PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 29/09/2014
29.09.2014


O tempo segue instável com chuva em SC até quarta-feira

 

Segunda-feira (29/09): Céu encoberto com chuva em SC, mais intensa com raios e trovoadas, especialmente pela manhã no Meio Oeste e setor norte do Estado. No decorrer do dia a chuva diminui e ocorrem períodos de melhoria. Temperatura em elevação com sensação de ar abafado. Vento de nordeste/noroeste, com variação para sul, fraco a moderado com rajadas.

 

Terça-feira-feira (30/09): A nebulosidade persiste em SC. Condições de chuva com raios e trovoadas desde cedo do Oeste ao Litoral Sul e nas demais regiões no decorrer do dia. Risco de chuva moderada a forte e temporal isolado com granizo, especialmente nas áreas mais próximas ao RS. Temperatura em pequena elevação na maioria das regiões. Vento sudeste/nordeste, passando a sul na quarta-feira, fraco a moderado com rajadas.

 

Quarta-feira (01/10): Madrugada e manhã com chuva, raios e trovoadas em todas as regiões de SC. Risco de chuva moderada a forte e temporal isolado com granizo. Entre a tarde e noite o tempo melhora com o avanço de uma massa de ar seco. Temperatura em pequena elevação. Vento de noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

 

Quinta-feira (02/10): Uma massa de ar seco deixa o tempo firme com sol em SC. Temperatura mais baixa no período noturno e em elevação durante o dia. Vento de sudeste, passando a nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (03/10): Tempo seco com presença de sol em SC. No fim do dia, aumento de nuvens e chance de chuva fraca na Grande Florianópolis e Litoral Norte, devido à circulação marítima (ventos úmidos que vêm do mar). Temperatura mais baixa no período noturno e em elevação durante o dia. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 04 a 14 de outubro de 2014

 

Início de outubro com sol entre nuvens em SC e chuva isolada no litoral, e áreas próximas, nos dias 04 e 05 devido à circulação marítima em SC. Entre os dias 06 e 07, uma nova frente fria traz chuva para SC e os indicativos são de chuva mais frequente novamente no restante do período. As temperaturas seguem mais elevadas, especialmente durante o dia.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 26/09/2014
26.09.2014


 

Próximos dias com tempo úmido e chuva frequente em SC Sexta-feira (26/09): Tempo instável com chuva e trovoadas do Oeste ao Norte do Estado, retornando a todas as regiões entre a tarde e noite, devido aos ventos fortes em altitude e avanço de uma frente fria pelo litoral do Sul do Brasil. Risco de temporal isolado com granizo. Temperatura mais elevada no Litoral, com sensação de ar abafado. Vento noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (27/09): Tempo instável com chuva em SC e períodos de melhoria no decorrer do dia. Risco de temporal isolado com granizo. Temperatura em pequena elevação. Vento de sudeste a nordeste no Oeste e Meio Oeste e de sudeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo a terça-feira (28 a 30/09): O tempo segue instável e úmido com condições de chuva em SC, que alterna com períodos de céu nublado e algumas aberturas de sol. Risco de chuva moderada a forte em alguns momentos com trovoadas e acumulados significativos (Aviso Meteorológico).  Temperatura com pouca variação no domingo e mais elevada na segunda e terça-feira. Vento nordeste/noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 01 a 10 de outubro de 2014

 

Outubro ainda começa com tempo mais úmido e chuva em SC, por influência dos ventos fortes em altitude e sistemas de baixa pressão. A partir do dia 05 de outubro há indicativos de tempo mais seco no Estado.  De forma geral as temperaturas permanecem mais elevadas no período, especialmente durante o dia.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

AVISO METEREOLOGICO 26/09/2014
26.09.2014


Setembro termina com chuva frequente em SC

Nesta sexta-feira o tempo continua instável com chuva e trovoadas do Oeste ao Norte do Estado, retornando a todas as regiões entre a tarde e noite. Risco de temporal isolado com granizo.

A condição de tempo instável e úmido, com chuva frequente, se estende aos últimos dias de setembro. Por vezes, a chuva será moderada a forte, com trovoadas e granizo isolado. O acumulado previsto entre esta sexta e a próxima terça-feira é de 170 a 250 mm no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul e de 90 a 150 mm nas demais regiões. Salienta-se que a chuva não ocorrerá de forma contínua, alternando períodos de céu nublado e aberturas de sol.

 

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 24/09/2014
24.09.2014


 

Chuva frequente nos próximos dias em SC

 

Quarta-feira (24/09): A passagem de uma frente fria por SC provoca chuva de intensidade modera a forte por alguns momentos em todas as regiões. No decorrer do período, há período de melhorias na divisa com o RS. Temperatura amena. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.
Quinta-feira (25/09): 
O tempo melhora um pouco no período da madrugada e manhã com céu parcialmente nublado com aberturas de sol do Oeste ao Planalto Sul. A partir da tarde, novas áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva com trovoadas. Nas demais regiões catarinenses, céu parcialmente nublado a encoberto com chuva em boa parte do dia. Temperatura mais elevada no Oeste e com pouca variação da Serra ao Litoral. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (26/09): Tempo instável com céu encoberto e chuva persistente em todas as regiões de SC devido à passagem de uma frente fria pelo oceano. Temperatura com pouca variação. Ventos nordeste a sudeste, fraco a moderado.

 

Sábado e domingo (27 e 28/09): Tempo instável com chuva de intensidade moderada a forte em alguns momentos e trovoadas, devido à presença de áreas de instabilidade. Temperatura com pouca variação. Ventos nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 29 de setembro a 09 de outubro de 2014

 

Nos dias 29 e 31, novas áreas de instabilidade provocam chuva em SC, permanecendo o tempo mais úmido. Os indicativos são de que outubro comece com tempo estável e seco no Estado. Porém volta a ocorrer chuva entre os dias 04 e 05, devido ao avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil. De forma geral as temperaturas permanecem mais elevadas, especialmente durante o dia.

 

Marcelo Martins – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 23/09/2014
23.09.2014


 

Setembro, Outubro e Novembro de 2014

Condição climática para a primavera em SC

Início da primavera: 22 de setembro às 23h29min

 

A previsão é de chuva próxima a acima da média climatológica em SC, no próximo trimestre. Em setembro a chuva deve ser mal distribuída no tempo e no espaço. Já nos meses de outubro e novembro são esperadas chuvas mais frequentes e volumosas em SC, refletindo em valores acima da média. A primavera é conhecida pelo aumento de eventos de temporais com ventania e granizo no Estado, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo.

Climatologia:

Setembro e outubro marcam a transição inverno/verão, dando inicio as chuvas de primavera com totais mensais mais elevados. Em boa parte dos municípios catarinenses, a maior precipitação do trimestre ocorre em outubro, com acumulados de 210 a 280 mm no Oeste e Meio-Oeste, e de 140 a 180 mm do Planalto ao Litoral. Em novembro, o volume de chuva diminui, com valores de 130 a 180 mm em média, no Estado.

Os episódios de precipitação devem ocorrer especialmente associados a frentes frias, influência de sistemas de baixa pressão, e também dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas no Oeste e Meio Oeste. Na segunda quinzena de novembro inicia o processo convectivo, caracterizando as pancadas de chuva de verão. Os ciclones extratropicais oferecem perigo às embarcações no Litoral Catarinense, quando os ventos fortes e mar agitado muitas vezes resultam em ressaca.

Com relação à temperatura a previsão é de uma primavera com temperatura próxima a acima da média climatológica. Especialmente na primeira quinzena de setembro ainda há previsão de chegada de uma ou duas massas de ar frio, com formação de geada especialmente nas áreas altas do Oeste ao Planalto. A partir da segunda quinzena de setembro o frio diminui gradativamente e a partir de outubro já se espera períodos mais aquecidos.

Ressaltamos a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

No mês de julho a TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial, região de monitoramento do El Niño, permaneceu acima da média climatológica em torno de 1ºC a 2ºC, como mostra a Figura 1. Em agosto, a TSM continuou apresentando valores acima da média, porém o aquecimento diminuiu em relação a julho como mostra a Figura 2. Esse aquecimento continua indicando a evolução para a fase quente do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) entre o fim da primavera e o verão, o que pode provocar aumento da chuva em SC. Segundo as últimas previsões a chance do El Niño se configurar caiu para 65% e a intensidade deverá ser fraca.

1
Figura 1 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em julho de 2014.

2

Figura 2 – Anomalia de TSM da última semana no oceano Pacífico, entre 17 e 23/08/2014.

Boletim: Gilsânia Cruz (Meteorologista)
Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, UFSC, FUNDAGRO, FUNDACENTRO, AGF e RBS.

 

AVISO METEREOLOGICO 23/09/2014
23.09.2014


A partir de quarta-feira tempo mais úmido com chuva em SC

 

 

Na quarta-feira ventos fortes em altitude e a chegada de uma frente fria a SC provocam chuva em todas as regiões, podendo ser forte e com trovoadas em alguns momentos, especialmente no Oeste. O acumulado de chuva previsto é de 30 a 50 mm, com pontuais maiores.

 No restante da semana o tempo permanece úmido e com condições de chuva frequente, que alternam com períodos de melhoria. Entre a quinta-feira e o sábado o acumulado de chuva previsto é de 60 a 100 mm em média, com pontuais maiores.

 

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas

 

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 20/09/2014
22.09.2014


A primavera começa com tempo estável e sol em SC

 

Segunda-feira (22/09): Inicio da primavera às 23h29min no Hemisfério Sul. Tempo estável com sol em SC, devido a uma massa de ar seco. Temperatura em elevação durante o dia. Vento de sudeste a nordeste, fraco.

 

Terça-feira (23/09): Nevoeiros com sol entre nuvens em SC. Temperatura mais baixa ao amanhecer, com chance de geada nas áreas altas do Planalto Sul, e em elevação durante o período. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quarta-feira (24/09): Uma frente fria chega a SC, provocando aumento de nebulosidade e chuva com trovoadas em todas as regiões. Temperatura em pequena elevação. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quinta-feira (25/09): Permanece a instabilidade e a condição de chuva do Oeste ao Norte de SC, especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná. No decorrer do dia ocorrem períodos de melhoria com aberturas de sol em parte do Estado. Temperatura em pequena elevação. Ventos de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (26/09): Tempo instável com condições de chuva e trovoadas em SC, por influência de um cavado (área alongada de baixa pressão). Temperatura em pequena elevação. Ventos nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 27 de setembro a 07 de outubro de 2014

 

O dia 27 começa com chuva em boa parte de SC, mas no decorrer do dia uma massa de ar mais seco favorece a presença de sol entre nuvens. Essa condição de tempo mais seco se estende até o dia 28. Entre os dias 29 e 30, áreas de instabilidade provocam chuva em SC, permanecendo o tempo mais úmido. Os indicativos são de que outubro comece com tempo estável e seco no Estado, porém volta a ocorrer chuva entre os dias 04 e 05 devido ao avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 19/09/2014
19.09.2014


Previsão do Tempo - 15 dias

Fim de semana com sol entre nuvens em SC

 

Sexta-feira (19/09):O dia começa com tempo instável e chuva fraca em SC, especialmente do Oeste ao Norte do Estado, devido a influência de um sistema de baixa pressão. No decorrer da tarde a chuva diminui e ocorrem períodos de melhoria na maioria das regiões. Temperatura em pequena elevação devido à cobertura de nuvens. Vento de nordeste a noroeste, com variação para sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (20/09): Madrugada e manhã com nuvens e nevoeiros em SC, e o sol no decorrer do dia na maioria das regiões. Temperatura em elevação. Vento de sudoeste, fraco a moderado.

 

Domingo (21/09): Nevoeiros ao amanhecer com predomínio de sol em SC, devido à atuação de uma massa de ar mais seco. A temperatura diminui entre a tarde e noite. Vento de sudoeste a sudeste, moderado com rajadas.

 

Segunda-feira (22/09): Inicio da primavera às 23h29min. Tempo seco com sol em SC e temperatura mais baixa ao amanhecer, com chance de geada fraca nas áreas altas do Meio Oeste e Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação. Vento de sudeste a leste, fraco a moderado com rajadas.

 

Terça-feira (23/09): Nevoeiros com sol em SC e mais nuvens entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte, onde há chance de chuva fraca. Temperatura mais baixa ao amanhecer, com chance de geada fraca nas áreas altas do Meio Oeste e Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 24 de setembro a 04 de outubro de 2014

 

Nos dias 24 e 25 volta a chover em todo o Estado, devido ao deslocamento de uma frente fria. Depois disso, uma massa de ar mais seco favorece a presença de sol entre nuvens em SC. Entre os dias 30 e 02, áreas de instabilidade provocam chuva em SC, permanecendo o tempo mais úmido. No período instável há condições de chuva forte em alguns momentos, com acumulados significativos, e temporais isolados.

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 18/09/2014
18.09.2014


Quinta e sexta-feira com chuva moderada a forte em SC

 

Entre a manhã desta quinta e a sexta-feira o tempo fica instável com condição de chuva moderada a forte e acumulado significativo em SC, devido à atuação de um sistema de baixa pressão.

A chuva mais forte começa a partir do Oeste e se estende para o restante do Estado entre a tarde e noite de hoje. O acumulado de chuva previsto para as próximas 24/48h é de 70 a 80 mm em média, com pontuais de 100 a 120 mm no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões, a previsão é de 60 a 70 mm em média, com pontuais de 80 a 100 mm.

A chuva pode vir acompanhada de descargas elétricas (raios) e temporais isolados.


Gilsânia Cruz e Marilene de Lima – Meteorologistas

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 17/09/2014
17.09.2014


Quinta e sexta-feira com risco de chuva forte em SC
                                              
Quarta-feira (17/09):
 Tempo estável com predomínio de muitas nuvens que alternam com períodos de sol em SC, sem indicativo de chuva. Temperatura em elevação. Vento de nordeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (18/09):
 Tempo instável com céu encoberto em chuva ao longo do dia em todas as regiões começando pela manhã do Oeste ao Litoral Sul e a partir da tarde nas outras regiões. Risco de descargas elétricas (raios) e temporal isolado. Os acumulados de chuva entre a tarde e a noite é significativo. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (19/09): O dia inicia com chuva em todas as regiões de SC. A chuva pode ser forte com altos acumulados na madrugada. No decorrer do dia o tempo melhora e a chuva diminui a partir do Oeste do Estado. Temperatura em elevação à tarde. Vento de noroeste e sudoeste, fraco a moderado, com rajadas.

 

Sábado e domingo (20 e 21/09): Sol entre nuvens em SC devido a atuação de uma massa de ar seco ao Sul do Brasil. A temperatura diminui um pouco à noite e em elevação durante o dia. Vento de sudoeste a sudeste, fraco a moderado.
TENDÊNCIA de 22 de setembro a 02 de outubro de 2014

 

Nos dias 22 e 23, tempo mais estável e temperatura amena em SC. Nos dias 24 e 26 volta a chover em todo o Estado, devido a formação e deslocamento de uma frente fria. Entre os dias 27 e 30, áreas de instabilidade provocam chuva em SC, permanecendo o tempo mais úmido. Nesse período instável há condições de chuva forte em alguns momentos, com acumulados significativos, e temporais isolados.

Marcelo Martins – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

AVISO METEREOLOGICO 17/09/2014
17.09.2014


 

Chuva forte em SC, entre quinta e sexta-feira

 

 

No decorrer da quinta-feira a formação de um sistema de baixa pressão provoca chuva em SC, começando pelo Oeste e Sul do Estado, se estendendo as demais regiões entre a tarde e noite. Essa instabilidade se estende para parte de sexta-feira.

Entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira há condição de chuva forte com acumulado significativo, especialmente do Oeste ao Litoral Sul, em média entre 70 e 100 mm, principalmente nas áreas mais próximas ao RS. Nas demais regiões, o acumulado de chuva previsto é de 40 a 70 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores. A chuva pode vir acompanhada de descargas elétricas (raios) e temporais isolados.

A partir da tarde de sexta-feira o tempo melhora na maioria das regiões, com o avanço de uma nova massa de ar frio e seco.


Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas

 

 

AVISO METEREOLOGICO 16/09/2014
16.09.2014


Chuva forte em SC, entre quinta e sexta-feira

 

 

No decorrer da quinta-feira a formação de um sistema de baixa pressão provoca chuva em SC, começando pelo Oeste e Sul do Estado, se estendendo as demais regiões entre a tarde e noite. Essa instabilidade se estende para parte de sexta-feira.

Entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira há condição de chuva forte com acumulado significativo, especialmente do Oeste ao Litoral Sul, em média entre 70 e 100 mm, principalmente nas áreas mais próximas ao RS. Nas demais regiões, o acumulado de chuva previsto é de 40 a 70 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores. A chuva pode vir acompanhada de descargas elétricas (raios) e temporais isolados.

A partir da tarde de sexta-feira o tempo melhora na maioria das regiões, com o avanço de uma nova massa de ar frio e seco.


Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas

 

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 15/09/2014
15.09.2014


Segunda-feira com mais nuvens em SC

 

Temperatura em declínio na terça-feira

 

Segunda-feira (15/09): Mais nuvens com chuva fraca e isolada em todas as regiões de SC, durante a manhã. A partir da tarde, diminuição gradativa de nuvens. Entre a tarde e noite as temperaturas declinam em todas as regiões, devido à entrada de uma massa de ar frio. Vento de noroeste a sudoeste, com intensidade fraca a moderada com rajadas momentâneas de 50 a 60km/h principalmente no Planalto Sul e Litoral no período da noite.

 

Terça-feira (16/09): O ar seco e frio mantém predomínio de sol em SC. Temperatura baixa na madrugada e manhã, especialmente no Planalto Sul, com chance de geada fraca e muito isolada nas áreas mais altas. Temperatura em elevação gradativa, ficado agradável durante a tarde. Vento de sudoeste, com variações de sudeste, fraco a moderado e com rajadas na madrugada.

 

Quarta-feira (17/09): Sol entre poucas nuvens em todas as regiões de SC. Temperatura amena ao amanhecer, mais baixa com chance de geada fraca e muito isolada em áreas altas do Planalto Sul. Temperatura mais agradável durante a tarde. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

 

Quinta-feira (18/09): Céu encoberto, com chuva moderada a forte do Oeste ao Litoral Sul a partir do início do dia. Nas demais regiões, a chuva chega entre a tarde e a noite. Risco de descargas elétricas e rajadas de vento. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (19/09): O dia inicia com chuva em todas as regiões de SC. A chuva pode ser forte com altos acumulados entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira. No decorrer do dia a chuva diminui gradativamente, a partir do Oeste e Sul do Estado. Temperatura em elevação à tarde. Vento de noroeste e sudoeste, fraco a moderado, com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 20 a 30 de setembro de 2014

 

Nos dias 20 e 21, tempo mais estável e frio em SC. Nos dias 23 e 24, chuva fraca no Litoral e tempo estável nas demais regiões. Entre os dias 25 e 27, uma nova frente fria em deslocamento por SC, causa chuvas em todas as regiões do Estado. Entre os dias 28 e 30, áreas de instabilidade causam chuva em SC, permanecendo o tempo mais úmido.

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 12/09/2014
12.09.2014


Final de semana de tempo estável em SC

 

Sol predomina entre poucas nuvens

 

Sexta-feira (12/09): Mais nuvens e chuviscos isolados pela manhã no Planalto Sul e Litoral. No decorrer do dia o sol aparece em todas as regiões. Temperatura em pequena elevação. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sábado (13/09): Nevoeiros ao amanhecer e sol entre poucas nuvens no decorrer do dia em todas as regiões catarinenses. Temperatura em rápida elevação e calor à tarde. Vento de nordeste a norte, fraco a moderado.

 

Domingo (14/09): Sol com aumento de nuvens no decorrer do dia na divisa com o RS e predomínio de sol nas outras regiões. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado e com rajadas.

 

Segunda-feira (15/09): A frente fria provoca chuva em SC em parte do dia. No decorrer da tarde o tempo melhora com aberturas de sol a partir do Oeste e Sul do Estado. Temperatura em declínio novamente, devido à chegada de uma massa de ar frio. Vento de sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

 

Terça-feira (16/09): O tempo volta a ficar estável com predomínio de sol devido à atuação de uma massa de ar mais seco. Temperatura amena. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 17 a 27 de setembro de 2014

 

O período inicia com sol e temperatura mais baixa ao amanhecer em SC. Entre os dias 18 e 24, áreas de instabilidade mantém nebulosidade e condições de chuva mais frequente no Estado.

 

Marcelo Martins – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 11/09/2014
11.09.2014


Variação de nuvens e chuva mal distribuída em SC

 

Quinta-feira (11/09): Variação de nuvens em SC, com chuva no Litoral Sul, se estendendo ao Planalto Sul, Meio Oeste e Oeste no decorrer do dia, por influência de uma frente fria no Litoral de SC. Nas demais regiões há chance de chuva mal distribuída à noite. A chance de temporal diminuiu bastante, devido ao declínio de temperatura. Vento de noroeste a sudeste no Oeste e Meio Oeste, e de sul a sudeste no restante do Estado, moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (12/09): Na madrugada e manhã mais nuvens e nevoeiros em SC, com chuva isolada no Planalto Sul e Litoral Sul. No decorrer do dia o sol aparece na maioria das regiões. Temperatura em pequena elevação. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Sábado (13/09): Tempo seco com sol em SC. Temperatura em rápida elevação, calor à tarde. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado.

 

Domingo (14/09): Sol com aumento de nuvens em SC no decorrer do dia. Há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde no Oeste e nas demais regiões à noite, devido a uma nova frente fria que avança pelo RS e SC. Mais uma vez a chuva deve ocorrer de forma mal distribuída. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado e com rajadas.

 

Segunda-feira (15/09): A frente fria provoca chuva em SC em parte do dia. No decorrer da tarde o tempo melhora com aberturas de sol a partir do Oeste e Sul do Estado. Temperatura em declínio novamente, devido a chegada de uma massa de ar frio. Vento de sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 16 a 26 de setembro de 2014

 

O período inicia com sol e temperatura mais baixa ao amanhecer em SC. Entre os dias 17 e 24, áreas de instabilidade mantém nebulosidade e condições de chuva mais frequente no Estado.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

 
Desenvolvimento