PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 24/07/2014
24.07.2014


Quinta-feira com chuva em SC

 

Sexta-feira com chance de neve no Planalto Sul de SC

 

Quinta-feira (24/07): Uma frente fria passa por SC, mantendo céu encoberto com chuva principalmente do Meio Oeste ao Litoral. A chuva será forte por alguns momentos, com acumulados de 50 mm no Planalto Norte e litoral Norte e de 40mm nas demais regiões. Entre a tarde e noite uma massa de ar seco e frio avança pelo RS diminuindo a nebulosidade e a condição de chuva no Oeste e Meio Oeste.  Temperatura com pouca elevação durante o dia devido à nebulosidade e a chuva, com declínio acentuado à noite a partir da divisa com o RS. Vento fraco a moderado na maior parte do dia, passando a sudoeste entre a tarde e noite, com rajadas de 60km/h no Planalto Sul.

 

Sexta-feira (25/07): Do Planalto ao Litoral mais nebulosidade e chuva fraca pela manhã. No Oeste e Meio Oeste a massa de ar seco mantém céu com poucas nuvens e presença de sol. No Planalto Sul as temperaturas baixas e condição de chuvisco e umidade alta mantém chance de neve nas áreas altas. Temperatura com pouca variação durante o dia devido à nebulosidade, com declínio mais acentuado a partir da noite. Vento de sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas no Meio Oeste e Litoral.

 

Sábado (26/07): Tempo firme com nevoeiros ao amanhecer e sol no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul devido à massa de ar seco e frio. Nas demais regiões de SC mais nebulosidade, com chuva por alguns momentos no Litoral Norte principalmente pela manhã, devido à passagem de uma frente fria pela área oceânica do Litoral Sul do Brasil. Temperaturas baixas com pouca elevação durante o dia, na madrugada e amanhecer formação de geada nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul. Vento de sudoeste e sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Domingo e Segunda-feira (27 e 28/07): Tempo firme em SC, com nevoeiros ao amanhecer e sol durante o dia devido a uma massa de ar seco no litoral do Sul do Brasil. Mais nebulosidade e chuva à noite no Litoral Norte devido à circulação marítima, vento que sopra de leste trazendo umidade do mar. O ar frio com características polares mantém as temperaturas mais baixas pela manhã, com formação de geada ampla nas áreas mais altas do Estado. Vento de sudoeste, com variações de leste principalmente no Litoral Norte, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 29 de julho a 08 de agosto de 2014

 

Até dia 03 o tempo permanece estável com predomínio de sol entre poucas nuvens e temperatura em gradativa elevação na maior parte de SC, mais nebulosidade no Litoral devido aos ventos que sopram do mar. Entre os dias 04 e 06 de agosto, tempo instável com chuva devido à passagem de uma frente fria pelo Estado. No dia 07, a frente se afasta deixando o tempo mais firme com sol e temperaturas baixas em SC.

 

Marilene de Lima – Meteorologista

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 23/07/2014
23.07.2014


Quarta e quinta-feira com previsão de chuva forte no Estado

 

Entre a quinta e a sexta há condições de neve em SC

 

Quarta-feira (23/07): Uma frente fria avança por SC, mantendo céu encoberto com chuva no Oeste e Meio Oeste. Nas outras regiões, encoberto com chuva a partir da tarde e início da noite. A chuva será forte por alguns momentos com acumulados de 40 mm a 60 mm, principalmente nas regiões Oeste e Meio Oeste e de 20 a 30 mm nas demais regiões. Temperatura com pouca elevação devido à nebulosidade e chuva. Vento de nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas de 60 e 70 km/h no Planalto Sul e Oeste.

 

Quinta-feira (24/07): Céu encoberto com chuva em todas as regiões de SC. A chuva será persistente com volumes entre 30 e 30 mm na maioria das regiões. Entre a tarde e noite uma massa de ar seco e frio avança pelo Sul do país diminuindo a nebulosidade e a condição de chuva no Oeste e Meio Oeste. Temperatura com pouca elevação devido à nebulosidade e à chuva, com declínio acentuado à noite a partir da divisa com o RS. Há condições de neve isolada nas áreas mais elevadas de SC, especialmente no Planalto Sul. Vento de noroeste, passando a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (25/07): Tempo estável com poucas nuvens devido ao avanço de uma intensa massa de ar frio e seco. A nebulosidade ainda persiste pela manhã com chuviscos no Planalto Norte e Litoral Norte. No decorrer do dia, condição de tempo com poucas nuvens em todas as regiões. Temperatura baixa, com geada nas áreas mais altas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Vento de sudoeste a sul, fraco.

 

Sábado e Domingo (26 e 27/07): Massa de ar frio e seco de origem polar deixa o tempo estável com predomínio de sol. Ar seco e muito frio em SC. Temperaturas baixas condições favoráveis à formação de geada nas áreas mais altas do Estado. Vento de sudoeste a sul, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 28 de julho a 07 de agosto de 2014

 

Entre os dias 28 e 31, tempo estável com predomínio de sol entre poucas nuvens em SC e mais nebulosidade no Litoral devido aos ventos que sopram do mar. Temperatura em gradativa elevação. Do dia 1 ao dia 3, tempo seco em SC. Entre os dias 4 e 6 de agosto, tempo instável com chuva devido à passagem de uma frente fria pelo Estado. N dia 7, a frente se afasta deixando o tempo seco.

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

AVISO METEREOLOGICO 22/07/2014
22.07.2014


Semana de frio com chance de neve e risco de chuva forte

 

 

Na noite desta terça-feira, dia 22, há condições de chuva isolada no Oeste e Meio Oeste catarinense devido à aproximação de uma frente fria.

            Entre quarta e quinta-feira, o tempo fica instável com chuva de intensidade moderada a forte por alguns momentos. Os volumes esperados para quarta são de 40 a 60 mm, especialmente no Oeste e Meio Oeste, e menores nas demais regiões. Na quinta-feira, dia 24, os volumes são mais bem distribuídos, com valores aproximados de 50 a 60 mm. Durante a tarde e a noite, há chance de ocorrer neve nas áreas mais altas do Planalto Sul.

            Na sexta o tempo volta a estabilizar com predomínio de sol e frio intenso, com formação de geada nas áreas mais altas do Estado até o próximo final de semana, devido a chegada de uma nova massa de ar polar.


Marcelo Martins – Meteorologista

 

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 21/07/2014
22.07.2014


 

Semana começa com sol e frio em SC

 

Entre quarta-feira e quinta-feira a chuva retorna ao Estado

 

Segunda-feira (21/07): Tempo firme com poucas nuvens durante todo o dia, devido à massa de ar seco e frio no Centro e Sul do Brasil. Temperatura em elevação durante a tarde e em declínio à noite. Vento de sudeste e nordeste no litoral e de nordeste nas demais regiões, fraco a moderado.

 

Terça-feira (22/07): Nevoeiros ao amanhecer e sol entre algumas nuvens no fim da manhã e início da tarde. Aumento de nebulosidade no fim da tarde, com ocorrência de chuva no Oeste e Meio Oeste, próximo à divisa com o RS, devido à passagem de uma frente fria. Temperatura ainda baixa pela manhã e em elevação durante a tarde. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas do Oeste ao Planalto Sul.

 

Quarta-feira (23/07): A frente fria avança por SC, mantendo céu encoberto com chuva na maior parte do dia do Oeste ao Litoral Sul, na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. No Planalto Norte e Litoral Norte aberturas de sol pela manhã e encoberto com chuva à noite. A chuva será forte por alguns momentos com acumulados de 40mm a 60mm, principalmente nas regiões Oeste e Meio Oeste. Temperatura com pouca elevação devido à nebulosidade e à chuva. Vento de nordeste e norte, fraco a moderado com rajadas de 60 e 70km/h no Planalto Sul.

 

Quinta-feira (24/07): Céu encoberto com chuva em todas as regiões de SC. A chuva será persistente com volumes entre 50 e 60mm, com pontuais que podem ser maiores no Oeste, Meio Oeste e Alto Vale do Itajaí. Entre a tarde e noite uma massa de ar seco e frio avança pela Argentina diminuindo a nebulosidade e a condição de chuva no Oeste e Meio Oeste. Temperatura com pouca elevação devido à nebulosidade e à chuva, com declínio acentuado à noite a partir da divisa com o RS. Vento de noroeste, passando a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (25/07): Tempo estável com poucas nuvens devido ao avanço de uma intensa massa de ar frio e seco. A nebulosidade ainda persiste pela manhã no Planalto Norte e Litoral Norte, com ocorrência de chuva fraca. No decorrer do dia, condição de tempo com poucas nuvens em todas as regiões. Temperatura baixa, com geada nas áreas mais altas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Vento de sudoeste a sul, fraco.

 

TENDÊNCIA de 25 de julho a 04 de agosto de 2014

 

Na maior parte do período o tempo permanece mais seco, com temperaturas baixas pela manhã, devido massas de ar frio que passam pela região Sul e Argentina. Entre os dias 27, 28 e 29 ocorre mais nebulosidade e chuva na Grande Florianópolis, Litoral Norte e no Meio Oeste devido a áreas de baixa pressão no PR.

 

Marcelo Martins – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 18/07/2014
18.07.2014


Final de semana de frio intenso em SC

 

Condições favoráveis à formação de geada nas áreas mais altas

 

Sexta-feira (18/07): Mais nuvens pela manhã em SC. No decorrer do dia, uma massa de ar frio e seco avança pelo Estado, diminuindo a nebulosidade com presença de sol em todas as regiões catarinenses. Temperatura em declínio acentuado. Vento de sudoeste e sul, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (19/07): Nevoeiros ao amanhecer com predomínio de sol no decorrer do dia em todas as regiões em função da atuação de uma massa de ar frio e seco sobre o Sul do país. Temperatura baixa com formação de geada nas áreas mais altas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e principalmente no Planalto Sul. Vento de sudoeste e sul, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo e segunda-feira (20 e 21/07): Tempo firme com sol e poucas nuvens em SC, devido à massa de ar seco e frio no Sul do Brasil. Temperatura baixa na madrugada e amanhecer, entre 0°C e 5°C nas áreas altas do estado favorecendo a formação de geada. Vento fraco a moderado de sul e sudeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (22/07): Sol entre algumas nuvens em boa parte de SC. No Oeste e Meio Oeste, aumento de nebulosidade e pancadas de chuva com trovoadas no final do dia. Temperatura em elevação durante o dia. Vento de nordeste fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 23 de julho a 02 de agosto de 2014

 

Nos dias 23 e 24 uma frente fria passa por SC provocando chuva em boa parte das regiões. Há um pequeno indicativo de neve para a Serra. Entre os dias 25 e 28 uma massa de ar seco e frio provoca declínio acentuado nas temperaturas com formação de geada ampla no Estado.

 

Marcelo Martins – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 17/07/2014
18.07.2014


Previsão de frio e geada em SC

 

Na tarde desta quinta-feira (17/07) uma frente fria avança por SC provocando pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica em boa parte do estado. A partir de sexta-feira uma massa de ar seco e frio mantém o tempo firme com presença de sol e temperaturas baixas no estado. Nas madrugadas de sábado, domingo e segunda-feira as temperaturas mínimas ficam próximas ou abaixo de 5°C, com formação de geada. Especialmente no na madrugada de sábado e domingo as temperaturas mínimas ficam abaixo de zero nas áreas altas do Planalto Sul.


Marilene de Lima – Meteorologista

 

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 30/06/2014
30.06.2014


Semana de tempo firme em SC

 

Segunda-feira (30/06): Mais nebulosidade e chance de chuviscos no início do dia no Planalto Sul e Litoral Sul. No decorrer do dia, tempo estável com predomínio de sol devido ao avanço de uma massa de ar seco e frio em SC. Temperatura amena. Vento de oeste a sudoeste/ sul, fraco a moderado com rajadas no Planalto Sul e Litoral. Mar agitado com risco de ressaca ao sul de Florianópolis

 

Terça-feira (01/07): O dia começa com formação de geada nas áreas mais altas do Oeste, Meio Oeste e principalmente no Planalto Sul. No decorrer do dia, predomínio de sol em todas as regiões em função de uma massa de ar mais seco e frio no Sul do país. Ventos de sudoeste a noroeste, fraco a moderado.

 

Quarta-feira (02/07): Mais um dia com chance de geada nas áreas mais altas do Planalto Sul. No decorrer do dia, predomínio de sol entre nuvens em SC devido a uma massa de ar frio e seco. Ventos de noroeste a norte, fraco a moderado.

 

Quinta-feira (03/07): A massa de ar seco mantém o tempo com presença de sol com poucas nuvens na maioria das regiões de SC. No Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, mais nebulosidade no período da tarde com previsão de chuva isolada. Temperatura em elevação durante o dia. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (04/07): O tempo volta ficar firme com predomínio de sol entre algumas nuvens em SC. Temperatura elevada. Ventos de nordeste a noroeste, fraco moderado.

 

TENDÊNCIA de 05 a 15 de julho de 2014

 

Entre os dias 08, 09, e 10, áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil, provocam chuva no sul de SC. Após a passagem das frentes frias, a temperatura declina com a chegada de massas de ar frio.

Marcelo Martins – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

AVISO METEREOLOGICO 29/06/2014
29.06.2014


Vento forte e mar agitado neste domingo no Litoral de SC

 

Entre domingo e a segunda-feira à presença de um ciclone extratropical entre o Litoral do RS e SC, intensifica o vento do quadrante sul com rajadas de 60 a 70 km/h com rajadas que podem ultrapassar 100km/h em áreas mais afastadas da costa.

Durante o domingo e na segunda-feira o mar fica agitado a muito agitado no litoral de SC, com ondas de sul, altura de 1.5 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m ao sul de Itajaí e em áreas afastadas da costa. As atividades de pesca com pequenas e médias embarcações são expressamente desaconselháveis neste período. Há risco de RESSACA principalmente ao sul de Itajaí e no litoral do RS.

AVISO METEREOLOGICO 28/06/2014
28.06.2014


Vento forte e mar agitado a partir da noite de sábado no Litoral de SC

 

Entre o sábado e domingo a formação de um ciclone extratropical entre o Litoral do RS e SC, intensifica o vento do quadrante sul com rajadas de 70km/h a 100km/h, mais intensas em áreas mais afastadas da costa.

A partir da noite de sábado, durante o domingo e na segunda-feira o mar fica muito agitado no litoral de SC, com ondas de sul, altura de 1.5 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m ao sul de Itajaí e em áreas afastadas da costa. As atividades de pesca com pequenas e médias embarcações são expressamente desaconselháveis neste período. Há risco de RESSACA principalmente ao sul de Itajaí e no litoral do RS.

AVISO HIDROLOGICO 28/06/2014
28.06.2014


De acordo com a tabela abaixo dos níveis de rios nas Bacias dos Rios Canoas, Antas, do Peixe e Chapecó das estações monitoradas, 17 estão em condições acima dos níveis normais, as demais encontram-se em condições normais, com a seguinte situação:

CONDIÇÃO DOS NÍVEIS DOS RIOS PARA 
EMERGÊNCIA: Taió, Rio do Sul, Ponte Alta do Sul, Passo Marombas em Curitibanos, Vila Canoas em Rio Rufino, Joaçaba, Coronel Passos Maia e Passo Pio X em Pinhalzinho;

CONDIÇÃO DOS NÍVEIS DOS RIOS PARA 
ALERTA: Barragem Oeste em Taió, Blumenau e Rio Bonito em Bocaina do Sul;

CONDIÇÃO DOS NÍVEIS DOS RIOS PARA 
ATENÇÃO: Chapadão do Lageado, José Boiteux, Apiúna, Brusque, Linha Jataí em Mondaí e Tangará.

Bacia do Rio ItajaíConsiderando os níveis atuais dos rios, a situação hidrológica encontra-se na situação de emergência para as estações de Taió e Rio do Sul, observa-se uma tendência de aumentar o nível dos rios desta bacia a uma taxa de 2 à 8 cm/h e de 4 à 9 cm/h, respectivamente. A estação Barragem Oeste em Taió está na condição de alerta, com tendência de diminuir lentamente a uma taxa que varia de 2 à 9 cm/h. Para a estação de Blumenau está ocorrendo um aumento do nível do Rio Itajaí Açu a uma taxa de 3 à 7 cm/h nas últimas duas horas monitoradas(conforme tabela abaixo).  As estações de Chapadão do Lageado, José Boiteux, Apiúna e Brusque encontram-se na situação de atenção.

Bacia do Rio AraranguáNa bacia do Rio Araranguá a estação de Foz do Manuel Alves em Meleiro encontra-se na condição de atenção para enchente, permanecendo constante o nível do rio nas últimas duas monitoradas(conforme tabela abaixo).

Bacia do Rio CanoasNesta bacia a situação hidrológica encontra-se em emergência para as estações de Ponte Alta do Sul, Passo Marombas em Curitibanos e Vila Canoas em Rio Rufino, observa-se uma tendência de aumentar lentamente os níveis dos rios a uma taxa de 5 cm/h, 2 cm/h, e 6 à 7 cm/h, respectivamente (conforme tabela abaixo).

Bacia do Rio AntasO Nível do Rio Saudades na estação de Linha jataí em Mondaí, encontra-se na condição de atenção para enchente, permanecendo estável o nível deste rio na última hora monitorada (conforme tabela abaixo). 

Bacia do Rio do PeixeO Nível do Rio do Peixe encontra-se na condição de emergência para enchente na estação de Joaçaba, diminuindo o nível deste rio, a uma taxa de 10 à 16 cm/h nas últimas duas horas monitoradas (conforme tabela abaixo). Na estação de Tangará a situação encontra-se em atenção para enchente, porém o nível do Rio do Peixe está estável nas últimas duas monitoradas (conforme tabela abaixo).

Bacia do Rio ChapecóConsiderando os níveis atuais dos rios, a situação hidrológica encontra-se na situação de emergência para a estação de Coronel Passos Maia, observa-se uma tendência diminuição do nível do Rio Chapecozinho, a uma taxa de 1 à 8 cm/h nas últimas duas horas monitoradas (conforme tabela abaixo).

AVISO METEREOLOGICO 26/06/2014
26.06.2014


Vento forte e mar muito agitado oferece perigo ao Litoral de SC

 

A partir da próxima sexta-feira, dia 27, áreas de baixa pressão se intensificam entre o Litoral Sul de SC e norte do RS, dando origem a um ciclone extratropical.

No fim da sexta-feira o vento de sul ganha força no Litoral com rajadas máximas de 80km/h a 100km/h, podendo superar estes valores no sábado e domingo, especialmente em áreas mais afastadas da costa.

O mar fica muito agitado a grosso com ondas de sudeste e picos de 4 a 6 metros, mais altos no sábado e domingo ao sul de Itajaí e em áreas mais distantes da costa. As atividades de pesca com pequenas e médias embarcações fica expressamente desaconselhável neste período, com RESSACA no Litoral catarinense, principalmente ao sul de Itajaí.

 

Marcelo Martins e Gilsânia Cruz – Meteorologistas

Argeu Vanz - Oceanólogo

 

AVISO METEREOLOGICO 25/06/2014
25.06.2014


Chuva forte e contínua deve causar transtornos em SC

 

Nesta quarta-feira ocorre chuva no Estado, mais intensa e contínua do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com pontuais de 60 a 80mm.

A situação se complica entre a quinta-feira e o sábado, devido a formação de um ciclone extratropical próximo do Litoral Sul de SC, com previsão de chuva forte e  persistente.

 Nos próximos dias, o acumulado de chuva mais uma vez vai superar facilmente o esperado para junho, podendo ocorrer pontuais próximos de 300mm ou mais, como mostra a Tabela 1, especialmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com risco de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos.

 

Tabela 1 - Acumulados de precipitação (mm) previstos para cada 24h.

 

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Total

 

Total

Total

Total

Total

 

Regiões

Min-Máx

Min-Máx

Min-Máx

Min-Máx

Min-Máx

 
 

Oeste

50-80

60-90

100-120

5-15

215-305

 
 

Meio Oeste

50-70

60-90

100-120

10-20

210-300

 
 

Planalto Norte

15-20

25-40

70-90

10-20

120-170

 
 

Alto Vale

25-40

40-60

80-100

15-25

160-225

 
 

Médio Vale

15-20

25-40

70-90

5-15

115-165

 
 

Litoral Norte

15-20

25-40

40-60

5-10

85-130

 
 

Grande Florianópolis

15-25

80-100

80-100

30-60

205-285

 
 

Litoral Sul

40-60

100-120

90-110

90-110

320-400

 
 

Planalto Sul

50-70

100-120

90-110

50-80

290-380

 
 

Fonte: Setor de meteorologia Epagri/Ciram

Acompanhe a previsão de tempo diariamente!

Em caso de sinistro acione a defesa Civil ou Bombeiros da sua região.

 

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 24/06/2014
24.06.2014


Semana com chuva frequente em SC, mais forte a partir de quinta-feira

 

Terça-feira (24/06): Mais nuvens e condições de pancadas isoladas de chuva com trovoadas do Oeste ao Litoral Sul, por influência do jato subtropical (ventos fortes em altitude) e de um cavado (área alongada de baixa pressão). Nas demais regiões, sol entre nuvens e chance de chuva isolada especialmente entre a tarde e noite. Temperatura mais elevada no Litoral e norte do Estado. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quarta-feira (25/06): Tempo instável com predomínio de nebulosidade e condições de chuva em boa parte do Estado, por influência do jato subtropical (ventos fortes em altitude) e de um cavado (área alongada de baixa pressão). Especialmente entre a Grande Florianópolis e o norte de SC há chance de aberturas de sol e temperatura mais elevada durante o dia. Vento de norte a noroeste, com variação para sul no Planalto Sul e Litoral, fraco a moderado com rajadas

.

Quinta-feira a sábado (26 a 28/06): Céu encoberto com chuva moderada a forte e contínua em SC, devido à formação de um ciclone extratropical próximo ao Litoral Sul de SC. Os acumulados de chuva mais uma vez vão superar facilmente o esperado para o mês inteiro, podendo ocorrer pontuais de 300mm ou mais, sobretudo no Planalto Sul e Litoral Sul, onde a chuva mais forte se estende até o sábado, com risco de alagamentos, enchente e deslizamentos. No decorrer do sábado o tempo começa a melhorar na maioria das regiões. Vento de sudeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas fortes.

 

TENDÊNCIA de 29 de junho a 08 de julho de 2014

 

Junho termina e julho inicia com tempo seco em SC, com sol entre nuvens e temperatura mais baixa. Entre os dias 05 e 06 uma nova frente fria influencia o Estado, provocando chuva e na sequencia a temperatura declina.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 21/06/2014
21.06.2014


 

Inverno chega com sol em todas as regiões de SC

 

Inverno no Hemisfério Sul começou hoje (21/06) às 07h51m

 

Sábado (21/06): O ar frio e seco no Sul do Brasil mantém o tempo firme, com presença de sol, em SC. Frio com temperaturas baixas no início da manhã e em elevação gradativa no decorrer do dia, agradáveis no início da tarde. Vento de nordeste, com variações de sudeste pela manhã no Litoral, fraco a moderado.

 

Domingo (22/06): Tempo estável em SC, com nevoeiros ao amanhecer e sol na maior parte do dia em todas as regiões. Entre a tarde e noite mais nuvens no Oeste e Meio Oeste devido a áreas de baixa pressão no sul do Paraguai. Temperatura em elevação no decorrer do dia, mais baixa na madrugada principalmente no Meio Oeste, e Planalto, com chance de geada isolada nas áreas altas. Vento de nordeste, fraco a moderado.

 

Segunda e terça-feira (23 e 24/06): Nevoeiros ao amanhecer e sol na maior parte do dia em SC. Entre a tarde e noite mais nuvens e pancadas isoladas de chuva no Oeste e Meio Oeste devido a áreas de baixa pressão no sul do Paraguai na segunda-feira e à aproximação de uma nova frente fria pelo RS na terça-feira. Temperatura em elevação, agradável na maior parte do dia. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quinta-feira (25/06): Uma nova frente fria chega a SC, provocando chuva com risco de temporais começando em áreas próximas à divisa com o RS pela manhã. Durante a atarde e noite a chuva chega a todas as regiões do estado. Há risco de temporais com descarga elétrica e rajadas de vento de 60km/h com o avanço da frente fria. Temperatura em elevação. Vento de nordeste passando a sudoeste na tarde de quarta-feira, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 26 de junho a 05 de julho de 2014

 

 

Chuva em SC entre os dias 26 e 27, devido a uma frente fria, e entre os dias 29 e 30 devido a áreas de baixa pressão que se intensificam entre o PR e SC. Nos outros dias do período sol entre nuvens. Temperaturas com pouca variação, máximas não sobem muito e mínimas não caem muito devido à nebulosidade e a chuva.

 

Marilene de Lima – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 20/06/2014
20.06.2014


Última madrugada de outono com temperaturas baixas em SC

 

Início do inverno no Hemisfério Sul: dia 21/06 às 07h51m

 

Sexta-feira (20/06): Uma massa de ar seco e frio no Sul do Brasil mantém tempo firme com sol em SC. Temperatura em gradativa elevação durante o dia com queda acentuada entre a tarde e noite. Vento de sudeste, passando a nordeste nas regiões Oeste, Meio Oeste e Planalto, fraco a moderado.

 

Sábado (21/06): Tempo firme com presença de sol em SC, frio intenso na madrugada e início da manhã. Temperatura na madrugada próximo de 0°C e 1°C nas áreas altas do Planalto e entre 3°C e 8°C na maior parte do estado, favorecendo a formação de geada especialmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto. Durante o dia temperatura em elevação gradativa, agradáveis no início da tarde. Vento de nordeste, com variações de sudeste pela manhã no Litoral, fraco a moderado.

 

Domingo (22/06): Nevoeiros ao amanhecer e sol na maior parte do dia em todas as regiões de SC. Entre a tarde e noite mais nuvens no Oeste e Meio Oeste devido a áreas de baixa pressão no sul do Paraguai. Temperatura em elevação no decorrer do dia, mais baixa na madrugada principalmente no Planalto Sul, com chance de geada isolada nas áreas altas. Vento de nordeste, fraco a moderado.

 

Segunda e terça-feira (23 e 24/06): Nevoeiros ao amanhecer e sol na maior parte do dia em SC. Entre a tarde e noite mais nuvens e pancadas isoladas de chuva no Oeste e Meio Oeste devido a áreas de baixa pressão no sul do Paraguai na segunda-feira e à aproximação de uma nova frente fria pelo RS na terça-feira. Temperatura em elevação, agradável na maior parte do dia. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 25 de junho a 04 de julho de 2014

 

Chuva em SC entre os dias 25 e 27, devido a uma frente fria, e entre os dias 29 e 30 devido a áreas de baixa pressão que se intensificam entre o PR e SC. Nos outros dias do período sol entre nuvens. Temperaturas com pouca variação, máximas não sobem muito e mínimas não caem muito devido à nebulosidade e a chuva.

Marilene de Lima – Meteorologista

 
Desenvolvimento