PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 25/01/2015
25.01.2015


Temperatura em elevação com pancadas de chuva entre a tarde e noite

 

Domingo (25/01): Presença de nebulosidade variável com chuva isolada no inicio do dia do Meio Oeste, Planalto Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Entre a tarde e noite ocorre pancadas isoladas de chuva em todas as regiões devido às temperaturas altas e à alta umidade, trazendo condição de descargas elétricas. Temperatura em elevação, acima de 30ºC na maioria das regiões. Vento de norte a nordeste, fraco a moderado e mais intenso associado as pancadas de chuva.

 

Segunda-feira (26/01): Presença de mais nuvens do Planalto ao Litoral com chuva isolada no início do dia e pancadas de chuva entre a tarde e noite, devido ao calor e alta umidade do ar, especialmente no Planalto, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Risco de descargas elétricas e rajadas de vento associadas às pancadas de chuva. Temperatura elevadas em todas as regiões, com sensação de abafamento. Vento de norte a nordeste, fraco a moderado, com rajadas associadas às pancadas de chuva.

 

Terça, quarta-feira (27 e 28/01): Persiste a condição de sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e noite, devido ao calor. Temperatura alta em todas as regiões, podendo chegar próximo ou passar de 35ºC em algumas regiões do Litoral e Vale do Itajaí, com sensação de abafamento. Risco de descarga elétrica, rajadas de vento e granizo de forma isolada. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas associadas às pancadas de chuva.

 

Quinta-feira (29/01): Frente fria em deslocamento pelo sul do Brasil provoca muita nebulosidade e pancadas de chuva com descargas elétricas, rajadas forte de vento e granizo isolado em SC, no decorrer do dia, especialmente à tarde e noite. Temperatura em declínio no final do dia. Vento de noroeste passando a sul com intensidade fraca a moderada e mais intenso associada as pancadas de chuva com descargas elétricas.

 

TENDÊNCIA de 30 de janeiro a 08 de fevereiro de 2015

 

O início do período será com chuva associada ao deslocamento da frente fria que passa por SC no dia 30, trazendo também declínio nas temperaturas. Entre os dias 03 e 04 uma nova frente fria passa pelo Estado, deixando o tempo mais encoberto e com chuva, que persiste no Estado também até o dia 06. Nos dias seguintes, o tempo fica mais seco em Santa Catarina.

 

Clóvis Corrêa – Meteorologista

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 24/01/2015
24.01.2015


Temperatura em gradativa elevação e volta das pancadas de chuva

 

Sábado (24/01): Sol e poucas nuvens no início do dia em SC. Entre a tarde e noite ocorre formação de nuvens mais carregadas e pancadas bem isoladas de chuva em todas as regiões devido às temperaturas altas e à alta umidade, trazendo condição de descargas elétricas. Temperatura em elevação, acima de 30ºC na maioria das regiões. Vento de nordeste, fraco a moderado e mais intenso no Litoral.

 

Domingo (25/01): Presença de sol com gradativo aumento de nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e noite, devido ao calor e alta umidade do ar. Risco de descargas elétricas e rajadas de vento associadas às pancadas de chuva. Temperatura alta em todas as regiões, com sensação de abafamento. Vento de nordeste, fraco a moderado, com rajadas associadas às pancadas de chuva.

 

Segunda, terça e quarta-feira (26, 27 e 28/01): Persiste a condição de sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e noite, devido ao calor. Temperatura alta em todas as regiões, podendo chegar próximo ou passar de 35ºC em algumas regiões do Litoral e Vale do Itajaí, com sensação de abafamento. Risco de descarga elétrica, rajadas de vento e granizo de forma isolada. Vento de nordeste, virando a noroeste na terça-feira, fraco a moderado, com rajadas associadas às pancadas de chuva.

 

TENDÊNCIA de 29 de janeiro a 07 de fevereiro de 2015

 

O início do período será com chuva associada a uma frente fria que passa por SC nos dias 29 e 30, trazendo também declínio acentuado na temperatura. Entre os dias 03 e 04 uma nova frente fria passa pelo Estado, deixando o tempo mais encoberto e com chuva, que persiste no Estado também até o dia 06. Nos dias seguintes, o tempo fica mais seco em Santa Catarina devido ao maior transporte de umidade para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde a chuva deve ser volumosa e frequente.

Erikson de Oliveira – Meteorologista

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 23/01/2015
24.01.2015


Previsão do Tempo - 15 dias

Temperatura em gradativa elevação e volta das pancadas de chuva

Sexta-feira (23/01): Tempo estável em todas as regiões de SC, com variação de nuvens. No fim do dia, chance de chuva fraca entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte devido aos ventos que sopram do mar e no Extremo Oeste devido às altas temperaturas. Temperatura em elevação à tarde, com mais calor no Oeste e Vale do Itajaí. Vento de sudeste a leste, moderado com rajadas principalmente do Planalto ao Litoral.

Sábado (24/01): Variação de nuvens em SC. Entre a tarde e noite pancadas isoladas de chuva em todas as regiões devido às temperaturas altas e à alta umidade. Temperatura em elevação, acima de 30ºC na maioria das regiões. Vento de nordeste, fraco a moderado e mais intenso no Litoral.

Domingo, segunda e terça-feira (25, 26 e 27/01): Sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e noite, devido ao calor. Temperatura alta em todas as regiões, com sensação de abafamento. Risco de descarga elétrica, rajadas de vento e granizo de forma isolada. Vento de nordeste, fraco a moderado, com rajadas associadas às pancadas de chuva.

TENDÊNCIA de 28 de janeiro a 06 de fevereiro de 2015

O início do período será com frequente presença de nebulosidade em SC, com pancadas de chuva entre a tarde e noite, com risco de temporais devido ao canal de umidade da Amazônia que mantém o fluxo de umidade para o Sul do Brasil, características do verão. Entre os dias 29 e 30 uma frente fria passa pelo Estado, deixando o tempo mais encoberto e com chuva. Nos dias seguintes, o tempo fica mais seco em Santa Catarina devido ao maior transporte de umidade para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde a chuva deve ser volumosa e frequente.

Erikson de Oliveira – Meteorologista

AVISO METEREOLOGICO 22/01/2015
22.01.2015


Tempo instável com chuva no Litoral de SC

 

A chuva continua nos próximos dias em SC, principalmente no Litoral e Vale do Itajaí entre esta quinta-feira e sábado (22 a 24/01) e, em todas as regiões a partir de domingo. A intensidade da chuva diminui na maior parte de SC, os totais acumulados diários variam entre 10mm e 20mm. Pontuais de chuva mais significativos ainda pode ocorrer no Litoral Norte, com acumulados de 60 mm entre quinta-feira e sexta-feira, devido a um sistema de baixa pressão que se intensifica e permanece próximo ao litoral de SC e PR.

 

Veja mais informações da chuva e das condições de alagamentos no Litoral de SC em notas meteorológicas.

 

 

Marilene de Lima – Meteorologista

AVISO METEREOLOGICO 21/01/2015
21.01.2015


Permanece o risco de chuva moderada a forte no Litoral de SC

 

A chuva que, como previsto já provocou acumulados significativos no Litoral, deve persistir nos próximos dias em todas as regiões de SC. Entre esta quarta-feira e sexta-feira um sistema de baixa pressão se intensifica e permanece próximo ao litoral de SC e PR, provocando chuva persistente, com totais previstos entre 60mm e 100mm no Litoral, os valores mais altos no Litoral Norte. Pontuais significativos entre 10 a 40mm ficam distribuídos em pontuais isolados nas demais regiões. Nos próximos dias a condição de chuva estará associada a temporais isolados, descarga elétrica (raios), possibilidade de granizo e rajadas fortes de vento. A partir de sábado a condição de chuva forte diminui, permanecendo a instabilidade com chuva ocasional e isolada no período da tarde.

 

Veja mais informações da chuva e das condições de alagamentos no Litoral de SC em notas meteorológicas.

 

 

Marilene de Lima – Meteorologista

AVISO METEREOLOGICO 20/01/2015
20.01.2015


Próximos dias com chuva em SC, moderada a forte no Litoral

 

Nos próximos dias a chuva ocorre em todas as regiões de SC. Nesta terça-feira (20/01) o calor continua intenso, provocando pancadas de chuva no fim de tarde especialmente no Litoral, enquanto no Oeste são áreas de baixa pressão que provocam chuva. Entre a quarta-feira e sexta-feira um sistema de baixa pressão se intensifica e permanece próximo ao litoral de SC e PR, provocando chuva persistente, com totais previstos entre 80mm e 150mm no Litoral, os valores mais altos no Litoral Norte. Pontuais significativos entre 40 a 50mm ficam distribuídos em pontuais isolados nas demais regiões. Nos próximos dias a condição de chuva estará associada a temporais isolados, descarga elétrica (raios), possibilidade de granizo e rajadas fortes de vento.

 

 

Confira a previsão do índice de radiação ultravioleta (IUV).  

 

Marilene de Lima – Meteorologista

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 19/01/2015
19.01.2015


Semana de sol, calor e chuva frequente em SC

 

Segunda-feira (19/01): O dia começa com nebulosidade e chuva fraca no Litoral. Na maior parte do dia sol entre nuvens e calor em todas as regiões de SC. Entre a tarde e noite volta a ocorrer mais nebulosidade e pancadas de chuva em todas as regiões, podendo ser fortes por alguns momentos. Há risco para descargas elétricas e rajadas de vento durante a formação e deslocamento das tempestades. Temperatura alta à tarde, acima de 30ºC na maioria das regiões, com sensação de abafamento. Vento nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Terça-feira (20/01): Pela manhã mais nebulosidade com chuva no Litoral e variação de nuvens nas demais regiões. Áreas de instabilidade se desenvolvem causando pancadas de chuva na tarde e noite. As pancadas de chuva podem ser fortes, trazendo mais uma vez a condição de temporais isolados, devido ao avanço de uma frente fria. Temperatura elevada e sensação de ar abafado. Vento de noroeste e sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quarta-feira (21/01): Mais nuvens e chuva pela manhã do Planalto ao Litoral, melhorando com aberturas durante a tarde devido ao avanço de uma massa de ar seco. O tempo permanece instável à tarde, com mais nuvens e chuva devido à formação de um sistema de baixa pressão no Litoral. Atenção para altos acumulados de precipitação nas regiões do Litoral e Vale do Itajaí, devido à persistência do sistema de baixa pressão. Temperatura amena devido à nebulosidade e ao avanço de ar mais frio. Vento de sudeste, com variações de leste e nordeste no Litoral, moderado e com rajadas de 50km/h e 60km/h, mais fortes no Litoral e Planalto.

 

Quinta e sexta-feira (22 e 23/01): Muitas nuvens do Planalto ao Litoral e Vale do Itajaí, com condição de chuva no decorrer de todo o dia, devido ao sistema de baixa pressão no litoral do PR e SC. Atenção para altos acumulados de precipitação nestes dias para o Litoral Norte e Planalto Norte. Temperatura amena. Vento de sudeste, virando a nordeste na sexta, moderado e com rajadas no litoral.

 

TENDÊNCIA de 24 de janeiro a 02 de fevereiro de 2015

 

Durante todo o período, nebulosidade presente e frequentes pancadas de chuva entre a tarde e noite, com risco de temporais devido a um sistema de baixa pressão que influencia principalmente as regiões do Planalto e Litoral, trazendo também a condição de ventos fortes. A temperatura fica mais amena devido à persistência da nebulosidade, porém a umidade do ar continua elevada, mantendo a sensação de ar abafado.  

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 17/01/2015
17.01.2015


Próximos dias seguem com chuva frequente em SC

Sábado (17/01): Início do dia com muitas nuvens e chuva fraca e isolada no Litoral. Aumento de nebulosidade e pancadas de chuva à tarde e à noite, que atingem todas as regiões de SC. A temperatura segue elevada à tarde na maioria das regiões, com sensação de abafamento devido à alta umidade do ar. Vento de noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas às pancadas de chuva.

Domingo (18/01): Nebulosidade variável em SC, com chuva fraca e isolada ainda pela manhã. No decorrer do dia a nebulosidade persiste, com chuva mais forte e abrangente à tarde e à noite. A temperatura fica ainda elevada, e com sensação de abafamento. Vento  noroeste e nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Segunda-feira (19/01): Sol entre poucas nuvens no início do dia. Entre a tarde e noite, aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva por todo o Estado. À noite, uma frente fria se aproxima das regiões mais próximas ao RS, trazendo a condição de chuva mais forte do Oeste ao Litoral Sul, se estendendo à madrugada. A temperatura ainda segue alta à tarde, passando de 30ºC na maioria das regiões. Ventos que sopram de noroeste, virando a sudeste no fim dos dias nas áreas próximas ao RS, fraco a moderado com rajadas.

Terça-feira (20/01): O dia inicia com mais nuvens entre o Oeste e o Litoral Sul, próximo à divisa com o RS com a aproximação de uma nova frente fria ao Estado. Nas demais regiões, a chuva chega no período do início da tarde e noite. Atenção para descargas elétricas e rajadas de vento. Temperatura mais amena devido à nebulosidade, porém ainda com sensação de abafamento. Vento de nordeste e noroeste a sudeste, moderado e com rajadas.

Quarta-feira (21/01): Condição de mais nuvens e chuva entre o Planalto e Litoral ainda com a passagem da frente fria e devido à formação de um sistema de baixa pressão no Litoral. Atenção para altos acumulados de precipitação nas regiões do Litoral e Vale do Itajaí, devido à persistência do sistema de baixa pressão. No Oeste e Meio Oeste, condição de pancadas de chuva no fim do dia. Temperatura amena devido à nebulosidade. Vento de sudeste, moderado e com rajadas, mais fortes no Litoral e Planalto.

TENDÊNCIA de 22 a 31 de janeiro de 2015

No dia 22, tempo mais seco em SC devido a uma massa de ar seco e um pouco mais fria, com chuva apenas no Litoral. Nos dias 23 e 24, a condição de pancadas de chuva volta ao Estado, e as temperaturas em gradativa elevação. Nos dias seguintes, entre 25 e 31, dois sistemas de baixa pressão na área oceânica influenciam a condição de tempo em SC, deixando as chuvas frequentes e trazendo risco de temporais isolados.

Erikson de Oliveira – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 14/01/2015
14.01.2015


Persiste a condição de calor e pancadas de chuva à tarde em SC

 

Sexta-feira (09/01): Variação de nuvens em SC no início do dia, com chuva na forma de pancadas no período da tarde e noite em todas as regiões. Persiste o risco de temporais isolados, com acumulados podendo chegar a 40 e 50mm em curtos períodos em alguns pontos. Temperatura elevada à tarde, próxima ou acima de 30ºC. Vento de noroeste, fraco a moderado, com rajadas.

 

Sábado (12/01): Persiste em SC a condição de tempo instável, com pancadas de chuva que ocorrem no período da tarde e noite, devido à persistência das condições atmosféricas favoráveis ao forte calor e alta umidade do ar. Risco para o período de descargas elétricas, rajadas de vento e chuva forte por alguns momentos. Temperatura segue elevada à tarde. Vento de noroeste, virando a norte, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo, segunda e terça-feira (11, 12 e 13/01): A intensa massa de ar quente e úmido persiste atuando sobre toda a região Sul do Brasil, trazendo condição de pancadas de chuva que ocorrem no período da tarde e noite. Se mantém o risco para descargas elétricas, rajadas de vento e chuva que pode ser forte por alguns momentos. A temperatura segue elevada à tarde, com sensação de abafamento. Vento de noroeste, virando a nordeste, fraco a moderado com rajadas associadas às pancadas de chuva.

 

TENDÊNCIA de 14 a 25 de janeiro de 2015

 

Entre os dias 14 e 18 se mantém a condição de pancadas de chuva à tarde em SC, com temperaturas altas, típicas da estação. Nos dias 19 e 20, uma frente fria mais forte passa por SC causando chuva principalmente no Litoral e amenizando as altas temperaturas. Nos demais dias do período o calor e as pancadas isoladas de chuva à tarde retornam, com a atuação de uma massa de ar quente e úmida.

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 13/01/2015
13.01.2015


Calor intenso com pancadas de chuva à tarde em SC

 

Terça-feira (13/01): Sol e calor forte na maior parte do dia em quase todas as regiões de SC. Entre a tarde e noite áreas de instabilidade se organizam sobre o Estado, provocando nebulosidade e pancadas isoladas de chuva, com risco de temporais, descarga elétrica (raios) e rajadas de vento em todas as regiões. Há risco de granizo especialmente no Vale do Itajaí e Litoral. Temperatura alta à tarde, superando os 30°C em todas as regiões e chegando a 38°C e 39°C em algumas localidades do Oeste, Litoral e Vale do Itajaí. Vento de nordeste e norte, fraco a moderado com rajada associada às pancadas de chuva.

 

Quarta-feira (14/01): Persiste a massa de ar quente e úmido no Sul do Brasil, mantendo a condição de calor com pancadas de chuva e temporais na tarde e noite em SC. Maior risco para descarga elétrica (raios), rajadas de vento, chuva que pode ser forte por alguns momentos e granizo do Oeste ao Litoral Sul, devido ao avanço de uma frente fria pelo RS. Temperatura elevada, com sensação de ar abafado. Vento de nordeste e noroeste, com variação para sul do Oeste ao Litoral Sul, próximo à divisa com o RS, fraco a moderado com rajadas associadas às pancadas de chuva.

 

Quinta-feira, sexta-feira e sábado (15, 16 e 17/01): O tempo permanece instável em SC, com chuva por alguns momentos, principalmente no início e fim do dia, com mais aberturas de sol na sexta-feira. Temperatura em elevação, mais agradável em relação aos dias anteriores, devido a nebulosidade e à chuva. Vento de sudeste, passando a nordeste no sábado, fraco a moderado, com rajadas associadas às pancadas de chuva.

 

TENDÊNCIA de 18 a 27 de janeiro de 2015

 

Entre os dias 17 e 19 temperaturas elevadas com variação de nuvens e pancadas de chuva à tarde, típicas de verão, em SC. No dia 20, uma frente fria mais forte passa por SC causando chuva em todo o Estado e amenizando as altas temperaturas no dia 21. A partir do dia 22 uma massa de ar quente e úmido no Sul do Brasil mantém mais nebulosidade à tarde em SC, com pancadas isoladas de chuva e risco de temporais isolados.

Marilene de Lima – Meteorologista

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 09/01/2015
10.01.2015


Persiste a condição de calor e pancadas de chuva à tarde em SC

 

Sexta-feira (09/01): Variação de nuvens em SC no início do dia, com chuva na forma de pancadas no período da tarde e noite em todas as regiões. Persiste o risco de temporais isolados, com acumulados podendo chegar a 40 e 50mm em curtos períodos em alguns pontos. Temperatura elevada à tarde, próxima ou acima de 30ºC. Vento de noroeste, fraco a moderado, com rajadas.

 

Sábado (12/01): Persiste em SC a condição de tempo instável, com pancadas de chuva que ocorrem no período da tarde e noite, devido à persistência das condições atmosféricas favoráveis ao forte calor e alta umidade do ar. Risco para o período de descargas elétricas, rajadas de vento e chuva forte por alguns momentos. Temperatura segue elevada à tarde. Vento de noroeste, virando a norte, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo, segunda e terça-feira (11, 12 e 13/01): A intensa massa de ar quente e úmido persiste atuando sobre toda a região Sul do Brasil, trazendo condição de pancadas de chuva que ocorrem no período da tarde e noite. Se mantém o risco para descargas elétricas, rajadas de vento e chuva que pode ser forte por alguns momentos. A temperatura segue elevada à tarde, com sensação de abafamento. Vento de noroeste, virando a nordeste, fraco a moderado com rajadas associadas às pancadas de chuva.

 

TENDÊNCIA de 14 a 25 de janeiro de 2015

 

Entre os dias 14 e 18 se mantém a condição de pancadas de chuva à tarde em SC, com temperaturas altas, típicas da estação. Nos dias 19 e 20, uma frente fria mais forte passa por SC causando chuva principalmente no Litoral e amenizando as altas temperaturas. Nos demais dias do período o calor e as pancadas isoladas de chuva à tarde retornam, com a atuação de uma massa de ar quente e úmida.

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

AVISO METEREOLOGICO 08/01/2015
08.01.2015


Alerta Meteorológico (08/01/2015 15h45min): Pancadas de chuva isolada com descarga elétrica em todas as regiões de SC nas próximas 3h.



Alerta Meteorológico (08/01/2015 16h20min): Risco de granizo isolado no Litoral Sul e Grande Florianópolis nas próximas 2 horas



Alerta Meteorológico (08/01/2015 16h20min): Rajadas de vento de 50 a 60km/h no Oeste e Meio Oeste de SC nas próximas 3h.

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 08/01/2015
08.01.2015


Persiste a condição de pancadas de chuva à tarde em SC

 

Quinta-feira (08/01): Sol e temperatura em elevação na maior parte do dia em SC, com pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite, típicas de verão, em todas as regiões de SC. Risco de descargas elétricas, rajadas de vento e acumulados altos de precipitação em curtos períodos associadas às pancadas de chuva. Temperatura elevada, passando de 30ºC em todas as regiões de SC. Vento de norte passando a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (09/01): Variação de nuvens em SC no início do dia, com céu encoberto e chuva no período da tarde e noite em todas as regiões em forma de pancadas. Persiste o risco de temporais isolados, com acumulados podendo chegar a 20 e 30mm em curtos períodos. Temperatura elevada à tarde, acima de 30ºC. Vento de noroeste, fraco a moderado, com rajadas.

 

Sábado, domingo e segunda-feira (10, 11 e 12/01): Persiste em SC a condição de tempo instável, com pancadas de chuva que ocorrem no período da tarde e noite, devido à persistência das condições atmosféricas favoráveis ao forte calor e alta umidade do ar em todo o Sul do Brasil. Risco para o período de descargas elétricas, rajadas de vento e chuva forte por alguns momentos, principalmente no período entre a tarde e noite. Temperatura segue elevada à tarde. Vento de noroeste, virando a nordeste, com variações de leste no Litoral, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 13 a 24 de janeiro de 2015

 

Entre os dias 13 e 15 se mantém a condição de pancadas de chuva à tarde e no início do dia em SC. Nos dias 15 e 16 uma frente fria passa por SC causando chuva principalmente no Litoral. Nos demais dias do período sol, calor e pancadas muito isoladas de chuva à tarde, com a atuação de uma massa de ar quente e úmida, com nova frente fria passando entre os dias 22 e 23.

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

AVISO METEREOLOGICO 07/01/2015
07.01.2015


Chuva moderada a forte na quinta e sexta-feira do Planalto ao Litoral de SC

§  Quarta, 07 Janeiro 2015 08:48

§   

Nos próximos dias o tempo fica instável em SC, com chuva moderada a forte especialmente entre os dias 08 e 09, devido a uma frente fria que passa pelo oceano próximo ao litoral do RS e de SC, intensificando áreas de baixa pressão em SC e PR. Os volumes de chuva previstos para o período (em 48 horas de 08 a 09/01) são mais significativos para o Planalto e Litoral, com pontuais que podem chegar a 80mm e 100mm. Na maior parte do estado os totais de chuva, nesse período, variam entre 15mm e 50mm. Há risco de temporais com descarga elétrica, granizo e chuva moderada a forte por alguns momentos, principalmente na quinta-feira (08/01). Entre o sábado e a próxima terça-feira o tempo segue instável, com muitas nuvens e chuva por alguns momentos, porém sem volumes significativos.

 

Confira as atualizações dos boletins nos próximos dias em www.ciram.com.br.

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 06/01/2015
06.01.2015


Sol, calor e pancadas de chuva em SC

 

Terça-feira (06/01): Sol entre nuvens em SC, com pancadas rápidas e isoladas de chuva entre a tarde e a noite, típicas de verão. Temperatura elevada, passando de 30ºC na maioria das regiões. Vento de nordeste, fraco a moderado.

 

Quarta-feira (07/01): Chuva fraca no início da manhã no Litoral Norte. Sol e temperatura em elevação na maior parte do dia em SC, com pancadas isoladas de chuva entre o fim da tarde e noite, típicas de verão, em todas as regiões de SC. Temperatura elevada. Vento de nordeste passando a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quinta-feira (08/01): Céu com muitas nuvens a encoberto em SC, com chuva no decorrer do dia começando do Oeste ao Litoral Sul, próximo à divisa com o RS devido à aproximação de uma frente fria. Áreas de instabilidade ganham força entre a tarde e noite provocando chuva, moderada a forte por alguns momentos na maior parte do Estado.  Pontuais mais significativos de chuva variam de 40 a 60mm principalmente no Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí. Temperatura elevada com sensação de ar abafado. Vento de nordeste e sudeste, fraco a moderado com rajadas associadas ao avanço da frente fria.

 

Sexta-feira (09/01): Variação de nuvens em SC, com céu encoberto e chuva no início e final do dia em todas as regiões. Persiste o risco de temporais isolados, com acumulados entre 20 e 30mm. Temperatura elevada à tarde. Vento de noroeste e norte, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (10/01): Tempo instável em SC, encoberto com chuva por alguns momentos. Temperatura elevada à tarde. Vento de nordeste e noroeste, passando a sul no Litoral Sul, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 11 a 20 de janeiro de 2015

 

Entre os dias 11 e 12 áreas de baixa pressão no litoral de SC, deixadas pela passagem de uma frente fria, mantém condição de chuva forte por alguns momentos principalmente no Planalto Sul e Litoral Sul (50 a 60mm). Nos dias 15 e 18, nova frente fria passa por SC causando chuva bem distribuída no Estado. Nos demais dias do período sol e calor, com a atuação de uma massa de ar quente e mais seco.

Marilene de Lima – Meteorologista

 
Desenvolvimento