AVISO METEREOLOGICO 28/03/2015
28.03.2015


Próximos dias com chuva intensa no Litoral e norte de SC

 

No fim de semana e na segunda-feira, a condição atmosférica permanece instável e favorável à continuidade da chuva em SC. Nesses dias há chance de temporal isolado e pontuais elevados de chuva com alagamentos, especialmente no Litoral, podendo atingir cidades do Vale do Itajaí e Planalto Norte. O risco de chuva forte é maior no período da tarde e noite.

 

Previsão de acumulado de chuva:

Sábado (28/03): média de 10 a 30 mm no Estado e pontuais de 80 mm no Litoral, podendo ultrapassar os 100 mm em algumas cidades.

Domingo (29/03): média de 20 a 40 mm no Estado e pontuais de 80 mm no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Planalto Norte, podendo ultrapassar os 100 mm em algumas cidades.

Segunda-feira (30/03): média de 10 a 30 mm no Estado e pontuais de 80 mm no Litoral, podendo ultrapassar os 100 mm em algumas cidades.

 

Ressalta-se que, durante esses dias, a chuva prevista para o Litoral pode superar o esperado para o mês de março (160 a 190 mm).

 

Marilene de Lima – Meteorologista

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 27/03/2015
27.03.2015


 

Fim de semana de chuva em Santa Catarina

 

Sexta-feira (27/03): Tempo instável com predomínio de nuvens e condições de chuva a qualquer hora do dia em SC, alternando com períodos de melhoria. Risco de chuva forte e persistente. Temperatura amena, sem grande elevação. Vento de sudeste, fraco a moderado com rajadas de 50 a 60 km/h no Litoral.

 

Sábado (28/03): A nebulosidade predomina no Estado, com condição de chuva em todas as regiões, mais persistente e intensa no Litoral. Risco de temporais e alto acumulado de chuva nas regiões do Litoral e Vale do Itajaí. Temperatura mais baixa, com pouca variação no decorrer do dia. Vento de sudeste, fraco a moderado.

 

Domingo (29/03): A condição de chuva persiste em todo o Estado, com maior volume esperado para o Litoral e Vale do Itajaí. Risco de chuva persistente, forte por alguns momentos, podendo trazer condição de alagamentos. Temperatura amena. Vento de sudeste, virando a leste, fraco a moderado.

 

Segunda-feira (30/03): Condições de chuva a partir da manhã do Oeste ao Planalto Sul e nas demais regiões entre a tarde e noite, devido a um sistema de baixa pressão. Risco de temporais com chuva forte em alguns momentos. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Terça-feira (31/03): Diminuição da nebulosidade no Oeste e Meio Oeste. No Litoral e Planalto, sol entre nuvens. Temperatura baixa pela manhã, em elevação à tarde com a presença do sol. Vento d nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 01 de abril a 10 de abril de 2015
Tempo estável e temperatura amena em SC entre os dias 01 e 04. No dia 05, a condição de chuva retorna ao Estado.  No dia  08, uma nova frente fria causa chuva em todas as regiões de SC, e a temperatura cai com a entrada de uma massa de ar frio.

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

AVISO METEREOLOGICO 26/03/2015
26.03.2015


ata: 26/03/2015 09:00h

 

 

Mudança no tempo com chuva em Santa Catarina

 

O tempo começa a mudar em Santa Catarina nesta quinta-feira (26/03) com a chegada de uma frente fria, mantendo-se instável nos três dias seguintes (27, 28 e 29/03) devido a um conjunto de condições atmosféricas favoráveis à continuidade da chuva no Estado. Nesses dias há risco de temporal isolado, rajadas fortes de vento e no fim de semana pontuais elevados de chuva no Litoral, Vale do Itajaí (Baixo Vale) e Planalto Norte, com risco de alagamentos.

 

Previsão de acumulado de chuva no fim de semana:

Sábado (28/03): média de 10 a 30 mm no Estado e pontuais de 80 mm no Litoral, podendo ultrapassar os 100 mm em algumas cidades.

Domingo (29/03): média de 20 a 40 mm no Estado e pontuais de 80 mm no Litoral Norte, Vale do Itajaí (Baixo Vale) e Planalto Norte, podendo ultrapassar os 100 mm em algumas cidades.

 

Gilsânia Cruz e Marilene de Lima – Meteorologistas

 

AVISO METEREOLOGICO 25/03/2015
25.03.2015


Previsão de chuva forte em Santa Catarina

 

O tempo começa a mudar em Santa Catarina na quinta-feira (26/03) com a chegada de uma frente fria, mantendo-se instável nos três dias seguintes (27, 28 e 29/03) devido a um conjunto de condições atmosféricas favoráveis à continuidade da chuva no Estado. Risco de temporais isolados com granizo e rajadas fortes de vento. Os indicativos são de maior volume de chuva no sábado e domingo (28 e 29/03), com risco de alagamentos.

 

Acumulado de chuva:

Sábado (28/03): média de 30 a 50 mm e pontuais acima de 100 mm, especialmente no Meio Oeste, Planalto Sul e Norte, Vale do Itajaí e Litoral.

Domingo (29/03): média de 20 a 30 mm e pontuais de 80 a 100 mm no Planalto Norte e Litoral Norte. A chuva diminui no decorrer do dia no Oeste e Sul do Estado.

 

 Erikson de Oliveira e Gilsânia Cruz – Meteorologistas

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 25/03/2015
25.03.2015


 

 

Sol e temperatura em elevação em SC

 

Nos próximos dias, mudança no tempo

 

Quarta-feira (25/03): Tempo seco, com predomínio de sol em todas as regiões. Temperatura em elevação durante o dia. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado.

 

Quinta-feira (26/03): Sol entre nuvens, com pancadas de chuva a partir da tarde do Oeste ao Litoral Sul e à noite nas demais regiões, devido à instabilidade associada à passagem de uma frente fria por SC. Risco de temporais com descarga elétrica e rajadas de vento. Temperatura elevada, dia mais quente da semana. Vento de noroeste, passando a sul no decorrer da tare e à noite, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (27/03): A frente fria mantém o céu encoberto e com chuva em SC, principalmente na faixa leste do Estado. Nas regiões Oeste e Meio Oeste, ocorrem aberturas de sol. Risco de temporais. Temperatura em declínio com a entrada de uma massa de ar mais frio. Vento de sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas de 50 a 60 km/h.

 

Sábado (28/03): A nebulosidade predomina no Estado, com condição de chuva em todas as regiões. Risco de temporais, descargas elétricas, rajadas de vento e granizo. Temperatura mais baixa, com pouca variação no decorrer do dia. Vento de sudeste, fraco a moderado.

 

Domingo (29/03): A condição de chuva persiste na faixa leste do Estado, do Planalto ao Litoral. No Oeste e Meio Oeste, chuva no início do dia e a partir da tarde. Temperatura amena, baixa nas áreas altas. Vento de sudeste a leste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 30 de março a 08 de abril de 2015

 

O período inicia com tempo ainda instável, com chuva no dia 30. No dia 31, condição de tempo mais seco, apenas com chuva fraca no Litoral. Nos dias seguintes uma massa de ar frio e seco deixa o tempo estável e a temperatura baixa em SC. A condição de chuva retorna ao Estado no dia 05, permanecendo até o fim do período.

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 23/03/2015
23.03.2015


Previsão do Tempo - 15 dias

Predomínio de nuvens e temperatura mais baixa em SC

 

Segunda-feira (23/03): Sol entre nuvens no decorrer do dia em SC. Do Planalto ao Litoral mais nuvens, com chuva isolada e fraca em alguns momentos especialmente na Grande Florianópolis, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte. No Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul pancadas isoladas de chuva à tarde. Temperatura amena, com maior elevação durante o dia no Oeste. Vento de sudeste, com variação para nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (24/03): Sol entre nuvens em SC, com chuva fraca no início do dia do Meio Oeste ao Litoral, e novamente à noite no Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis ao norte. Temperatura mais baixa na madrugada e amanhecer, e em elevação durante o dia. Vento de nordeste do Oeste ao Litoral Sul e de sudeste nas demais regiões, fraco a moderado.

 

Quarta-feira (25/03): Dia mais seco, com predomínio de sol em todas as regiões. À noite mais nebulosidade com chuva fraca e muito isolada no Planalto Sul e Litoral Sul. Temperatura elevada. Vento de nordeste com variações de sul no Planalto Sul e Litoral Sul, fraco a moderado.

 

Quinta-feira (26/03): Sol com aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva especialmente no período da tarde e noite, devido ao avanço de uma frente fria. Risco de temporais com descarga elétrica e rajadas de vento entre 60 e 70km/h. Temperatura alta pela manhã, diminuindo de forma acentuada à noite com a chegada de ar frio. Vento de nordeste, passando a sudeste no decorrer da tare e à noite, fraco a moderado com rajadas fortes.

 

Sexta-feira (27/03): A frente fria mantém o céu encoberto na maior parte do dia em SC, com chuva por alguns momentos, principalmente na madrugada e manhã as pancadas de chuva podem ser mais fortes. O tempo melhora com aberturas no Oeste e Meio Oeste durante a tarde e à noite nas demais regiões, com o avanço de uma massa de ar frio e seco. Temperatura baixa. Vento de sul e sudeste, fraco a moderado

.

TENDÊNCIA de 28 de março a 06 de abril de 2015

 

Entre os dias 28 e 29 uma massa de ar frio e seco que deixa o tempo estável sem chuva no Estado. Entre 30/03 e dia 03/04 duas frentes frias passam pelo Litoral Sul do Brasil, provocando chuva em SC, e na sequencia diminuição da temperatura.

 

Marilene de Lima – Meteorologista

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 20/03/2015
20.03.2015


 

Último dia de verão com sol entre nuvens em SC

 

Sexta-feira(20/03): Início do Outono no Hemisfério Sul às 19h45min. O último dia de verão será de sol entre nuvens em SC, com chuviscos no início do dia entre Florianópolis e o Litoral Norte. No período tarde há condições de pancadas isoladas de chuva especialmente no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte, e à noite na Grande Florianópolis e Litoral Sul. Temperatura mais elevada durante o dia. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Sábado (21/03): Variação de nebulosidade em SC e chuva isolada na madrugada e manhã no Planalto Norte e Litoral Norte. Nas demais regiões, pancadas isoladas de chuva principalmente no período da tarde e noite devido ao avanço de uma frente fria com fraca intensidade pelo Litoral de SC. No fim do dia, a temperatura diminui com a entrada de uma massa de ar. Vento de noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas mais fortes à noite de 50 a 60 km/h.

 

Domingo e Segunda-feira (22 e 23/03): Mais nuvens e chuva fraca no Litoral, alternando com períodos de melhoria. Nas demais regiões, sol entre nuvens. Temperatura mais baixa ao amanhecer por influência de uma massa de ar mais frio e especialmente na serra, onde não se descarta a possibilidade de geada fraca nas áreas altas. Vento de sul a sudeste, moderado e com rajadas no Litoral de 50 a 65 km/h no domingo.

 

Terça-feira (24/03): Tempo seco com sol em SC e temperatura mais baixa ao amanhecer. Durante o dia, temperatura em elevação. Vento de sudeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 25 de março a 04 de abril de 2015

 

Boa parte do período deve ser marcado por tempo mais seco e pouca chuva em SC.  Para os dias 26 e 27 a previsão é de chuva no Estado, devido à passagem de uma nova frente fria. Na sequencia a temperatura diminui novamente com a chegada de outra massa de ar frio.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 19/03/2015
19.03.2015


Últimos dias de verão com sol e tardes quentes em SC

 

Outono começa com frente fria

 

Quinta-feira (19/03): O ar mais seco mantém o tempo firme com sol entre nuvens em SC. Temperatura mais elevada durante o dia. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira(20/03): Início do Outono no Hemisfério Sul às 19h45min. Sol com aumento de nuvens em todas as regiões e previsão de pancadas isoladas de chuva especialmente entre o Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. Temperatura elevada. Vento de nordeste a noroeste, moderado e com rajadas.

 

Sábado (21/03): Uma frente fria avança por SC, provocando variação de nebulosidade e pancadas isoladas de chuva no Estado, principalmente no período da tarde e noite. No fim do dia, a temperatura diminui com a entrada de uma massa de ar. Vento de noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas mais fortes à noite.

 

Domingo (22/03): Mais nuvens e chuva fraca no Litoral. Nas demais regiões, tempo mais seco e temperatura baixa pela manhã no Planalto com a entrada de uma massa de ar frio, com chance de geada fraca. Temperatura amena. Vento de sul e sudeste, moderado e com rajadas no Litoral.

 

TENDÊNCIA de 23 de março a 01 de abril de 2015

 

O período inicia com tempo seco e temperatura mais baixa em SC, especialmente na serra onde há condições para formar geada na madrugada de segunda-feira (23/03). Para os dias 26 e 27 a previsão é de chuva no Estado, devido à passagem de uma nova frente fria. Na sequencia a temperatura diminui novamente com a chegada de outra massa de ar frio. A condição de chuva volta no dia 01 com a passagem de uma nova frente fria.

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 18/03/2015
18.03.2015


Últimos dias de verão com sol e tardes quentes em SC

 

Outono começa com frente fria

 

Quarta-feira (18/03): Tempo seco com predomínio de sol entre nuvens em SC. Temperatura mais elevada durante o dia. Vento de sudeste, com variação para nordeste, fraco a moderado.

 

Quinta-feira (19/03): O ar mais seco mantém o tempo firme com sol entre nuvens em SC. Temperatura mais elevada durante o dia. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira(20/03): Início do Outono no Hemisfério Sul às 19h45min. Sol com aumento de nuvens em todas as regiões e previsão de pancadas isoladas de chuva especialmente entre o Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. Temperatura elevada. Vento de nordeste a noroeste, moderado e com rajadas.

 

Sábado (21/03): Uma frente fria avança por SC, provocando variação de nebulosidade e pancadas isoladas de chuva no Estado, principalmente no período da tarde e noite. No fim do dia, a temperatura diminui com a entrada de uma massa de ar. Vento de noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas mais fortes à noite.

 

Domingo (22/03): Mais nuvens e chuva fraca no Litoral. Nas demais regiões, tempo mais seco e temperatura baixa pela manhã no Planalto com a entrada de uma massa de ar frio, com chance de geada fraca. Temperatura amena. Vento de sul e sudeste, moderado e com rajadas no Litoral.

 

TENDÊNCIA de 23 de março a 01 de abril de 2015

 

O período inicia com tempo seco e temperatura mais baixa em SC, especialmente na serra onde há condições para formar geada na madrugada de segunda-feira (23/03). Para os dias 26 e 27 a previsão é de chuva no Estado, devido à passagem de uma nova frente fria. Na sequencia a temperatura diminui novamente com a chegada de outra massa de ar frio. A condição de chuva volta no dia 01 com a passagem de uma nova frente fria.

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 16/03/2015
16.03.2015


 

Últimos dias de verão com sol, calor e chuva isolada em SC

 

Segunda-feira (16/03): No Litoral Sul, pancadas de chuva isoladas pela manhã. No Meio Oeste, Planalto Vale do Itajaí e Litoral sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e noite. No Oeste, tempo mais seco. Atenção para descargas elétricas durante as pancadas. Temperatura alta à tarde. Vento de sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas à tarde.

 

Terça-feira (17/03): Sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva de forma isolada especialmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis no período da tarde e noite. No Litoral Norte mais nuvens e chuva isolada na madrugada, início da manhã e a partir da tarde. Temperatura elevada. Vento de sudeste, fraco a moderado.

 

Quarta-feira (18/03): Predomínio de sol em SC e pancadas de chuva de forma isolada no Meio Oeste e Planalto Sul. No Planalto Norte e Litoral Norte, muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia. Temperatura elevada com ar abafado. Vento de sudeste com variações de nordeste, fraco a moderado.

 

Quinta-feira (19/03): Mais nuvens e chuva no decorrer do dia na faixa leste do Estado, do Vale do Itajaí ao Litoral Norte. No Meio Oeste e Planalto Sul, pancadas de chuva à tarde. Temperatura alta. Vento de sudeste e nordeste, fraco a moderado com rajadas à tarde.

 

Sexta-feira(20/03): Início do Outono no Hemisfério Sul às 19h45min. Aumento de nuvens e chuva no decorrer do dia em todas as regiões de SC devido a uma frente fria. Atenção para descargas elétricas e rajadas de vento. Temperatura ainda alta. Vento de nordeste, moderado e com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 21 a 31 de março de 2015

 

O período inicia com tempo instável em SC ainda devido à frente fria. A partir do dia 22, tempo mais seco e temperatura mais baixa com a entrada de uma massa de ar frio. No dia 26, retorna a condição de chuva em SC, ocorrendo de forma isolada e à tarde. A temperatura se eleva gradativamente.

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 12/03/2015
12.03.2015


 

Sol e temperatura alta à tarde em SC

 

Quinta-feira (12/03): Tempo mais seco com predomínio de sol em SC. No Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte, pancadas de chuva de forma isolada à tarde e no início da noite. Temperatura alta à tarde e mais amena no período da noite. Vento de sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (13/03): Sol com algumas nuvens e pancadas isoladas de chuva à tarde e no início da noite, típicas de verão. Temperatura alta à tarde e mais amena no período da noite. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Sábado e domingo (14 e 15/03): Sol com algumas nuvens, calor e pancadas de verão entre a tarde e noite. No Litoral Norte e áreas próximas mais nuvens em boa parte do dia de sábado com condições de chuva. Temperatura alta à tarde. Vento de nordeste, fraco a moderado.

 

Segunda-feira (16/03): Mais nuvens e chuva no Litoral e Vale do Itajaí, alternando com períodos de melhoria. Nas demais regiões, pancadas isoladas de chuva à tarde, típicas de verão. Temperatura alta à tarde. Vento de nordeste, com variação para sudeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 17 a 27 de março de 2015

 

Durante o período a condição de chuva diminui em SC, devendo vir na forma de pancadas isoladas e no período da tarde, condição típica de verão. A temperatura fica alta no período da tarde. Nos dias 24 e 25 uma nova frente fria atinge SC, causando chuva mais significativa, forte em algumas regiões.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 11/03/2015
11.03.2015


Condição de chuva persiste no Litoral Sul e Grande Florianópolis

 

Quarta-feira (11/03): No Litoral Sul, condição de chuva no decorrer de todo o dia, com alguns períodos de melhoria. Na Grande Florianópolis, chuva mais forte no início do dia. No Planalto Norte, Grande Florianópolis e Litoral Norte, pancadas de chuva de forma isolada à tarde. Temperatura alta à tarde com ar abafado. Vento moderado a forte com rajadas no Litoral Sul nas cidades costeiras, e de sudeste, fraco nas demais regiões.

 

Quinta-feira (12/03): No Litoral Sul, muitas nuvens e chuva fraca no início do dia. No Planalto Norte, Grande Florianópolis e Litoral Norte, pancadas de chuva de forma isolada à tarde. Temperatura segue alta à tarde. Vento de sul e sudeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira, sábado e domingo (13, 14 e 15/03): Pancadas de chuva de forma isolada em todas as regiões do Estado, devido ao calor e alta umidade. Temperatura alta. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

 

 

TENDÊNCIA de 16 a 25 de março de 2015

 

Durante o período a condição de chuva diminui em SC, devendo vir na forma de pancadas isoladas e no período da tarde, condição típica de verão. A temperatura fica alta no período da tarde. Nos dias 24 e 25 uma nova frente fria atinge SC, causando chuva mais significativa, forte em algumas regiões.


Erikson de Oliveira – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

NOTA METEOROLÓGICA 10/03/2015
10.03.2015


Ciclone Subtropical na costa Sul do Brasil

No decorrer desta terça e na quarta-feira o ciclone subtropical próximo à costa de SC e do RS deve se intensificar (diminuição de pressão no seu centro) e aparecer mais organizado nas imagens de satélite (com nuvens em forma de espiral) do que no momento, como mostra a imagem de satélite abaixo.  O deslocamento do sistema é para sul/sudeste, o que significa que no decorrer da quarta-feira já estará mais longe de SC. Segundo a lista oficial da Marinha do Brasil o ciclone será chamado de Cari. Este não é o primeiro do ano, em fevereiro tivemos o Bapo.

Vale salientar que o ciclone subtropical Cari oferece risco especialmente à navegação e atividades de pesca, devido aos ventos fortes e condições de mar muito agitado a grosso com ressaca de Florianópolis ao Litoral Norte do RS, entre o fim desta terça e a quinta-feira. Além do mar esse sistema ainda provoca chuva intensa entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul de SC nas próximas 24h, com pontuais elevados e possibilidade de alagamentos e deslizamentos. Mais detalhes no Aviso Meteorológico.

Figura 1 – Imagem de satélite e linhas de pressão ao nível do mar (hPa) de 10/03/2015.

Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues - Meteorologistas

--

AVISO METEREOLOGICO 10/03/2015
10.03.2015


Data: 10/03/2015 09:00h

 

 

Chuva, ventania e ressaca no Litoral de SC

 

Entre esta terça e manhã de quarta-feira persiste a previsão de chuva mais intensa entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul por influência de um ciclone subtropical no oceano. A média de chuva varia de 30 a 40 mm com pontuais de 80 a 100 mm, podendo superar 100 mm em algumas cidades, especialmente no Litoral Sul, com risco de alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis. No decorrer da quarta-feira a chuva diminui.

 

Risco para o mar da Grande Florianópolis ao Litoral Sul: entre o fim desta terça e quarta-feira, os ventos ficam mais intensos e persistentes, soprando do quadrante sul e acima de 60 km/h (ventania). Essa condição deixa o mar muito agitado, com ondas em torno de 2.5 a 3.0 m próximo à costa de terça a quinta-feira, com risco de ressaca especialmente na quarta e quinta-feira, desfavorável a navegação e atividades de pesca. A ressaca e a maré alta também causam alagamentos na costa, veja mais em Nota Metorológica.

 

Gilsânia Cruz e Erikson de Oliveira – Meteorologistas

 

--

AVISO METEOROLÓGICO 09/03/2015
10.03.2015


Início de semana com chuva intensa, ventania e ressaca no Litoral de SC

 

 

 Nesta segunda e terça-feira ocorre chuva mais intensa no Litoral por influência de um ciclone subtropical no oceano. Média diária de 20 a 40 mm no Litoral com pontuais de 80 a 100 mm entre Florianópolis e o Litoral Sul com pontuais de 80 a 100 mm, podendo superar 100 mm em algumas cidades, com risco de alagamentos e deslizamentos.

 

Na quarta e na quinta-feira ainda ocorre chuva no Litoral, especialmente no Litoral Sul onde se espera pontuais de 30 a 50 mm.

 

RISCO PARA O MAR: entre terça e quarta-feira, os ventos ficam mais intensos e persistentes no Litoral de SC, do quadrante sul e acima de 60 km/h (ventania). Essa condição deixa o mar muito agitado entre Florianópolis e o Litoral Sul, com ondas em torno de 2.5 a 3.0 m próximo à costa de terça a quinta-feira, com risco de ressaca especialmente na quarta e quinta-feira, desfavorável a navegação e atividades de pesca.

 

Gilsânia Cruz e Erikson de Oliveira – Meteorologistas

 
Desenvolvimento