao avanço de uma massa de ar frio pelo Sul do Brasil.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

AVISO METEREOLOGICO 14/05/2015
14.05.2015


ONDAS ALTAS NO LITORAL DE SC

 

Boa parte desta quinta-feira (14/05) com ondas de 2,5 m, diminuindo para 2,0 m, no litoral de SC, mantendo dificuldade para navegação principalmente em embarcações pequenas. O swell, com picos de ondas muito espaçados de 3,0 m, persiste em áreas mais afastadas da costa e ao norte de Laguna, até a manhã de sexta-feira.

 

Marilene de Lima - Meteorologista

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 14/05/2015
14.05.2015


 

Quinta-feira (14/05): Sol com algumas nuvens em SC. Na Grande Florianópolis e no Litoral Norte, nebulosidade variável e chuva fraca, especialmente pela manhã e no período noturno, devido à circulação marítima. Temperatura em elevação durante o dia. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado.

 

Boa parte desta quinta-feira (14/05) com ondas de 2,5 m, diminuindo para 2,0 m, no litoral de SC, mantendo dificuldade para navegação principalmente em embarcações pequenas. O swell, com picos de ondas muito espaçados de 3,0 m, persiste em áreas mais afastadas da costa e ao norte de Laguna, até a manhã de sexta-feira.

 

Sexta-feira (15/05): Sol com algumas nuvens em SC. Na Grande Florianópolis e no Litoral Norte persiste a condição de chuva fraca, especialmente no início do dia e no período noturno, devido à circulação marítima. Temperatura mais baixa na serra ao amanhecer e em elevação durante o dia em todas as regiões. Vento de nordeste, fraco a moderado.

 

Sábado (16/05): Aumento de nebulosidade e pancadas de chuva no Oeste no decorrer do dia, atingindo o Meio Oeste à tarde, devido ao avanço de áreas de instabilidade que se formam no Paraguai. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens. Temperatura em elevação. Vento de nordeste, fraco a moderado.

 

Domingo (17/05): Tempo instável com condições de chuva no Oeste e Meio Oeste. Nas demais regiões, nebulosidade variável com aberturas de sol. Temperatura mais elevada. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Segunda-feira (18/05): Tempo firme com sol em todas as regiões. Temperatura em elevação no período. Vento de nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 19 a 29 de maio de 2015

 

Tempo seco, sem chuva significativa em SC na maior parte do período. A temperatura tende a ficar mais elevada durante o dia e baixa à noite, dias típicos do outono podendo ser período de veranico. Nos dias 24 e 25 uma frente fria deve provocar chuva no Estado e na sequencia diminuição de temperatura.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

AVISO METEREOLOGICO 13/05/2015
13.05.2015


ONDAS ALTAS MANTÉM CONDIÇÕES DE RESSACA NO LITORAL DE SC

 

Nesta quarta-feira (13/05) o vento sul perdeu força mas, o mar continua alterado, com picos de onda entre 3,0 m e 3,5 m mantendo condição de ressaca em algumas localidades do litoral catarinense. Os picos de onda diminuem gradativamente para 2,5 m e 2,0 m na quinta-feira (14/05).

Atenção para risco de ressaca: Permanece o risco de ressaca para áreas de costa em SC nesta quarta-feira, devido ao swell com picos de ondas bem espaçados de 3,0 e 3,5 m principalmente ao norte de Laguna. Ondas mais altas ocorrem afastadas da costa.

 

Marilene de Lima - Meteorologista

AVISO METEREOLOGICO 12/05/2015
12.05.2015


VENTO SUL MANTÉM MAR AGITADO COM RESSACA NO LITORAL DE SC

 

O mar continua agitado entre esta terça-feira e a próxima quinta-feira (11 a 14/05), devido ao vento persistente de sul. A baixa pressão intensa formou um ciclone extratropical no oceano que, a partir desta terça-feira, se afasta para leste em frente ao litoral de SC e norte do RS, deve manter o vento de sul e sudeste com intensidade moderada e mantem o mar agitado com picos de onda entre 3,0 m e 4,5 m (mar muito agitado a grosso). Os picos mais altos devem ocorrer na terça e quarta-feira.

Atenção para ressaca: O vento de sul, com menos intensidade que na madrugada de terça-feira, permanece com intensidade moderada e rajadas entre 50 e 60km/h na área oceânica e mar muito agitado mantém o risco de ressaca para áreas de costa em SC nesta terça-feira e na quarta-feira.

 

Marilene de Lima - Meteorologista

 

AVISO METEREOLOGICO 11/05/2015
11.05.2015


Data: 11/05/2015 às 15:30 h

Chuva forte e alagamento no Litoral Sul

Rajadas fortes de vento no Litoral e Planalto Sul

Um sistema de baixa pressão, próximo ao Litoral de SC, provoca pancadas de chuva moderada a forte em alguns momentos no Litoral Sul, com alagamentos momentâneos. Essa chuva atinge o Planalto Sul e a região de Florianópolis no decorrer da tarde e noite desta segunda-feira. Além da chuva, o sistema provoca ventos fortes de sul/sudeste com rajadas 50 a 80 km/h nas próximas 12 h e mar muito agitado (link).

Atenção para o acumulado de chuva no Litoral Sul nas próximas horas:

Tarde (14 às 18h): 30 a 60 mm em média.

Noite (18h às 24h): 20 a 40 mm em média

Madrugada (0 às 6h): 10 a 20 mm em média.

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins - Meteorologistas

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 12/05/2015
11.05.2015


 

Semana com sol entre nuvens e pouca chuva em SC

 

Segunda-feira (11/05): A nebulosidade diminui dando lugar a aberturas de sol na maioria das regiões. No Litoral Sul, se estendendo até o Planalto Sul, e na região da Grande Florianópolis, a nebulosidade varia ao longo do dia com chance de chuva fraca, por influência de um sistema de baixa pressão próximo ao Litoral de SC. Temperatura em pequena elevação. Vento de sudeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no fim do dia no Planalto Sul e Litoral, de 60 a 70 km/h.

 

Terça-feira (12/05): No Litoral, o dia começa com nuvens baixas e nevoeiros, podendo ocorrer chuva fraca especialmente no Litoral Sul. No decorrer do dia, o sol aparece em todas as regiões. Temperatura baixa, sobretudo na serra onde devem variar de 2°C a 6°C. Durante o dia, temperatura  em pequena elevação. Vento de sudeste, moderado com rajadas mais intensas no Litoral de 50 a 70 km/h.

 

Quarta-feira (13/05): Tempo estável com nevoeiros ao amanhecer e sol com poucas nuvens durante o dia. No Litoral Norte há chance de chuva fraca à noite, devido a circulação marítima. Temperatura mais baixa, com chance de geada fraca na serra ao amanhecer, com mínima de 3ºC a 6ºC. Durante o dia, temperatura em pequena elevação. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Quinta e sexta-feira (14 e 15/05): Sol com algumas nuvens em SC. Na Grande Florianópolis e no Litoral Norte há chance de chuva fraca, especialmente no início do dia e período noturno, devido a circulação marítima. Temperatura em elevação. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 16 a 26 de maio de 2015

 

Tempo seco, sem chuva significativa em SC na maior parte do período. A temperatura tende a ficar mais elevada durante o dia e baixa à noite, dias típicos do outono podendo ser período de veranico. A partir de dia 24 uma frente fria avança pelo RS e pode trazer chuva para SC entre a tarde de 24 e durante o dia 25/05. Não há indicativos de onda de frio intenso para este período.

Gilsânia Cruz – Meteorologista

 

 
Desenvolvimento