Previsão do Tempo - 15 dias
28.02.2015


Sol e chuva fraca à noite no Litoral de SC

 

Sábado (28/02): Variação de nuvens e chuva fraca no Litoral e Vale do Itajaí devido aos ventos úmidos do mar. Nas demais regiões do Estado, do Oeste ao Planalto, sol e poucas nuvens com pancadas de chuva muito isoladas à tarde no Meio Oeste. Temperatura em elevação durante o dia e amena no fim da tarde e noite. Vento de sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

 

Domingo (01/03): Uma massa de ar seco passa pelo Sul do Brasil trazendo presença de sol em boa parte do dia, para todas as regiões de SC. Mais nuvens do Planalto ao Litoral, com chuva fraca no início e fim do dia no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte devido à circulação marítima, vento que traz umidade do marTemperatura amena na madrugada e início da manhã, com elevação rápida durante o dia. Vento de sudeste e nordeste, moderado pela manhã e fraco na maior parte do dia, com rajadas no Litoral.

 

Segunda e terça-feira (02 e 03/03): Variação de nuvens em SC, com chuva fraca pela manhã no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Entre a tarde e noite pancadas rápidas de chuva, com descarga elétrica, em boa parte do estado. Temperatura amena no início do dia e em elevação durante o dia. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Quarta-Feira (04/04): Variação de nuvens em SC, com chuva fraca pela manhã no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. No decorrer da tarde, áreas de baixa pressão se organizam no litoral do RS, SC e PR, provocando nebulosidade e pancadas de chuva em boa parte do estado. Temperatura elevada. Vento de nordeste fraco a moderado, com rajadas associadas às trovoadas da tarde.

 

TENDÊNCIA de 05 de março a 14 de março de 2015

 

Nesse período ocorrem pancadas de chuva durante as tardes de 04 e 07. A partir do dia 08, a condição de chuva diminui em SC, devido ao predomínio de uma massa de ar mais seco. Temperatura elevada no período.

 

Marilene de Lima – Meteorologista

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 27/02/2015
27.02.2015


Temperatura alta e pancadas de chuva em SC

 

Sexta-feira (27/02): Sol com aumento de nuvens e chuva no período da tarde e noite em todas as regiões de SC. Risco de descargas elétricas e temporais isolados com chuva forte por alguns momentos. Temperatura alta à tarde, com ar abafado. Vento de noroeste a sudeste no fim do dia, fraco a moderado, com rajadas associadas às pancadas de chuva.

 

Sábado (28/02): Variação de nuvens e chuva fraca no Litoral e Vale do Itajaí devido aos ventos úmidos do mar. Nas demais regiões do Estado, do Oeste ao Planalto, sol e poucas nuvens e pancadas de chuva muito isoladas à tarde. Temperatura mais amena, especialmente pela manhã e nas regiões do Planalto e Meio Oeste. Vento de sudeste a leste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

 

Domingo, segunda e terça-feira (01, 02 e 03/03): Muitas nuvens e chuva fraca e frequente no Litoral e Vale do Itajaí. Do Oeste ao Planalto, persiste a condição de pancadas isoladas de chuva no período da tarde e noite. Risco de temporais isolados com descarga elétrica. Temperatura mais amena. Vento de sul e sudeste, virando a nordeste no domingo, fraco com rajadas no Litoral.

 

TENDÊNCIA de 04 de março a 13 de março de 2015

 

A chuva deve continuar frequente no Estado na forma de pancadas que ocorrem principalmente no período da tarde e temperatura elevada, entre os dias 04 e 07. A partir do dia 08, a condição de chuva é mais fraca em SC, com uma massa de ar mais seco.

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 26/02/2015
26.02.2015


 

Temperatura alta e pancadas isoladas em SC

 

Quinta-feira (26/02): Variação de nuvens e chuva fraca do Planalto ao Litoral Sul pela manhã. À tarde, aumento de nuvens e chuva em todas as regiões de SC. Risco de descargas elétricas e temporais isolados. Temperatura alta à tarde, com ar abafado. Vento de noroeste, fraco a moderado, com rajadas associadas às pancadas de chuva.
Sexta-feira (27/02): Variação de nuvens e chuva no período da tarde e noite em todas as regiões de SC. Risco de descargas elétricas e temporais isolados com chuva forte por alguns momentos devido a uma frente fria. Temperatura alta à tarde, com ar abafado. Vento de noroeste e sudeste, fraco a moderado, com rajadas associadas às pancadas de chuva.
Sábado, domingo e segunda-feira (28/02, 01 e 02/03): Muitas nuvens e chuva fraca e frequente no Litoral e Vale do Itajaí. Do Oeste ao Planalto, persiste a condição de pancadas isoladas de chuva no período da tarde e noite. Risco de temporais isolados com descarga elétrica e altos acumulados no Litoral. Temperatura mais amena. Vento de sul e sudeste, virando a nordeste no domingo, fraco com rajadas no Litoral.TENDÊNCIA de 03 de março a 12 de março de 2015

A chuva deve continuar frequente no Estado na forma de pancadas que ocorrem principalmente no período da tarde. A temperatura continua alta, típica do verão, com quedas após a passagem de frentes frias nos dias 06 e 11. Nestes dias a previsão é de tempo mais firme com a atuação de massas de ar frio e mais seco.

Erikson de Oliveira – Meteorologista

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 25/02/2015
26.02.2015


Persiste a condição de calor e pancadas de chuva em SC

 

Quarta-feira (25/02): Muitas nuvens com chuva no período da tarde e noite em todas as regiões de SC. Temperatura alta à tarde, com ar abafado. Vento de noroeste, virando a sudeste no decorrer do período, fraco a moderado, com rajadas associadas às pancadas de chuva.

 

Quinta e sexta-feira (26 e 27/02): Sol com aumento de nuvens e chuva no período da tarde e noite em todas as regiões de SC. Risco de descargas elétricas e temporais isolados. Temperatura alta à tarde, com ar abafado. Vento de noroeste e sudeste, fraco a moderado, com rajadas associadas às pancadas de chuva.

 

Sábado (28/02): Muitas nuvens e chuva fraca e persistente no Litoral e Vale do Itajaí. Do Oeste ao Planalto, persiste a condição de pancadas de chuva no período da tarde e noite. Risco de temporais isolados com descarga elétrica. Temperatura mais amena. Vento de sul e sudeste, fraco, com rajadas associadas às pancadas.

 

Domingo (01/03): No Litoral e Vale do Itajaí, variação de nuvens e chuva fraca devido aos ventos úmidos do mar. Nas demais regiões, do Oeste ao Planalto, aumento de nuvens e pancadas de chuva no período da tarde. Temperatura mais amena pela manhã. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas associadas às pancadas de chuva.

 

TENDÊNCIA de 02 de março a 11 de março de 2015

 

A chuva deve continuar frequente no Estado nos dias 01 a 06/03. Nos dias seguintes a condição de tempo seco e temperatura mais amena devem predominar no Estado, com a entrada de uma massa de ar frio e seco.

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 24/02/2015
25.02.2015


 

Persiste a condição de calor e pancadas de chuva em SC

 

Terça-feira (24/02): Variação de nuvens e condição de chuva no decorrer de todo o dia em todas as regiões de SC no período da tarde e noite. A chuva poderá ser de moderada a forte por alguns momentos, trazendo também risco de descargas elétricas. Temperatura segue elevada com sensação de ar abafado. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.

 

Quarta e quinta-feira (25 e 26/02): Muitas nuvens com chuva no período da tarde e noite em todas as regiões de SC. Temperatura alta à tarde, com ar abafado. Vento de noroeste, virando a sudeste no decorrer do período, fraco a moderado, com rajadas associadas às pancadas de chuva.

 

Sexta-feira (27/02): Céu mais encoberto com chuva no decorrer do dia devido à passagem de uma frente

 

e fria pelo Estado. Temperatura sem grande elevação devido à nebulosidade. Vento de noroeste a sul, fraco a moderado.

 

 Sábado (28/02): Muitas nuvens e chuva fraca e persistente no Litoral e Vale do Itajaí. Do Oeste ao Planalto, persiste a condição de pancadas de chuva no período da tarde e noite. Risco de temporais isolados com descarga elétrica. Temperatura mais amena. Vento de sul e sudeste, fraco, com rajadas associadas às pancadas.

 

TENDÊNCIA de 01 de março a 10 de março de 2015

 

A chuva deve continuar frequente no Estado nos dias 01 a 05/03. Nos dias seguintes a condição de tempo seco e temperatura mais amena devem predominar no Estado, entrada de uma massa de ar frio e seco.

 

Erikson de Oliveira – MeteorologistaSetor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 23/02/2015
23.02.2015


 

Persiste a condição de calor e pancadas de chuva em SC

 

Segunda-feira (23/02): Variação de nuvens em SC e pancadas de chuva no período da tarde e noite devido ao calor e alta umidade do ar. A chuva deve ser mais persistente e volumosa em áreas mais próximas à divisa com o RS. Risco para descargas elétricas e temporais isolados. Temperatura alta à tarde com ar abafado. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (24/02): Variação de nuvens e condição de chuva no decorrer de todo o dia nas áreas do Oeste ao Litoral Sul, se estendendo às demais regiões no período da tarde. A chuva poderá ser de moderada a forte por alguns momentos, trazendo também risco de descargas elétricas. Temperatura segue elevada com sensação de ar abafado. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.

 

Quarta e quinta-feira (25 e 26/02): Muitas nuvens com chuva no período da tarde e noite em todas as regiões de SC, devido à aproximação de uma frente fria. Temperatura alta. Vento de noroeste, fraco a moderado.

Sexta-feira (27/02): Céu mais encoberto com chuva no decorrer do dia devido à passagem de uma frente fria pelo Estado. Temperatura sem grande elevação devido à nebulosidade. Vento de sul a sudeste, Fraco a moderado
TENDÊNCIA de 28 de fevereiro a 10 de março de 2015

 

A chuva deve continuar frequente no Estado nos dias 28 a 03/03. Nos demais dias seguintes, tempo seco e temperatura mais amena devido à entrada de uma massa de ar frio e seco. A condição de chuva retorna ao Estado nos dias posteriores a partir do dia 06/03 com a passagem de uma frente fria. 

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 19/02/2015
19.02.2015


Sol, calor e chuva em SC

 

Quinta-feira (19/02): Presença de sol com poucas nuvens em boa parte do dia em SC. Entre a tarde e noite a nebulosidade aumenta rapidamente com pancadas de chuva, típicas de verão que trazem a condição de descargas elétricas. Temperatura alta. Vento de nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (20/02): Céu encoberto com chuva na maior parte do dia no Oeste e Meio Oeste catarinense devido a áreas de baixa pressão e o avanço de uma frente fria pelo RS. Nas outras regiões, aberturas de sol, com mais nuvens e pancadas de chuva no decorrer da tarde com o avanço da frente fria pelo Estado. Acumulados de chuva previsto de 20 a 30mm em média com pontuais próximos a 40 e 50 mm no Litoral. Temperatura elevada. Vento de noroeste, com variações de sudeste do Oeste ao Litoral Sul e com variações de nordeste da Grande Florianópolis ao norte, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado, domingo e segunda-feira (21, 22 e 23/02): Tempo instável com céu encoberto e chuva persistente na maior parte de SC. A chuva poderá ser de moderada a forte por alguns momentos, com risco de alagamento. No sábado os acumulados de chuva variam de 30 a 40 mm em média e com pontuais de 70 a 90 mm especialmente em áreas próximas ao RS pela manhã e ao PR à tarde. No domingo, os valores variam entre 30 e 40 mm  no Meio Oeste com pontuais de 50 e 60mm no Planalto e Litoral. Temperatura elevada com sensação de ar abafado. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 24 de fevereiro a 06 de março de 2015

 

O período com chuva frequente em SC, no dia 24, pode ser de intensidade moderada, com volumes de 40 a 50mm em áreas próximas à divisa com o RS. Nos demais dias a chuva se concentra no período da tarde e noite, típicas de verão. O calor e a sensação de abafamento permanecem no Estado devido à persistência da massa de ar quente e úmido na região Sul do Brasil.

 

 Marilene de Lima e Erikson de Oliveira – Meteorologista

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 18/02/2015
18.02.2015


Persiste a condição de chuva em boa parte de SC

 

Quarta-feira (18/02): Sol entre nuvens no Oeste. Do Meio Oeste ao Litoral muita nebulosidade e chuva de intensidade moderada a fraca pela manhã. À tarde pancadas isoladas de chuva do Meio Oeste ao Litoral. Temperatura em elevação no Oeste. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado.

 

Quinta-feira (19/02): Presença de sol com poucas nuvens em boa parte do dia em SC. Entre a tarde e noite a nebulosidade aumenta rapidamente com pancadas de chuva, típicas de verão. Temperatura alta. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (20/02): O tempo segue instável com chuva a qualquer hora do dia no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Nas outras regiões, muitas nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. Acumulados de chuva previsto de 20 a 30mm em média. Temperatura elevada. Ventos de nordeste a sudeste, fraco a moderado.

 

Sábado e domingo (21 e 22/02): Tempo instável com chuva persistente ao longo do dia. Risco de alagamento pelo volume elevado de chuva. No sábado os acumulado serão de 30 a 50 mm em média e com pontuais de 70 a 90 mm. No domingo, os valores variam entre 30 a 50 mm  especialmente nas proximidades com a divisa com o RS e podem atingir cerca de 70 a 90 mm no Litoral Sul e Planalto Sul. Temperatura elevada com sensação de ar abafado. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 23 de fevereiro a 05 de março de 2015

 

O período com chuva frequente em SC, entre os dias 23 e 24, pode ser de intensidade moderada, com volumes de 40 a 50mm em áreas próximas à divisa com o RS. Nos demais dias a chuva se concentra no período da tarde e noite, típicas de verão. O calor e a sensação de abafamento permanecem no Estado devido à persistência da massa de ar quente e úmido na região Sul do Brasil.

 

Marcelo Martins – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

BOLETIM DE PREVISÃO DO TEMPO 16/02/2015
16.02.2015


Boletim de Previsão do Tempo

Florianópolis, 16/02/2015 

Sol e temperatura em elevação em SC 

Previsão de tempo para Segunda-feira (16/02):Tempo mais seco com presença de sol em todas as regiões no decorrer do dia. No Litoral Sul ainda há condições de chuva fraca, especialmente pela manhã e à noite, devido ao transporte de umidade do mar para a região. Temperatura em elevação gradativa. Vento de sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral. 

Previsão de tempo para Terça-feira (17/02):Predomínio de sol, temperatura em elevação e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite, típicas de verão, especialmente da Serra ao Litoral. Vento de sudeste a leste, fraco a moderado.

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

Epagri/Ciram - http://ciram.epagri.sc.gov.br

 

(48) 3665-5007/3665-5008/3665-5172

Rod. Admar Gonzaga, 1347. Itacorubi. Florianópolis-SC

 

 

AVISO METEREOLOGICO 14/02/2015
14.02.2015


Fim de semana com tempo instável em SC

 
Chuva mais intensa na parte leste do Estado

 

No sábado uma frente fria em deslocamento pelo oceano provoca chuva em Santa Catarina, mais intensa no setor Leste do Estado, abrangendo o Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. No decorrer do período ocorrem aberturas de sol especialmente em direção ao oeste e sul de SC. No período da tarde a chuva ocorre em forma de pancadas em todas as regiões e há risco de temporais isolados. Os indicativos das previsões são acumulados de chuva de 20 a 30 mm em média no Estado, com pontuais de 70 a 80 mm nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte.

 
No domingo, o Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte permanecem com tempo mais instável e sujeito a chuva a qualquer hora do dia devido à influência de um sistema de baixa pressão no oceano que traz umidade do mar a estas regiões. Ocorrem períodos de melhoria, principalmente à tarde. Nas demais regiões do Estado, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva no período da tarde e noite. O acumulado de chuva previsto varia de 10 a 20 mm no Estado, com pontuais de 70 a 80 mm no Litoral Norte.

 

Na segunda-feira, com a mudança na direção dos ventos, a região Sul de Santa Catarina deve ter tempo mais encoberto e com chuva a qualquer hora do dia, devido aos ventos úmidos que sopram do mar. Os indicativos são de acumulados de precipitação de 20 a 30 mm. Nas demais regiões catarinenses, a chuva vem em forma de pancadas nos períodos da tarde e noite, com volumes entre 10 e 20 mm.

 

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 13/02/2015
13.02.2015


 

Muitas nuvens e chuva em SC nos próximos dias

 

Sexta-feira (13/02): Tempo instável com muitas nuvens e chuva, moderada a forte principalmente no período da tarde e noite, devido ao avanço de uma frente fria. Atenção: temporais isolados com descarga elétrica, rajadas de vento e granizo isolado (mais detalhes no Aviso Meteorológico). Temperatura sem grande elevação devido à nebulosidade. Vento de noroeste a sudeste, fraco a moderado, com ocorrência de rajadas.

 

Sábado (14/02): O tempo ainda fica instável com chuva em parte do dia, mais intensa no setor norte do Estado. No decorrer do período há chance de aberturas de sol especialmente em direção ao oeste e sul de SC. No período da tarde e noite, pancadas de chuva em todas as regiões de SC, com risco de temporais isolados. A temperatura segue mais amena. Vento de sudeste, fraco a moderado, com rajadas especialmente no Litoral.

 

Domingo (15/02): Predomínio de nuvens e condição de chuva no decorrer de todo o dia no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, devido aos ventos do mar. Nas demais regiões do Estado, pancadas de chuva isolada entre a tarde e a noite. Temperatura amena do Planalto ao Litoral, mais alta no Oeste. Vento de sudeste e leste, fraco a moderado.

 

Segunda e Terça-feira (16 e 17/02): Sol entre nuvens em SC, com pancadas isoladas de chuva no período da tarde e noite especialmente do Meio Oeste ao Litoral, típicas de verão. Temperatura em elevação gradativa. Vento de sudeste a leste, fraco a moderado com rajadas na segunda-feira.

 

TENDÊNCIA de 18 a 27 de fevereiro de 2015

 

O período segue com chuva frequente em SC, concentrando-se especialmente entre a tarde e noite, típicas de verão. O calor e a sensação de abafamento retornam ao Estado nos primeiros dias do período. No dia 20 uma frente fria avança pelo Litoral Sul do Brasil, intensificando a condição de pancadas de chuva. Após a passagem da frente fria, nos dias 21 e 22, o tempo fica mais estável. Nos dias seguintes a condição de pancadas à tarde, característica deste verão retorna ao Estado até o fim do período.

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

AVISO METEREOLOGICO 13/02/2015
13.02.2015


Fim de semana com tempo instável em SC

 

Chuva mais intensa no norte do Estado

 

Sexta-feira de tempo instável com nebulosidade variável e condições de chuva em SC, em forma de pancadas moderada a forte em alguns momentos entre a tarde e noite, devido à chegada de uma frente fria. Possibilidade de temporais com ventania e granizo isolado. O acumulado de chuva varia de 20 a 40 mm em média no Estado, com pontuais de 70 mm no Litoral Norte.

No sábado a frente fria ainda provoca chuva em parte do dia, mais intensa no setor norte do Estado. No decorrer do período há chance de aberturas de sol especialmente em direção ao oeste e sul de SC. No período da tarde a chuva ocorre em forma de pancadas e há risco de temporais isolados. O acumulado de chuva previsto é de 10 a 30 mm em média no Estado, com pontuais de 50 a  70 mm no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte.

No domingo, o Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte permanecem com tempo mais instável e sujeito a chuva a qualquer hora do dia devido à circulação marítima, alternando com períodos de melhoria. Nas demais regiões sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva no período da tarde e noite. O acumulado de chuva previsto varia de 10 a 15 mm no Estado, com pontuais de 50 mm no Litoral Norte.

A previsão indica maiores acumulados de chuva para o setor norte de SC entre esta sexta-feira e o domingo, o que deixa a região vulnerável à ocorrência de alagamentos e deslizamentos de encostas, especialmente o Litoral Norte.

 

Gilsânia Cruz e Erikson de Oliveira – Meteorologistas

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 12/02/2015
12.02.2015


Sol, forte calor e pancadas de verão em SC

 

Quinta-feira (12/02): Sol entre nuvens e forte calor em SC, com sensação de ar bastante abafado devido à alta umidade do ar. No período da tarde e noite, aumento de nuvens e pancadas de chuva. Risco de temporais com descarga elétrica e granizo isolado. Vento de nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas às pancadas de chuva.

 

Sexta-feira (13/02): Tempo instável com chuva moderada a forte de chuva a partir do início do dia, devido ao avanço de uma frente fria. Atenção: temporais isolados com chuva forte, descarga elétrica, rajadas de vento e granizo isolado principalmente no período da tarde e noite (mais detalhes no Aviso Meteorológico). Temperatura sem grande elevação devido à nebulosidade. Vento de sul a sudeste, fraco a moderado, com ocorrência de rajadas.

 

Sábado (14/02): O dia começa com nuvens e chuva em SC,  moderada a forte nas regiões o Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis, com aberturas de sol no decorrer do dia em direção ao sul e oeste do Estado. A temperatura fica mais amena. Vento de sudeste a leste, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo e segunda-feira (15 e 16/02): Sol entre nuvens em SC, com chuva isolada no Litoral na madrugada, devido aos ventos úmidos do mar. Em todas as regiões, pancadas isoladas de chuva no período da tarde e noite devido a alta umidade do ar. Temperatura segue mais amena. Vento de sudeste a leste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

TENDÊNCIA de 17 a 26 de fevereiro de 2015

 

A segunda quinzena do mês segue com chuva frequente em SC, concentrando-se especialmente entre a tarde e noite, típicas de verão. O calor e a sensação de abafamento retornam ao Estado nos primeiros dias do período. No dia 20 uma frente fria avança pelo Litoral Sul do Brasil, intensificando a condição de pancadas de chuva. Nos dias seguintes a condição de pancadas à tarde, característica deste verão retorna ao Estado, não havendo previsão de um período seco nesses dias. No dia 26, uma nova frente fria atua em SC. Temperatura mais elevada, diminuindo um pouco após a passagem da frente fria.

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista 

 

AVISO METEREOLOGICO 12/02/2015
12.02.2015


 

Data: 12/02/2015 08:40h

 

 

Forte calor e temporais em SC

 

A quinta-feira será mais um dia de forte calor em SC, com pancadas de chuva de verão no período da tarde e noite, mal distribuídas e passageiras, acompanhadas de raios e temporais isolados com granizo.

 

Na sexta-feira, início de carnaval, a previsão é de tempo mais instável com pancadas de chuva em SC, no decorrer do dia, devido ao avanço de uma frente fria, que aumenta o risco de temporais com chuva forte, ventania e granizo isolado. O acumulado de chuva varia de 20 a 40 mm em média, com pontuais de 80 mm e risco de alagamentos.

 

No sábado, a frente fria ainda provoca chuva em SC, moderada a forte na madrugada e manhã no setor norte do Estado, com aberturas de sol no decorrer do dia em direção ao oeste e sul.  O acumulado de chuva previsto é de 10 a 30 mm em média no Estado, com pontuais de 70 a 80 mm no Planalto Norte e Litoral Norte e risco de alagamentos. No domingo a chuva diminui e retornam as pancadas de verão, que se mantém nos dias seguintes. A temperatura diminui.

 

Gilsânia Cruz e Erikson de Oliveira – Meteorologistas

 

--

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 11/02/2015
11.02.2015


Sol, forte calor e pancadas de verão em SC

 

Quarta-feira (11/02): Sol entre algumas nuvens, temperatura elevada e pancadas isoladas de chuva no período da tarde e noite. Risco de temporais e granizo isolado. Vento de nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas às pancadas de chuva.

 

 Quinta-feira (12/02): Sol entre nuvens e forte calor em SC, com sensação de ar bastante abafado. No período da tarde e noite, pancadas isoladas de chuva. Risco de temporais e granizo isolado. Vento de nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas às pancadas de chuva.

 

Sexta-feira (13/02): Tempo instável com pancadas moderada a forte de chuva no decorrer do dia em todo o Estado, devido ao avanço de uma frente fria. Atenção: temporais isolados com chuva forte, descarga elétrica, rajadas de vento e granizo isolado (mais detalhes no Aviso Meteorológico). A temperatura diminui. Vento de sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (14/02): O dia começa com nuvens e chuva moderada a forte em parte do estado, especialmente no setor norte, com aberturas de sol no decorrer do dia em direção ao sulA temperatura fica mais amena. Vento de sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo (15/02): Sol entre nuvens em SC, com chuva isolada no Litoral na madrugada, manhã e noite. Nas demais regiões, pancadas isoladas de chuva no período da tarde e noite. Temperatura amena. Vento de sudeste a leste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

TENDÊNCIA de 16 a 26 de fevereiro de 2015

 

A segunda quinzena do mês segue com chuva frequente em SC, concentrando-se especialmente entre a tarde e noite, típicas de verão. No dia 19 uma frente fria avança pelo Litoral Sul do Brasil, intensificando a condição de pancadas de chuva. Não há previsão de um período seco nesses dias. Temperatura mais elevada, diminuindo um pouco após a passagem da frente fria.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

 
Desenvolvimento