PREVISAO DO TEMPO 15 DIAS 29/07/2015
29.07.2015


Semana ensolarada com tardes de temperatura mais elevada em SC

 

Quarta-feira (29/07): Tempo seco com predomínio de sol em todas as regiões de SC. Temperatura em elevação durante o dia, amena à noite. Vento sudoeste a nordeste, fraco.

 

      Quinta-feira (30/07): Predomínio de sol em SC. Temperatura mais baixa na madrugada e em elevação durante o dia. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira, sábado e domingo (31/07 a 02/08): O ar seco permanece sobre o Sul do Brasil, mantendo o tempo firme com sol e poucas nuvens em SC. Temperatura elevada para a época do ano, no período da tarde. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 03 a 12 de agosto de 2015

 

Neste período, o tempo permanece firme sem previsão de chuva significativa, com temperatura amena na madrugada e elevada para a época do ano durante as tardes, associada ao ar seco que predomina no Sul do Brasil. Nos dias 04 e 05 uma frente fria se aproxima do Litoral Sul de SC, provocando aumento de nebulosidade e pancadas isoladas na região.

 

Marcelo Martins – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

PREVISAO DO TEMPO 15 DIAS 27/07/2015
27.07.2015


 

Semana de sol com tardes de temperatura mais elevada em SC


Segunda-feira (27/07):
 Tempo seco com predomínio de sol em todas as regiões de SC. Temperatura em elevação durante o dia, amena à noite. Vento sudoeste a nordeste, fraco.

 

Terça-feira (28/07): Predomínio de sol em SC. Temperatura mais baixa na madrugada e em elevação durante o dia. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado.

 

Quarta, quinta-feira e sexta-feira (29 a 31/07): O ar seco permanece sobre o Sul do Brasil, mantendo o tempo firme com sol e poucas nuvens em SC. Temperatura elevada para a época do ano, no período da tarde. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 01 a 10 de agosto de 2015

 

Neste período, o tempo permanece firme sem previsão de chuva significativa, com temperatura amena na madrugada e elevada para a época do ano durante as tardes, associada ao ar seco que predomina no Sul do Brasil. Nos dias 03 e 04 uma frente fria se aproxima do Litoral Sul de SC, provocando aumento de nebulosidade e pancadas isoladas na região

.

Gilsânia Cruz – Meteorologista

 

PREVISAO DO TEMPO 15 DIAS 24/07/2015
24.07.2015


Sexta-feira com tempo instável chuva fraca em SC

Fim de semana com melhora gradativa no tempo

Sexta-feira (24/07): Tempo instável em SC, com variação de nuvens no Oeste e chuva por alguns momentos do Meio Oeste ao Litoral de SC. A chuva mais intensa ocorreu na madrugada e início da manhã devido a um sistema de baixa pressão (ciclone) no litoral de SC. Temperatura em pequena. Vento de nordeste e sudeste com intensidade fraca a moderada, mais intenso com rajadas de 50 a 70 km/h no Litoral.

 

Sábado (25/07): O sistema de baixa pressão (ciclone) desloca-se para o oceano, afastando-se de SC, mantendo condições de chuva por alguns momentos no Litoral Sul e Grande Florianópolis, especialmente na madrugada e manhã. Nas demais regiões a nebulosidade diminui e o sol aparece no decorrer do dia. Temperatura estável. Vento de sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral e Planalto Sul.

 

Domingo, segunda-feira e terça-feira (26, 27 e 28/07): O ar mais seco deixa o tempo firme em SC, com sol em todas as regiões de SC. Temperatura mais baixa na madrugada de domingo, com elevação a partir de segunda-feira. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 29 de julho a 09 de agosto de 2015

 

Neste período, o tempo permanece firme sem previsão de chuva, com temperatura amena na madrugada e agradável durante o dia, associada ao ar seco que predomina no Sul do Brasil.

 

Marilene de Lima – Meteorologista

 

PREVISAO DO TEMPO 15 DIAS 22/07/2015
22.07.2015


Volta a chover no norte de SC na sexta feira

 

Quarta-feira (22/07): Massa de ar frio, associada à sistema de alta pressão no Sul do Brasil, favorecendo o predomínio de sol em todas as regiões. Temperatura amena. Vento de sudeste a nordeste no litoral. Demais regiões, de nordeste.

 

Quinta-feira (23/07): O sol aparece com maior presença de nuvens em todas as regiões. Condição de chuva fraca no início e final do dia nas áreas do litoral, especialmente Litoral Norte e Grande Fpolis, devido aos ventos úmidos que sopram do mar (circulação marítima). A massa de ar frio afasta-se para o Oceano, favorecendo a temperatura em elevação. Vento de leste a nordeste, no litoral. Demais regiões, de nordeste.

 

Sexta-feira (24/07): Áreas de instabilidade se deslocam de Paraná em direção a SC, associadas à formação de uma baixa pressão em SP, provocando chuva em boa parte do Estado. A região norte de SC e grande Fpolis serão as mais afetadas pela chuva, com total diário de 40-50 mm. Nas demais regiões, o acumulado de chuva será ainda menor. Temperatura estável, sem grande variação. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no litoral.

 

Sábado e domingo (25 e 26/07): As áreas de instabilidade se afastam para o oceano, ainda provocando maior nebulosidade no litoral durante o sábado. Nas demais regiões, o tempo melhora e o sol predomina em SC especialmente no domingo. Temperatura amena na madrugada. Vento de sul a sudeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 27 de julho a 04 de agosto de 2015

 

Entre os dias 28 e 29/07, uma frente fria provoca chuva em SC. Nos demais dias, predomínio de sol no Estado. As temperaturas declinam entre os dias 29 e 30/07, com a atuação da massa de ar frio no pós-frontal, sem indicativo de frio intenso. Após estes dias, a temperatura mínima permanece um pouco baixa na madrugada, associada à condição de tempo mais seco. Durante o dia, as temperaturas ficam elevadas para a época do não, especialmente entre os dias 03 e 04/07, quando uma outra frente fria chega ao Rio Grande do Sul provocando chuva.

 

Laura Rodrigues – Meteorologista

PREVISAO DO TEMPO 15 DIAS 21/07/2015
21.07.2015


Temperatura em declínio na terça-feira

 

Geada no Planalto Sul e Meio-Oeste.

 

Terça-feira (21/07): A frente fria afastou-se de SC. Um ciclone extratropical próximo da costa Sul do Brasil ocasiona maior nebulosidade e condição de chuva fraca nas áreas do Oeste ao Sul de SC. Nas demais regiões, predomínio de sol e tempo mais seco. Temperatura em declínio, devido à atuação de uma massa de ar seco e frio no Sul do país. Durante o dia, temperatura amena com máximas entre 12 e 15 ºC no interior de SC, e de 18 a 21 ºC no litoral. Vento de sudoeste a sudeste, moderado, com intensas rajadas no Planalto Sul e Litoral Sul (60 a 80 km/h).

 

Quarta-feira (22/07): Um sistema de alta pressão favorece a presença de ar frio e seco em SC. Tempo estável com predomínio de sol e temperatura baixa em todas as regiões. Condição de geada na madrugada nas áreas altas do Planalto Sul e Meio-oeste. Durante o dia, temperatura amena. Vento de sudeste a leste, com variação para nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado.

 

Quinta-feira (23/07): O tempo permanece firme nas áreas do Oeste ao Sul de SC. Na grande Fpolis, Norte do Estado e Vale do Itajaí, muitas nuvens e pancadas de chuva fraca em alguns períodos, devido aos ventos úmidos que sopram do mar. Temperatura ainda baixa pela manhã e em elevação durante o dia. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (24/07): Novas áreas de instabilidade, associadas a uma baixa pressão, se formam no Paraná e se deslocam para SC, provocando chuva e trovoadas em boa parte do Estado. Temperatura estável, sem grande variação. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado e domingo (25 e 26/07): As áreas de instabilidade se afastam para o oceano, e o tempo melhora em SC com predomínio de sol. Temperatura amena. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 27 de julho a 04 de agosto de 2015

 

Entre os dias 28 e 29/07, a passagem de outra frente fria provoca chuva em SC. Nos demais dias,  predomínio de sol. As temperaturas ficam um pouco mais baixas entre os dias 29 e 30/07, mas não há indicativo de frio intenso. Após estes dias, a temperatura mínima permanece um pouco baixa na madrugada, associada à condição de tempo mais seco.

 

Laura Rodrigues – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

PREVISAO DO TEMPO 15 DIAS 20/07/2015
20.07.2015


Início de semana com aumento de nuvens e chuva em SC

 

Na terça-feira temperatura em declínio no Estado

 

Segunda-feira (20/07): Aumento de nuvens no Estado com previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, e nas demais regiões no período da tarde e noite, devido a uma frente fria que avança do RS para SC. Risco de temporal isolado especialmente no Oeste e Sul do Estado. Temperatura diminuindo. Vento de nordeste a sul, fraco a moderado, com rajadas.

 

Terça-feira (21/07): O dia começa com chuva no centro e leste de SC por influência da frente fria, melhorando com sol no decorrer do dia em todas as regiões. No Oeste o dia já inicia com tempo mais seco. Temperatura em declínio, mais baixa ao amanhecer com mínima de 3ºC a 4ºC na serra, devido à aproximação de uma massa de ar seco e frio ao Sul do país. Durante o dia, temperatura amena. Vento de sudoeste a sudeste, moderado, com rajadas.

 

Quarta-feira (22/07): O ar frio e seco deixa o tempo estável com predomínio de sol e temperatura baixa em SC, com chance de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura amena. Vento de sudeste a leste, com variação para nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado.

 

Quinta-feira (23/07): O tempo permanece firme em boa parte de SC. Apenas no Litoral, muitas nuvens e pancadas de chuva fraca no decorrer do dia, devido aos ventos úmidos que sopram do mar. Temperatura ainda baixa pela manhã e em elevação durante o dia. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (24/07): Novas áreas de instabilidade se formam no Paraná e deslocam para SC, provocando chuva e trovoadas em boa parte do Estado. Temperatura amena. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 25 de julho a 04 de agosto de 2015

 

No dia 25 persiste a condição de chuva no Litoral de SC, devido à persistência dos ventos do mar. No dia 26 ocorre chuva na maioria das regiões por influência de áreas de instabilidade que se formam no PR. O restante do período deve ser marcado por uma condição de tempo mais seco e firme, apenas no dia 01/08 há previsão de chuva devido a uma frente fria. Até o momento não há indicativo de frio intenso no período, mas a temperatura mínima tende a ficar mais baixa associada à condição de tempo mais seco.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

 

AVISO METEREOLOGICO 20/07/2015
20.07.2015


Atualizado no dia 20/07/2015 às 08h20min

Terça-feira com mar agitado no Litoral do SC

 

Na terça-feira (21/07) a altura de onda aumenta significativamente no Litoral de Santa Catarina, com picos de 2.5 m próximo à costa e de 3.0 a 4.0 m em áreas mais afastadas. Não se descarta a possibilidade de ressaca. Essa condição ocorre devido à pista de vento forte no oceano gerada por um ciclone extratropical no litoral Sul do Brasil e um sistema de alta pressão próximo ao Uruguai e Rio Grande do Sul.

 

Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues - Meteorologistas

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 20/07/2015
20.07.2015


 

 

Atualizado no dia 20/07/2015 às 08h00min

Inicio de semana com chuva e risco de temporal em SC

 

Nesta segunda-feira (20/07) as nuvens voltam a aumentar em SC, com chuva e raios a partir desta manhã do Oeste ao Litoral Sul, e nas demais regiões no período da tarde e noite, por influência de uma frente fria. Risco de temporal isolado com pontuais mais elevados de chuva (30 a 50 mm), especialmente no Oeste e Sul do Estado.

 

A instabilidade e a condição de chuva se estendem para a madrugada e início da manhã de terça-feira (21/07), melhorando com presença de sol na maioria das regiões, vento sul moderado e declínio de temperatura.

 

 

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins - Meteorologistas

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 18/07/2015
18.07.2015


Final de semana de tempo firme em SC

 

Sábado (18/07): Tempo mais firme com presença de sol entre algumas nuvens em SC. No Oeste há condição de pancadas isoladas de chuva no período da noite. Temperatura em elevação.  Vento de nordeste, fraco a moderado.

 

Domingo (19/07): Presença de sol em SC, com mais nuvens do Oeste ao Litoral Sul, por influência de uma frente fria que chega ao RS. Temperatura em elevação, alta para época do ano à tarde. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Segunda-feira (20/07): Sol com aumento de nuvens no Estado e previsão de pancadas de chuva do Oeste ao Litoral Sul, no período da tarde e noite, devido à instabilidade que avança do RS para SC. Temperatura em elevação. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (21/07): Tempo instável com chuva em boa parte do dia, ainda por causa da frente fria. A partir da tarde, o tempo melhora com a aproximação de uma massa de ar seco e frio ao Sul do país. Temperatura em declínio. Vento de sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quarta-feira (22/07): Tempo firme com predomínio de sol entre poucas nuvens em todas as regiões catarinenses. Temperatura baixa na madrugada e início da manhã com chance de geada isolada nas áreas mais altas do planalto Sul. Ventos de sudeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 23 de julho a 03 de agosto de 2015

 

Nos dias 23 e 25 há previsão de chuva para o Oeste e Norte de SC. No restante do período não há previsão de chuva significativa para o Estado. Até o momento não há indicativo de frio intenso no período, mas a temperatura mínima tende a ficar mais baixa associada a condição de tempo mais seco.

 

Marcelo Martins – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 17/07/2015
17.07.2015


 

Final de semana com sol em todo o Estado

 

Sexta-feira (17/07): Ainda ocorre chuva fraca em algumas regiões de SC, mas no decorrer do dia a nebulosidade varia dando lugar a aberturas de sol em boa parte do Estado. Temperatura em elevação, devido às aberturas de sol. Ventos de nordeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sábado (18/07): 
Tempo mais firme com presença de sol entre algumas nuvens em SC. No Oeste há condição de pancadas isoladas de chuva no período da tarde e noite. Temperatura mais baixa ao amanhecer, especialmente no Planalto Sul com temperatura mínima de 4ºC a 6ºC e chance de geada fraca nas áreas altas da região. Durante o dia, temperatura em elevação.  Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Domingo (19/07): Presença de sol em SC, com mais nuvens do Oeste ao Litoral Sul, por influência de uma frente fria que chega ao RS. Temperatura em elevação, alta para época do ano à tarde. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Segunda-feira (20/07): Sol com aumento de nuvens no Estado e previsão de pancadas de chuva do Oeste ao Litoral Sul, no período da tarde e noite, devido à instabilidade que avança do RS para SC. Temperatura em elevação. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (21/07): Tempo instável com chuva do Oeste ao Litoral Sul, atingindo as demais regiões entre a tarde e noite. Temperatura mais elevada de Florianópolis ao norte do Estado. Vento de noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 22 de julho a 02 de agosto de 2015

 

Nos dias 22 e 23 há previsão de chuva para o Oeste e Norte de SC. No restante do período não há previsão de chuva significativa para o Estado. Até o momento não há indicativo de frio intenso no período, mas a temperatura mínima tende a ficar mais baixa associada a condição de tempo mais seco.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 15/07/2015
15.07.2015


Chuva diminui no final desta quarta em SC

 

Quarta-feira (15/07): frente fria ainda provoca chuva em boa parte do dia em SC. O tempo melhora a partir do Oeste no final do período, devido à aproximação de uma massa de ar mais seco. Temperatura em declínio. Vento de sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas. Mais detalhes no aviso Meteorológico. 

 

Quinta-feira (16/07): Chove no decorrer do dia no Meio Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, e nas demais regiões, a chuva acontece entre a tarde e a noite. Temperatura amena. Ventos de sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (17/07):
 Mais nuvens e condições de chuva na madrugada e manhã em boa parte do Estado, mas melhora no final do dia. Temperatura amena. Vento de noroeste a sudeste, fraco a moderado.

Sábado e domingo (18 e 19/07): Tempo mais firme com sol entre nuvens em SC. Temperatura em elevação. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 20 a 30 de julho de 2015

 

No dia 22/07 volta a chover em SC devido à passagem de uma nova frente fria, mas até o momento os acumulados de chuva previstos são poucos significativos. Outra frente fria deve passar por SC nos dias 26 e 27/07. Nos demais dias, a condição é de tempo estável. No dia 27 há previsão de queda mais acentuada na temperatura com a chegada de uma massa de ar frio.

Marcelo Martins – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

AVISO METEREOLOGICO 14/07/2015
14.07.2015


Tempo severo em SC nas próximas 24 a 36h

 

Nesta terça-feira (14/07) chuva intensa nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com pontuais próximos de 100mm, podendo chegar a 140mm nas próximas 24h (próximo ao esperado para o mês inteiro de julho). Nas demais regiões, começa a chover no decorrer do dia com menores acumulados. Risco de temporal, rajadas de vento (acima de 70km/h) e granizo localizado. Devido à condição de tempo severo nas próximas 24 h, não se descarta a possibilidade de formar nuvem funil e/ou tornado especialmente no Oeste.

 

Na quarta-feira (15/07) a chuva segue em SC, com valores de 40 a 70mm em média na maioria das regiões. No Oeste, a chuva diminui no decorrer da tarde e noite. Especialmente para a madrugada e manhã persiste o risco de temporal com rajadas de vento (acima de 70km/h) e granizo localizado.

 

Na quinta-feira ainda há condições de chuva principalmente do Planalto ao Litoral, com previsão de menores acumulados.

 

Atenção para o período: alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis de SC. A situação pode ser mais grave no Oeste e Sul do Estado. Acompanhe a previsão de tempo diariamente para atualização.

 

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins - Meteorologistas

 

AVISO METEREOLOGICO 13/07/2015
13.07.2015



Atualizado no dia 13/07/2015 às 09h40min

Semana com chuva e temporal em SC

 

Na tarde e noite desta segunda-feira (13/07) retorna a chuva para o Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Risco de temporal, rajadas de vento (acima de 70 km/h) e granizo localizado, especialmente no Oeste e Planalto Sul, com acumulados de chuva de 50 a 70 mm.  Devido a condição atmosférica não se descarta à   ocorrência de tornado no Oeste.

 

Na terça-feira (14/07) a chuva continua em SC, mais intensa no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, com pontuais que podem superar os 100 mm (próximo ao esperado para o mês inteiro de julho). Nas demais regiões, chuva no decorrer do dia com menores acumulados. Risco de temporal, rajadas de vento (acima de 70 km/h) e granizo localizado. Devido a condição atmosférica não se descarta à ocorrência de tornado no Oeste.

 

Na quarta-feira (15/07) a chuva segue com intensidade moderada a forte em SC, com valores de 60 a 100 mm na maioria das regiões. No Oeste e Meio Oeste, a chuva diminui a partir da tarde.

 

Atenção para terça e quarta-feira: risco de alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis de SC. Acompanhe a previsão de tempo diariamente para atualização.

 

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins - Meteorologistas

 

AVISO METEREOLOGICO 10/07/2015
10.07.2015


Previsão de chuva intensa e temporais em SC

 

A partir da tarde desta sexta-feira (10/07) a chuva retorna a Santa Catarina, podendo vir acompanhada de raios e rajadas de vento no Oeste e Meio Oeste, se estendendo no fim do dia ao Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Planalto Sul.

 

De sábado a quarta-feira (11 a 15/07) a condição atmosférica se mantém instável com previsão de chuva intensa e temporais em SC. De domingo a terça-feira (12 a 14/07) são esperados os maiores acumulados de chuva no Estado, com pontuais acima de 100 mm (próximo ao esperado para o mês inteiro de julho) em boa parte do Estado e acima de 200 mm (o dobro do esperado para julho) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte.  Risco de alagamento e deslizamento de encostas em áreas vulneráveis do Estado. Além da chuva há condições de temporais com ventania e queda de granizo, principalmente entre o domingo e a segunda-feira.

 

Gilsânia Cruz e Erikson de Oliveira - Meteorologistas

--

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 08/07/2015
08.07.2015


Chuva persistente nesta quarta-feira em SC

 

Quarta-feira (08/07): O tempo segue instável com chuva de intensidade fraca a moderada e forte por alguns momentos, devido à formação de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical próximo do Litoral. Temperatura com pouca variação ao longo do dia. Ventos de noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Quinta-feira (09/07): O sol volta a aparecer entre nuvens em boa parte do Estado, porém ainda com chance de chuva no Planalto Sul e Litoral Sul na madrugada e início da manhã. Temperatura em pequena elevação, amena. Ventos de noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (10/07): Sol entre nuvens no decorrer do dia em SC. Temperatura em pequena elevação. Vento de nordeste, fraco a moderado.

Sábado e domingo (11 e 12/07): Tempo instável com chuva no decorrer do dia em todas as regiões. Temperatura em pequena elevação, segue amena. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 13 a 23 de julho de 2015

A previsão é de chuva frequente e volumosa até a próxima terça-feira (14/07), com valores acima da média climatológica em algumas regiões, com risco de alagamentos e deslizamentos de encostas em áreas vulneráveis do Estado. Na sequencia, a temperatura declina novamente com a chegada de outra massa de ar frio, que deixa o tempo mais estável com presença de sol entre nuvens até o fim do período.

Marcelo Martins – Meteorologista
Setor de Previsão de Tempo e Clima

 
Desenvolvimento