PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 26/11/2014
26.11.2014


 

Quarta-feira de tempo instável com condições de chuva em SC

 

Quarta-feira (26/11): O tempo segue instável em SC, devido a um sistema de baixa pressão. No Litoral e Vale do Itajaí, nebulosidade variável e condições de chuva, alternando com períodos de melhoria. No Oeste e Meio Oeste nebulosidade persistente, com chuva no início do dia. Risco de temporal isolado. Temperatura sem grande elevação, porém com sensação de ar abafado devido à alta umidade do ar. Vento de nordeste e sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quinta-feira (27/11): Sol entre nuvens em SC e chance de pancadas isoladas de chuva especialmente no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte no início e fim do dia. A temperatura se mantém amena devido ao vento que sopra de sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira e sábado (28 e 29/11): Tempo mais firme com sol entre nuvens em SC devido a uma massa de ar mais seco, com nebulosidade mais persistente no Litoral devido aos ventos que sopram vindos do mar. Temperatura mais baixa no período noturno e em elevação durante o dia, mais alta no Oeste do Estado. Vento de sudeste a nordeste na sexta-feira e entre leste e nordeste no sábado, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo (30/11): A aproximação de uma frente fria causa chuva já pelo início do dia entre o Oeste e o Litoral Sul. Nas demais regiões do Estado, a chuva chega entre a tarde e a noite. Há risco de temporal com descargas elétricas, rajadas de vento e granizo, devido à entrada da frente fria. Temperatura alta à tarde. Vento de nordeste e noroeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 01 de novembro a 11 de dezembro de 2014

 

Entre os dias 01 e 02, a frente fria deve trazer chuva e temporais isolados para todas as regiões de SC, com risco de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo. No dia 03 a condição de tempo melhora gradativamente em SC com a entrada de uma massa de ar mais seco. Para os dias seguintes de dezembro, entre os dias 04 e 11, a previsão é de tempo mais seco no Estado, sem condição de chuva significativa e temperaturas elevadas.

Erikson de Oliveira – Meteorologista 

 

AVISO METEREOLOGICO 25/11/2014
25.11.2014


 

Terça e quarta-feira de tempo instável com condições de chuva em SC

 

Terça-feira (25/11): Tempo instável com nebulosidade variável e pancadas de chuva no decorrer do dia em todas as regiões, por influência de um sistema de baixa pressão no Paraguai. Na Grande Florianópolis e alguns pontos do Litoral há previsão de chuva especialmente para tarde e noite. Risco de temporal isolado. Temperatura elevada com sensação de ar abafado devido à umidade do ar alta. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quarta-feira (26/11): O tempo ainda fica instável em SC, devido a um sistema de baixa pressão. Da Serra ao Litoral nebulosidade variável e condições de chuva, alternando com períodos de melhoria. No Oeste e Meio Oeste ocorre aberturas de sol e pancadas de chuva especialmente entre a tarde e noite. Risco de temporal isolado. Temperatura elevada com sensação de ar abafado devido à umidade do ar alta. Vento de nordeste e sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quinta-feira (27/11): Sol entre nuvens em SC e chance de pancadas isoladas de chuva especialmente do Oeste ao Norte do Estado, áreas mais próximas do Paraná, entre a tarde e noite. A temperatura ameniza um pouco. Vento de sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas.
Sexta-feira e sábado (28 e 29/11): Tempo mais firme com sol entre nuvens em SC. Temperatura mais baixa no período noturno e em elevação durante o dia. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.
TENDÊNCIA de 30 de novembro a 10 de dezembro de 2014

 

Entre os dias 30 e 01 uma frente fria deve trazer chuva e temporais isolados para SC. Para a primeira semana de dezembro a previsão é de tempo mais seco no Estado. No dia 08 há indicativos de chuva para todas as regiões, devido a uma nova frente fria em deslocamento pelo Sul do Brasil.  As temperaturas no período devem continuar elevadas, de acordo com a época do ano.

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 25/11/2014
25.11.2014


     
                                Dezembro de 2014 e Janeiro/Fevereiro de 2015

 

                                  Verão 2014/2015 mais quente e seco em SC

Início do verão: 21 de dezembro às 20h03min 

 

A previsão para o trimestre é de chuva próxima a abaixo da média climatológica em SCcom períodos de escassez de chuva e/ou estiagem, que podem comprometer a agricultura e pecuária, e o abastecimento de água especialmente das regiões Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí e Litoral.  Porém, eventos de chuva intensa podem ocorrer no verão e em qualquer outra época do ano, com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo, resultando em totais de chuva superiores à média climática mensal, o que, dependendo da vulnerabilidade da região, pode colocar a mesma em estado de atenção e/ou alerta.

 

Climatologia de chuva:

 

Dezembro marca a transição entre a primavera e verão e a média de chuva no Estado varia de 130 a 170 mm, sendo mais frequentes na segunda quinzena. Em janeiro e fevereiro, o regime de verão já está estabelecido e as chuvas convectivas (curta duração) ocorrem com maior frequência entre a tarde e noite, e por vezes na madrugada, e a média mensal é de 180 a 200mm.

As temperaturas devem manter a tendência dos últimos meses, acima da média climatológica no trimestre, com pelo menos duas a três ondas de calor mais intenso no verão, normal para época do ano.

Ressaltamos a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.
Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

 

No mês de outubro e novembro a TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial, região de monitoramento do El Niño, permaneceu com valores acima da média climatológica em torno de 0,5ºC a 1,5ºC, como mostra as Figuras 1 e 2. Esse aquecimento continua indicando a evolução para a fase quente do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) para dezembro. Segundo as últimas previsões a chance do fenômeno se formar caiu para 58% com  intensidade fraca. De qualquer forma não há trabalhos científicos que mostrem acréscimo de chuva no Sul do Brasil durante o verão, associado ao El Niño.

Figura 1 - Anomalia da TSM nosoceanosAtlânticoePacifico,em outubro de 2014.
tsm2411

Figura2 – Anomalia deTSMdaúltimasemananooceanoPacífico,entre16 e22/11/2014.
tsm2411

Boletim: Gilsânia Cruz e Marcelo Martins (Meteorologistas)
Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM e IFSC.

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 24/11/2014
24.11.2014


 

A semana começa com sol entre nuvens em SC

Condições de chuva entre terça e quarta-feira

Segunda-feira (24/11): Sol em boa parte de SC, com mais nuvens na faixa leste do Estado e chuva fraca entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte, devido à circulação marítima. Temperatura em elevação durante o dia. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (25/11): Aberturas de sol em todas as regiões de SC, com mais nebulosidade e pancadas de chuva a partir da manhã no Oeste e nas demais regiões entre a tarde e noite, por influência de um sistema de baixa pressão no Paraguai. Para o Litoral a chance é pequena. Temperatura elevada. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quarta-feira (26/11): Nebulosidade variável com pancadas de chuva e trovoadas, devido a um sistema de baixa pressão. Risco de temporal isolado. No decorrer do dia ocorrem períodos de melhoria com sol. Temperatura elevada com sensação de ar abafado. Vento de nordeste e sudeste, fraco a moderado com rajadas

.

Quinta-feira (27/11): Sol entre nuvens em SC, com chance de chuva isolada especialmente à noite no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, devido à circulação marítima. A temperatura ameniza um pouco. Vento de sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (28/11): Tempo firme com sol em SC. Temperatura mais baixa no período noturno e em elevação durante o dia. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 29 de novembro a 09 de dezembro de 2014

 

No último dia de novembro uma frente fria deve trazer chuva para SC, mais intensa no norte do Estado, nas áreas mais próximas do Paraná. Para a primeira semana de dezembro a previsão é de tempo mais seco em SC. As temperaturas no período devem continuar elevadas, de acordo com a época do ano.


Gilsânia Cruz – Meteorologista
 

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 22/11/2014
23.11.2014


O sol volta a aparecer no decorrer do dia em SC

 

Sábado (22/11): Manhã com predomínio de nebulosidade em SC e chuva especialmente entre a Grande Florianópolis e o norte do Estado, devido ao rápido deslocamento de uma frente fria. No decorrer do dia o tempo melhora com aberturas de sol na maioria das regiões. Temperatura elevada com sensação de ar abafado, diminuindo a partir da noite.  Vento de noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo e segunda-feira (23 e 24/11): Uma massa de ar seco deixa o tempo firme com sol entre algumas nuvens em SC. Temperatura mais amena no período noturno e em elevação durante o dia. Vento de sul a sudeste, passando a leste/nordeste na segunda-feira, fraco a moderado com rajadas mais intensas no domingo.

 

Terça-feira (25/11): O sol ainda aparece em todas as regiões de SC, mas a nebulosidade aumenta com pancadas de chuva e trovoadas a partir da tarde do Oeste ao Planalto e à noite no Litoral Sul, devido à instabilidade associada a um sistema de baixa pressão no Paraguai. Temperatura elevada. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quarta-feira (26/11): Uma nova frente fria avança pelo Litoral de SC, provocando pancadas de chuva com trovoadas em todas as regiões. Risco de temporal isolado. Temperatura mais elevada. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 27 de novembro a 07 de dezembro de 2014

 

O mês de novembro termina com tempo estável, predomínio de sol e sem chuva em SC. Entre os dias 01 e 02 uma nova frente fria deve trazer chuva para o Estado, mas pouco significativa.  As temperaturas no período devem continuar elevadas, de acordo com a época do ano.

Gilsânia Cruz – Meteorologista 

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 21/11/2014
21.11.2014


Mais nebulosidade e chuva em SC

 

Sexta-feira (21/11): O tempo se mantém instável com mais nuvens e chuva a partir da manhã entre o Planalto e o Litoral, e entre a tarde e noite em todas as regiões na forma de pancadas. Há risco de temporais com chance de granizo isolado. Temperatura não sofre grande elevação à tarde devido à nebulosidade, porém permanece a sensação de ar abafado, devido à alta umidade do ar.  Vento de nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (22/11): Uma frente fria passa por SC, causando chuva em todas as regiões, a partir da madrugada do Oeste ao Litoral Sul e entre no decorrer do dia nas demais. Há risco de temporais isolados com descarga elétrica entre a tarde e noite. No final do dia uma massa de ar mais seco avança pelo Oeste do Estado, diminuindo a nebulosidade. Temperatura alta durante a tarde, com sensação de ar abafado. Vento de noroeste passando a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo e segunda-feira (23 e 24/11): Presença de sol na maior parte de SC. No início do dia de domingo mais nebulosidade e chuva isolada no Litoral Norte, próximo á divisa com o PR. Temperatura mais amena pela manhã, e em elevação à tarde. Vento de sudoeste e sudeste, com variações de nordeste na segunda-feira, fraco a moderado com rajadas.Terça-feira (25/11): Céu encoberto com chuva no decorrer do dia no Oeste, devido a um sistema de baixa pressão e à instabilidade atmosférica. Nas demais regiões do Estado, a chuva chega entre a tarde e a noite, na forma de pancadas. Temperatura alta em todas as regiões, devido aos ventos que sopram de nordeste, com intensidade fraca a moderada que trazem calor a Santa Catarina.

 

TENDÊNCIA de 26 de novembro a 06 de dezembro de 2014

 

No dia 26, chuva em todas as regiões devido a um sistema de baixa pressão. Entre os dias 27 e 30, tempo seco com poucas nuvens em SC. Entre os dias 01 e 03, outra frente fria provoca chuva no estado. Após este período o tempo fica mais firme, com presença de sol no Estado. As temperaturas no período devem continuar elevadas, de acordo com a época do ano.

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

AVISO METEREOLOGICO 21/11/2014
21.11.2014


Tempo instável com pancadas de chuva em SC

 

Durante esta sexta-feira e no próximo sábado, as condições atmosféricas continuam propícias à ocorrência de pancadas de chuva e raios em SC, alternando com períodos de melhoria. Há risco de temporal com rajadas vento forte e granizo isolado, especialmente para tarde e noite desta sexta-feira e do sábado, devido à formação e deslocamento de uma frente fria no Sul do Brasil.

 

Gilsânia Cruz e Erikson de Oliveira – Meteorologistas

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 20/11/2014
20.11.2014


 

 

Mais nebulosidade e chuva nos próximos dias em SC

 

Quinta-feira (20/11): Variação de nuvens em SC, com aberturas de sol no Oeste e Meio Oeste e encoberto com chuva a qualquer hora do dia do Planalto ao Litoral Sul. Entre a tarde e noite a instabilidade aumenta provocando pancadas de chuva no Oeste e Meio Oeste. Temperatura em elevação à tarde, com sensação de ar abafado devido à alta umidade do ar. Vento de nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (21/11): Áreas de instabilidade permanecem no Oeste e Meio Oeste mantendo tempo instável com chuva a qualquer momento. Nas demais regiões de SC, sol com mais nuvens e chuva entre a tarde e noite. Há risco de temporais com chance de granizo isolado principalmente do oeste ao Litoral Sul. Temperatura alta à tarde e sensação de ar abafado.  Vento de nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (22/11): Uma frente fria passa por SC, causando chuva em todas as regiões, principalmente pela manhã do Oeste ao Litoral Sul e entre a tarde e noite do Meio Oeste ao Litoral. Há risco de temporais isolados com descarga elétrica entre a tarde e noite. No final do dia uma massa de ar seco avança pelo oeste diminuindo a nebulosidade do Oeste ao Litoral Sul. Temperatura alta durante a tarde, com máximas próximas de 30°C no Litoral. Vento de noroeste passando a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo e segunda-feira (23 e 24/11): Presença de sol na maior parte de SC. No início do dia de domingo mais nebulosidade e chuva isolada no litoral norte, próximo á divisa com o PR. Temperatura alta, com máximas acima de 30°C no Oeste, no Litoral e no Vale do Itajaí. Vento de sul e sudeste, com variações de nordeste na segunda-feira, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 25 de novembro a 05 de dezembro de 2014

 

Entre os dias 25 a 26, chuva significativa em todas as regiões, especialmente no Oeste e Meio Oeste volumes de 50 e 80mm, devido à passagem de uma frente fria e a um sistema de baixa pressão. Entre os dias 01 e 03, outra frente fria provoca chuva no estado. Entre os dias 27 e 30, e a partir do dia 04 tempo mais firme com presença de sol no Estado. As temperaturas no período devem continuar elevadas, de acordo com a época do ano.

Marilene de Lima – Meteorologista 

 

AVISO METEREOLOGICO 19/11/2014
19.11.2014


 

Quarta-feira com mudança de tempo em SC

 

 

A partir desta quarta-feira (19/11) o tempo muda em relação ao últimos dias de sol em SC. Há previsão de pancadas de chuva e raios do Oeste ao Litoral Sul e no Vale do Itajaí, especialmente entre a tarde e noite, devido à influência de um sistema de baixa pressão e aproximação de uma frente fria.

Entre quinta-feira e o início da próxima semana, a chuva em forma de pancada passa a ocorrer com frequência entre a tarde e a noite e por vezes na madrugada, alternando com períodos de melhoria. Neste período, há risco de temporal com ventania (rajadas acima de 60 km/h) e granizo isolado.

 

Marcelo Martins e Erikson de Oliveira – Meteorologistas

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 18/11/2014
18.11.2014


Terça-feira com tempo seco em SC

 

A partir de quarta, volta a chover no Estado

 

Terça-feira (18/11): Tempo firme com sol e poucas nuvens no Estado catarinense, ainda por influência de uma massa de ar seco na região Sul do Brasil. Temperatura elevada no decorrer do período. Vento de nordeste, fraco a moderado.

 

Quarta-feira (19/11): O dia inicia com tempo seco e poucas nuvens em todas as regiões do Estado. A partir da tarde, aumento rápido de nuvens no estado com pancadas de chuva no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul devido à

influência um sistema de baixa pressão. Temperatura alta à tarde. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quinta-feira (20/11): Céu encoberto com chuva a qualquer hora do dia do Oeste ao Litoral Sul e aumento de nebulosidade nas demais regiões do Estado. Temperatura alta à tarde, com sensação de abafamento devido à alta umidade do ar e pela cobertura de nuvens. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (21/11): O avanço de uma frente fria pelo Estado mantém  o tempo instável com céu parcialmente nublado a encoberto com pancadas isoladas de chuva no decorrer do dia em todas as regiões do Estado. Temperatura alta à tarde, com ar abafado, amenizando um pouco no final do período.  Vento de nordeste e noroeste, fraco a moderado, com rajadas.

 

Sábado (22/11): Ainda chove na madrugada e início da manhã, mas melhora no decorrer do dia com o afastamento da frente fria e a aproximação de uma nova massa de ar seco ao Sul do Brasil. Temperatura amena em relação aos dias anteriores. Ventos de noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 23 a 03 de dezembro de 2014

 

Entre os dias 24 a 26, chuva em todas as regiões do Estado, devido à passagem de uma frente fria e a um sistema de baixa pressão, provocando pancadas de chuva com trovoadas. No restante do período, a chuva volta ao Estado entre os dias 29 e 01 de dezembro, devido à passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil.

 

Marcelo Martins – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 17/11/2014
17.11.2014


Início de semana com tempo seco em SC

 

Segunda-feira (17/11): Tempo firme com sol e poucas nuvens no estado catarinense, ainda por influência de uma massa de ar seco na região Sul do Brasil. Temperatura amena especialmente na Serra durante a manhã, e elevada no decorrer do período. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (18/11): Segue a condição de tempo seco e poucas nuvens em SC, apenas com ocorrência de nevoeiros isolados no início do dia. Temperatura elevada à tarde. Vento de nordeste e norte, fraco a moderado.

 

Quarta-feira (19/11): O dia inicia com tempo seco e poucas nuvens em todas as regiões do Estado. Entre a tarde e a noite, aumento de nuvens e pancadas de chuva entre o Oeste e o Planalto Sul devido a um sistema de baixa pressão. Temperatura alta à tarde. Vento de nordeste a norte, fraco a moderado.

 

Quinta-feira (20/11): Céu encoberto com chuva no decorrer do dia do Oeste ao Litoral Sul e entre a tarde e a noite nas demais regiões do Estado. Temperatura alta à tarde, com sensação de abafamento devido à alta umidade do ar. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (21/11): Nebulosidade variável com pancadas isoladas de chuva no decorrer do dia em todas as regiões do Estado, devido à passagem de uma frente fria de intensidade fraca. Temperatura alta à tarde, com ar abafado.  Vento de nordeste e noroeste, fraco a moderado, com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 22 a 02 de dezembro de 2014

 

Entre os dias 23 e 25, chuva em todas as regiões do Estado, devido à passagem de uma frente fria e a um sistema de baixa pressão, provocando pancadas de chuva com trovoadas. No restante do período, a chuva volta ao Estado entre os dias 29 e 01 de dezembro, devido à passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil.

Erikson de Oliveira – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 14/11/2014
14.11.2014


 

Sol entre nuvens e pouca chuva em SC

 

Sexta-feira (14/11): Sol entre nuvens em SC. No Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte mais nuvens e chance de chuva fraca e isolada. Temperatura amena. Vento de sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado e domingo (15 e 16/11): Presença de sol entre nuvens em SC. Entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte nebulosidade variável com chance de chuva fraca nas áreas mais próximas do mar, especialmente no início e fim do dia, devido à circulação marítima.  Temperatura amena ao amanhecer e em elevação durante o dia. Vento de sudeste/leste a leste/nordeste, fraco a moderado.

 

Segunda e terça-feira (17 e 18/11): Tempo seco com sol entre algumas nuvens em SC e temperatura em elevação. Vento de nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 19 a 29 de novembro de 2014

 

Boa parte do período será marcado por tempo estável com sol e algumas nuvens em SC, devido à influência de uma massa de ar seco. Não há previsão de chuva significativa para o estado até o momento, apenas pancadas isoladas de chuva, associadas ao calor, que por vezes podem vir acompanhadas de temporais isolados com granizo.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 13/11/2014
14.11.2014


 

Sol entre nuvens e pouca chuva em SC

 

Sexta-feira (14/11): Sol entre nuvens em SC. No Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte mais nuvens e chance de chuva fraca e isolada. Temperatura amena. Vento de sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado e domingo (15 e 16/11): Presença de sol entre nuvens em SC. Entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte nebulosidade variável com chance de chuva fraca nas áreas mais próximas do mar, especialmente no início e fim do dia, devido à circulação marítima.  Temperatura amena ao amanhecer e em elevação durante o dia. Vento de sudeste/leste a leste/nordeste, fraco a moderado.

 

Segunda e terça-feira (17 e 18/11): Tempo seco com sol entre algumas nuvens em SC e temperatura em elevação. Vento de nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 19 a 29 de novembro de 2014

 

Boa parte do período será marcado por tempo estável com sol e algumas nuvens em SC, devido à influência de uma massa de ar seco. Não há previsão de chuva significativa para o estado até o momento, apenas pancadas isoladas de chuva, associadas ao calor, que por vezes podem vir acompanhadas de temporais isolados com granizo.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 13/11/2014
13.11.2014


A temperatura diminui e a semana termina com sol em SC

 

Quinta-feira (13/11): Nebulosidade variável com aberturas de sol no decorrer do dia em boa parte do Estado. Da Serra ao Litoral ocorre chuva fraca em alguns momentos por influência de uma frente fria que avança pelo Litoral Sul do Brasil. A temperatura diminui e fica mais amena. Vento de sul a sudeste, moderado com rajadas de 50 a 65km/h.

 

Sexta-feira (14/11): Nevoeiros ao amanhecer com predomínio de sol em SC no decorrer do dia, por influência de uma massa de ar mais seco e frio. Temperatura mais amena em SC, com mínima entre 2ºC e 4ºC em Urupema, Urubici e São Joaquim. Vento de sul a sudeste, fraco a moderado.

 

Sábado, domingo e segunda-feira (15 a 17/11): Sol entre algumas nuvens e temperatura em elevação, por influência de uma massa de ar seco. Chuva, se ocorrer, será no Litoral e áreas próximas com fraca intensidade, associada a circulação marítima. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 18 a 28 de novembro de 2014

 

Boa parte do período será marcado por tempo estável com sol e algumas nuvens em SC, devido à influência de uma massa de ar seco. Não há previsão de chuva significativa para o estado até o momento, apenas pancadas isoladas de chuva, associadas ao calor, que por vezes podem vir acompanhadas de temporais isolados com granizo.

Gilsânia Cruz – Meteorologista 
Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 12/11/2014
12.11.2014


 

Quarta-feira de sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva em SC

 

Quarta-feira (12/11): Nebulosidade variável com chuva isolada no decorrer da manhã, do Meio Oeste ao Litoral. Entre a tarde e noite, pancadas de chuva do Oeste ao Litoral Sul, devido à influência de um sistema de baixa pressão e da aproximação de uma frente fria. Nas demais regiões as pancadas de chuva se iniciam no período da noite. Possibilidade de temporais isolados com descargas elétricas e granizo de forma isolada. Temperatura amena, com sensação de ar mais abafado devido à alta umidade do ar. Vento de nordeste no Litoral e de nordeste variando para sudeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas.

 

Quinta-feira (13/11): Nebulosidade variável, com pancadas isoladas de chuva no decorrer de todo o dia na Grande Florianópolis, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Planalto Norte devido à passagem da frente fria. Nas demais regiões do Estado, céu encoberto com diminuição da nebulosidade no decorrer do dia. Temperatura amena, diminuindo a partir da tarde com a entrada de uma massa de ar mais frio. Vento de sul a sudeste, moderado a forte com rajadas no Litoral e Planalto

.

Sexta-feira, sábado e domingo (14, 15 e 16/11): Tempo seco com sol e poucas nuvens em SC, devido à chegada de uma nova massa de ar seco. Temperatura mais amena, baixa no Planalto na sexta-feira e sábado. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 17 a 27 de novembro de 2014

 

O período de se inicia com tempo seco, voltando a chover no Estado entre os dias 19 e 21, devido a um sistema de baixa pressão e uma frente fria. O período seguinte será marcado por tempo estável com sol e algumas nuvens em SC, devido à influência de uma massa de ar seco. Não há previsão de chuva significativa para o estado até o momento, apenas nebulosidade e chuva fraca no Litoral devido aos ventos úmidos que sopram do mar. Temperatura elevada.

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

 
Desenvolvimento