AVISO METEREOLOGICO 03/07/2015
03.07.2015


Fim de semana com vento forte e mar agitado a grosso no Litoral de SC

Entre a noite de sexta-feira (03/07) e madrugada de domingo (05/07), vento sul intenso e persistente (velocidade média de 40 e 50 km/h), com rajadas fortes (de 60 a 80 km/h) e ondas mais altas com picos de 3,0 e 4,0 m, no Litoral de SC.  Mar muito agitado a grosso com risco para atividades de pesca e navegação neste período.

Uma frente fria se desloca pelo Litoral de SC na sexta-feira (03/07), seguida do avanço de um sistema de alta pressão que mantém o vento de sul forte e persistente na área oceânica do RS e de SC.

Gilsânia Cruz - Meteorologista

AVISO METEREOLOGICO 03/07/2015
03.07.2015


Fim de semana com frio intenso e geada em SC

 

A análise das condições atmosféricas mantém o indicativo de pouca chuva para esta sexta-feira e frio intenso no fim de semana, com formação de geada na madrugada e amanhecer de domingo.

 

No sábado (04/07), declínio acentuado na temperatura em todas as regiões a partir da madrugada, o frio será mais intenso à noite, devido a uma massa de ar frio de origem polar que avança por SC. A condição de neve é pequena na Serra Catarinense no final da madrugada e manhã, sendo mais favorável a ocorrência de chuva congelada em cidades mais altas, como Urupema, Urubici e Morro da Igreja. Vento sul de intensidade moderada a forte e persistente, aumentando a sensação de frio. Rajadas de 50 a 80 km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral.

 

No domingo (05/07), temperatura baixa em todas as regiões de SC com geada, devido à presença do ar polar no Sul do Brasil. Temperatura mínima negativa no Planalto e áreas altas do Meio Oeste (-4 ºC e -1ºC) e variando entre 3°C e 9ºC nas demais áreas altas do Estado.

 

Gilsânia Cruz/ Erikson Oliveira - Meteorologistas

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 02/07/2015
02.07.2015


Volta a chover e a temperatura cai no fim de semana

 

Quinta-feira (02/07): À tarde, sol com variação de nuvens. No Extremo Oeste e Oeste, ocorrem pancadas de chuva à noite. Risco de descarga elétrica e rajadas de vento. No Litoral Norte ocorre chuva fraca à noite devido aos ventos úmidos do mar. Temperatura amena. Vento de leste e nordeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (03/07)O tempo fica instável com chuva já no período da madrugada e manhã, devido a uma nova frente fria. A chuva dura até a noite no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul .Risco de descarga elétrica e rajadas de vento. No decorrer da noite, uma massa de ar frio de origem polar provoca queda acentuada na temperatura. Vento norte a sudoeste, moderado com rajadas a partir da noite.

 

Sábado (04/07):Uma massa de ar frio de origem polar avança por SC provocando queda gradativa na temperatura no decorrer do dia. O tempo fica mais estável, porém com variação de nuvens. Risco de rajadas de vento de 50 a 80 km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral. Vento de sudoeste a sul no fim do dia.

 

Domingo (05/07): Sol e pouca nebulosidade em SC. Temperatura baixa pela manhã, podendo chegar a -4ºC no Planalto Sul com ocorrência de geada. O risco de geada se estende também ao Meio Oeste e áreas altas do Oeste e Planalto Norte. Vento de sudeste a nordeste fraco.

 

Segunda-feira (06/07): Aumento de nuvens no Oeste com ocorrência chuva a partir da tarde no Oeste e Meio Oeste e à noite nas demais regiões do Estado. Atenção para descarga elétrica. A temperatura se eleva ficando amena, devido aos ventos que sopram de nordeste e norte, com intensidade fraca a moderada.
TENDÊNCIA de 07 a 16 de julho de 2015

 

Na terça-feira (07/07) ainda chove na parte norte de Santa Catarina devido à frente fria. Volta a chover em Santa Catarina nos dias 12 e 13 devido a uma frente friaUma nova frente fria causa chuva e queda na temperatura nos dias 15 e 16.

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

AVISO METEREOLOGICO 02/07/2015
02.07.2015


no Litoral de SC

 

Entre a noite de sexta-feira (03/07) e madrugada de domingo (05/07), vento sul intenso e persistente (velocidade média de 40 e 50km/h), com rajadas fortes (de 70 a 90km/h), e ondas mais altas com picos de 3,5 e 4,5 m, no Litoral de SC.  Mar muito agitado a grosso com risco para atividades de pesca e navegação neste período.

 

Uma frente fria se desloca pelo Litoral de SC na sexta-feira (03/07), seguida do avanço de um sistema de alta pressão que mantém o vento de sul forte e persistente na área oceânica do RS e de SC.

 

Marilene de Lima e Erikson Oliveira - Meteorologistas

AVISO METEREOLOGICO 30/06/2015
02.07.2015


Frio intenso e geada ampla em SC no final de semana

 

A análise das condições atmosféricas mantém o indicativo de chuva para sexta-feira e frio intenso com formação de geada entre a noite de sábado e manhã de domingo.

 

No Sábado (04/07), declínio acentuado na temperatura em todas as regiões de SC a partir da madrugada, principalmente à noite o frio é mais intenso, devido a uma massa de ar frio de origem polar que avança para SC. Vento sul de intensidade moderada a forte e persistente, aumentando a sensação de frio intenso. Rajadas de 50 a 80 km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral.

 

No Domingo (05/07), temperatura baixa em todas as regiões de SC com geada ampla, devido à presença do ar polar no Sul do Brasil. Temperatura mínima negativa no Planalto e áreas altas do Meio Oeste (-4 ºC e -1ºC) e variando entre 3°C e 9ºC nas demais áreas altas do Estado.

 

Marilene de Lima / Erikson Oliveira - Meteorologistas

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 01/07/2015
01.07.2015


 

 

 

Quarta-feira de tempo estável em Santa Catarina

Quarta-feira (01/07):Nevoeiros pela manhã no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. No Litoral e Vale do Itajaí sol e poucas nuvens. À noite, condição de chuva fraca no Litoral Norte de SC devido aos ventos úmidos do mar. A temperatura fica amena em todas as regiões. Vento de sudeste a leste, fraco a moderado.

 

Quinta-feira (02/07): Ocorrência de nevoeiros pela manhã. À tarde, sol e aumento de nuvens no Extremo Oeste e Oeste, onde ocorrem pancadas de chuva à noite. Risco de descarga elétrica e rajadas de vento. No Litoral Norte e Planalto Norte, mais nebulosidade. Temperatura amena. Vento de leste e nordeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (03/07): O tempo fica instável com chuva especialmente no período da madrugada e manhã no Oeste e Meio Oeste, devido a uma nova frente fria. Nas demais regiões do Estado, a chuva chega pela manhã e vai até a noite. Risco de descarga elétrica e rajadas de vento. No decorrer da tarde e noite, uma massa de ar frio de origem polar provoca queda acentuada na temperatura. Vento noroeste a sudoeste, moderado com rajadas a partir da tarde e noite.

 

Sábado (04/07): Uma massa de ar frio de origem polar avança por SC, deixando o tempo estável com sol e poucas nuvens em todas as regiões. A temperatura declina acentuadamente na madrugada devido ao vento sul. Risco de rajadas de vento de 50 a 80 km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral. Vento de sul a sudeste no fim do dia.

Domingo (05/07): Sol e pouca nebulosidade em SC. Temperatura baixa pela manhã, podendo chegar a -4ºC no Planalto Sul. O risco de geada se estende também ao Meio Oeste, Oeste e Planalto Norte. Vento de leste a nordeste.

 

TENDÊNCIA de 05 a 15 de julho de 2015

 

Na segunda e terça-feira (06 e 07/07) volta a ocorrer chuva com risco de temporal isolado em SC. Volta a chover em Santa Catarina nos dias 10, 11 e 13. A temperatura fica amena durante todo o período, sem previsão de massas de ar frio intensas.

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

Aviso Meteorológico 30/06/15
30.06.2015


Chuva seguida de frio intenso no fim da semana em SC

 

Nesta terça-feira (30/06) tempo instável com chuva no Oeste, se estendendo as regiões Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul no decorrer da manhã, devido ao avanço de uma frente fria. Da Grande Florianópolis ao norte do Estado, condições de chuva no período da tarde e noite. Risco de temporal com rajadas de vento e granizo localizado nas áreas mais próximas ao RS, especialmente no Oeste.

 

A partir da tarde de quinta-feira (02/07) volta a ocorrer chuva em SC, se estendendo para madrugada e manhã sexta-feira (03/07).  Risco de temporal com pontuais mais elevados de chuva no Planalto Norte e Litoral Norte na sexta, por influência de uma nova frente fria.

 

No sábado (04/07), uma massa de ar frio de origem polar avança por SC, deixando o tempo estável e ensolarado em todas as regiões. A temperatura declina acentuadamente e a sensação será de frio intenso devido ao vento moderado a forte persistente, com rajadas de 50 a 80 km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral.

 

No domingo (05/07) o ar polar deixa o amanhecer com temperatura baixa em SC, negativa na serra catarinense (-7ºC) e de -2ºC a 5ºC nas áreas altas do Estado, com previsão de geada moderada a forte de forma ampla.

 

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins - Meteorologistas

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 30/06/2015
30.06.2015


Chuva seguida de frio intenso no fim da semana em SC

 

Terça-feira (30/06): Tempo instável com chuva no Oeste, se estendendo as regiões Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul no decorrer da manhã, devido ao avanço de uma frente fria. Da Grande Florianópolis ao norte do Estado, condições de chuva no período da tarde e noite. Risco de temporal com rajadas de vento e granizo localizado nas áreas mais próximas ao RS, especialmente no Oeste. Temperatura em pequena elevação nas áreas mais próximas ao RS, subindo mais nas demais regiões. Vento de noroeste, passando a sudoeste no fim do dia, fraco a moderado com rajadas.
Quarta-feira (01/07): O sol volta a aparecer em boa parte do Estado, acompanhado de mais nuvens e chance de chuva fraca no Planalto Norte e Litoral Norte. A temperatura diminui pouco e fica agradável durante o dia em todas as regiões. Vento variável de sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Quinta-feira (02/07): Sol com aumento de nuvens e condições de chuva com trovoadas a partir da tarde, começando pelas áreas mais próximas ao PR, por influência de um cavado (área alongada de baixa pressão). Temperatura em pequena elevação. Vento de sudeste e nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Sexta-feira (03/07): O tempo segue instável com chuva especialmente no período da madrugada e manhã, devido a uma nova frente fria. Risco de temporal com pontuais mais elevados de chuva no Planalto Norte e Litoral Norte. No decorrer da tarde e noite, a nebulosidade diminui em SC, com o avanço de uma intensa massa de ar frio de origem polar. Temperatura em pequena elevação, declinando acentuadamente no fim do dia no Oeste ao Sul do Estado. Vento nordeste a sudoeste, moderado com rajadas fortes a partir da tarde e noite.
Sábado (04/07): Uma massa de ar frio de origem polar avança por SC, deixando o tempo estável e ensolarado em todas as regiões. A temperatura declina acentuadamente e a sensação será de frio intenso devido ao vento sul moderado a forte persistente, com rajadas de 50 a 80 km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral.

 

TENDÊNCIA de 05 a 15 de julho de 2015

 

No domingo (06/07) o ar polar deixa o amanhecer com temperatura baixa em SC, negativa na serra catarinense (-7ºC) e de -2ºC a 5ºC nas áreas altas do Estado, com previsão de geada moderada a forte de forma amplaNa segunda e terça-feira (06 e 07/07) volta a ocorrer chuva e temporal isolado em SC, por influência de mais uma frente fria. Após essa frente fria, uma nova massa de ar frio declina a temperatura no Estado e deixa o tempo mais seco com sol entre algumas nuvens.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

Fim de semana com mar muito agitado a grosso no Litoral de SC
30.06.2015


Fim de semana com mar muito agitado a grosso no Litoral de SC

Após a passagem de uma frente fria na sexta-feira (03/07), o avanço de um sistema de alta pressão mantém o vento sul forte e persistente, provocando forte agitação marítima no Litoral de SC. As ondas ficam mais altas a partir da noite de sexta-feira com picos de 3,0 m, aumentando rapidamente para 3,5 e 4,5 m no decorrer de sábado e durante o domingo.

Atenção para sábado e domingo (04 e 05/07): o vento de sul intenso e persistente (velocidade média de 40 e 50km/h), com rajadas fortes (de 80km/h) na madrugada e manhã de sábado deixam o mar muito agitado a grosso com risco para atividades de pesca e

Gilsânia Cruz - Meteorologista

AVISO METEREOLOGICO 30/06/2015
30.06.2015


Aviso Meteorológico

30/06/2015 08h40min

 

Chuva seguida de frio intenso no fim da semana em SC

 

Nesta terça-feira (30/06) tempo instável com chuva no Oeste, se estendendo as regiões Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul no decorrer da manhã, devido ao avanço de uma frente fria. Da Grande Florianópolis ao norte do Estado, condições de chuva no período da tarde e noite. Risco de temporal com rajadas de vento e granizo localizado nas áreas mais próximas ao RS, especialmente no Oeste.

 

A partir da tarde de quinta-feira (02/07) volta a ocorrer chuva em SC, se estendendo para madrugada e manhã sexta-feira (03/07).  Risco de temporal com pontuais mais elevados de chuva no Planalto Norte e Litoral Norte na sexta, por influência de uma nova frente fria.

 

No sábado (04/07), uma massa de ar frio de origem polar avança por SC, deixando o tempo estável e ensolarado em todas as regiões. A temperatura declina acentuadamente e a sensação será de frio intenso devido ao vento moderado a forte persistente, com rajadas de 50 a 80 km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral.

 

No domingo (05/07) o ar polar deixa o amanhecer com temperatura baixa em SC, negativa na serra catarinense (-7ºC) e de -2ºC a 5ºC nas áreas altas do Estado, com previsão de geada moderada a forte de forma ampla.

 

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins - Meteorologistas

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 29/06/2015
29.06.2015


 

Previsão do Tempo  15 dias

Semana com risco de temporal e frio intenso em SC

Segunda-feira (29/06): No Oeste de SC, céu mais nublado com condições de chuva isolada a qualquer hora do dia. Na maior parte do dia presença de sol em todas as regiões catarinenses devido à presença de uma massa de ar mais seco. Temperatura em elevação. Vento de nordeste e noroeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (30/06): Chuva no decorrer da madrugada até à tarde do Oeste ao Litoral Sul, a partir da tarde nas demais regiões devido ao avanço de uma frente fria. Há risco de temporal com chuva forte e localizada, granizo isolado, especialmente do Oeste ao Sul. Vento de noroeste e sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quarta-feira (01/07): Céu parcialmente nublado com chuva isolada à noite em boa parte do Estado. No Planalto Norte e Litoral Norte, chuva isolada no início e final do dia. Temperatura amena. Vento variável de noroeste e sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quinta-feira (02/07): Tempo instável com pancadas de chuva em todas as regiões ao longo do dia devido a áreas de instabilidade (sistema de baixa pressão). Chuva mais forte no Planalto Norte e Litoral Norte. Alerta para temporais localizados com granizo. Temperatura em declínio. Vento de sudeste e nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (03/07): O tempo segue instável com chuva em todas as regiões de intensidade mais forte no Oeste e Litoral Sul. O tempo melhora no final do dia a partir da divisa com o RS, devido à aproximação de uma massa de ar frio e seco de origem polar no Sul do Brasil. Temperatura em declínio acentuado. Ventos moderado a forte de noroeste a sudoeste.

TENDÊNCIA de 04 a 13 de julho de 2015

 

Entre 04 e 06, tempo firme com geada generalizada no Estado. Nos dias seguintes áreas de instabilidade provocam chuva em SC, principalmente nos dias 10 e 11.

 

Marcelo Martins – Meteorologista

 

Previsão do Tempo 15 dias
27.06.2015


Final de semana de sol e temperatura mais elevada

 

Sábado (27/06): Massa de ar seco deixa o tempo estável com predomínio de sol em boa parte de SC ao longo do dia. Somente na Grande Florianópolis e Litoral há um pouco mais de nuvens devido a umidade que vem do mar. Temperatura em gradativa elevação. Vento de nordeste, fraco a moderado.

 

Domingo (28/06): Nevoeiros ao amanhecer com presença de sol entre algumas nuvens em SC. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e no Litoral Norte há um pouco mais de nuvens por influência da circulação marítima. Temperatura em gradativa elevação. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Segunda-feira (29/06): Tempo firme com nevoeiros ao amanhecer e presença de sol em todas as regiões de SC. No Oeste e Meio Oeste, mais nuvens durante a tarde e noite Temperatura em elevação. Vento de nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Terça-feira (30/06): Tempo instável com pancadas de chuva já na madrugada no Oeste e Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul e, nas demais regiões a partir da tarde, devido à aproximação de uma frente fria. Risco de temporal isolado com granizo. Vento de nordeste/noroeste, passando a sudoeste na divisa com o RS, fraco a moderado com rajadas.

 

Quarta-feira (01/07): Ainda chove no início do dia na divisa com o RS ainda pela influência da frente fria e, melhora no decorrer do dia nas demais regiões a partir da tarde. Temperatura em declínio. Ventos de sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 02 a 11 de julho de 2015

 

Nesse período há previsão de chuva em SC devido à passagem de duas frentes frias, uma entre os dias 02 e 03 e outra entre os dais 06 e 08. Após a passagem dessas frentes frias, o tempo fica mais firme com sol entre nuvens e temperatura baixa no Estado, com a influência de massas de ar frio e seco.

 

Marcelo Martins – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

Previsão do Tempo - 3 meses
26.06.2015


Julho, Agosto e Setembro de 2015

Inverno com chuva e temperatura acima da média em SC

El Niño em curso com influência no Sul do Brasil

 

Fim do inverno e inicio a primavera: 23/09 às 05h21min

 

Para o trimestre a previsão é de chuva acima da média em SC. Estudos científicos apontam para aumento da chuva no Sul do Brasil, em anos de El Niño. No entanto, é importante lembrar que o El Niño norteia a previsão, mas o acompanhamento diário é que é determinante para prever os eventos extremos de chuva.

 

Climatologia: nos meses de julho e agosto, os valores esperados de chuva variam de 115 a 180mm nas regiões Oeste e Meio Oeste, e de 80 a 130mm do Planalto ao Litoral, sendo o Litoral a região que menos chove nesta época do ano.

 

A chuva é preferencialmente causada pela influência de frentes frias, que são mais frequentes em anos de El Niño. Setembro marca a transição entre o inverno e a primavera, dando início a época de chuva em SC com totais de precipitação mais elevados, variando entre 130 e 210mm. Neste mês é comum à influência de SCMs (Sistemas Convectivos de Mesoescala), que se formam normalmente no Paraguai e se deslocam para SC, provocando chuva significativa especialmente no Oeste e Meio Oeste.

 

O inverno também é a época de atuação dos ciclones extratropicais, que oferecem perigo às embarcações no Litoral Catarinense, quando os ventos fortes e mar agitado muitas vezes resultam em ressaca.

 

Em relação à temperatura a previsão é de um inverno mais ameno em SC, com temperatura acima da média climatológica, especialmente a temperatura mínima.  Isso não quer dizer que não chegarão ondas de frio ao Estado, mas neste ano devem ser mais escassas e pouco duradouras, intercalando com períodos mais aquecidos.

 

Na incursão de massas de ar de origem polar, típicas da estação, são esperadas temperaturas próximas de zero grau, e também negativas, nas áreas altas do Estado, resultando na formação de geada ampla. Episódios de neve também podem ocorrer especialmente em julho e agosto, com maior probabilidade para as áreas altas do Planalto Sul. Episódios de frio acompanhados de umidade elevada também podem resultar em geada negra, prejudicial à agricultura.

Outra característica do inverno são os nevoeiros nas primeiras horas da manhã, que reduzem a visibilidade nas estradas e no mar.

 

A Temperatura da Superfície do Mar(TSM):

 

A TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial, região de monitoramento do El Niño, continua apresentando anomalia positiva, variando de 0,5ºC a2,0ºC e valores mais altos de até 3ºC no Pacífico Equatorial Leste e Oeste, como mostram as Figuras 1 e 2. O fenômeno El Niño persiste com intensidade fraca a moderada nos próximos meses, podendo se intensificar na primavera.

clima1

F
igura 1 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em Maio de 2015.

clima2
Figura 2 - Anomalia da TSM no oceano Atlântico e Pacifico, entre 14 a 20/06/2015.

A Epagri/Ciram recomenda o permanente acompanhamento dos boletins e informações disponibilizados neste site. 

 

Elaboração do boletim: Gilsânia Cruz (Meteorologista)
Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, UFSC E RBS.

Previsão do Tempo - 15 dias
26.06.2015


Sol com algumas nuvens e temperatura em elevação

 

Sexta-feira (26/06): Variação de nuvens e condições de chuva fraca da Serra ao Litoral devido à circulação marítima, com aberturas de sol no decorrer do dia na maioria das regiões. No Oeste, Meio Oeste e no Litoral Sul, o dia será ensolarado. Temperatura em gradativa elevação. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Sábado (27/06): Nevoeiros ao amanhecer com presença de sol entre algumas nuvens em SC. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e no Litoral Norte há condições de chuva fraca na madrugada e início da manhã, ainda por influência da circulação marítima. Temperatura em gradativa elevação. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Domingo e segunda-feira (28 e 29/06): Tempo firme com nevoeiros ao amanhecer e presença de sol em todas as regiões de SC. Temperatura em elevação. Vento de nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Terça-feira (30/06): Sol com aumento de nuvens em SC e condições de pancadas de chuva a partir da manhã no Oeste e Meio Oeste, e nas demais regiões a partir da tarde, devido à aproximação de uma frente fria. Risco de temporal isolado com granizo. Vento de noroeste, passando a sudoeste na divisa com o RS, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 01 a 10 de julho de 2015

 

Nesse período há previsão de chuva em SC devido à passagem de duas frentes frias, uma entre os dias 01 e 02 e outra entre os dais 06 e 08. Após a passagem dessas frentes frias, o tempo fica mais firme com sol entre nuvens e temperatura baixa no Estado, com a influência de massas de ar frio e seco.

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Previsão do Tempo - 15 dias
25.06.2015


Sol e temperaturas em elevação em SC

 

Quinta-feira (25/06): O ar mais seco no Sul do Brasil mantém presença de sol na maior parte de SC. Mais nuvens e chuvisco entre a tarde e noite na Grande Florianópolis e Litoral Norte, devido à umidade que chega do mar. Temperatura em elevação. Vento de nordeste com variações de leste na Grande Florianópolis e Litoral Norte.

 

Sexta-feira (26/06): Nevoeiros ao amanhecer no Meio Oeste e Planalto. No decorrer do dia presença de sol em todas as regiões de SC. Mais nuvens e chuviscos isolados na faixa litorânea de Florianópolis e o Litoral Norte. Temperatura em gradativa elevação. Vento de nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

 

Sábado (27/04): Tempo firme com sol na maior parte de SC. No início do dia mais nebulosidade e chuvisco isolado na Grande Florianópolis e Litoral Norte, devido à circulação marítima. Temperatura em elevação. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Domingo e segunda-feira (28 e 29/04): Tempo firme com sol e poucas nuvens em SC. Temperatura em elevação. Vento de nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas.


TENDÊNCIA de 30 de junho a 10 de julho de 2015

 

Nesse período há previsão de chuva devido à passagem de duas frentes frias, uma entre os dias 30/06, 01, 02 e 03/07 e a outra entre os dais 05, 06 e 07. O tempo melhora a partir do dia 08/07. A temperatura não sobe muito e apresenta pouca variação, devido à nebulosidade e à chuva.

Marilene de Lima – Meteorologista

 
Desenvolvimento