PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 21/10/2014
21.10.2014


Primavera

Sol e temperatura amena em SC

 

Terça-feira (21/10): Uma massa de ar seco no Sul do Brasil mantém o tempo estável em SC, com sol entre algumas nuvens no decorrer do dia. Temperatura agradável. Vento de sudeste, com variações de leste, com intensidade fraca a moderada.

 

Quarta e quinta-feira (22 e 23/10): Tempo firme em SC, com sol na maioria das regiões. Mais nebulosidade no litoral e chuva no início e fim do dia no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis devido à circulação marítima, ventos que sopram do mar trazendo mais umidade à região leste do Estado. Temperatura amena na madrugada e amanhecer e em elevação durante o dia. Vento de leste passando a nordeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (24/10): Sol entre algumas nuvens em SC. Temperatura amena. Vento de nordeste, fraco a moderado.

 

Sábado (25/10): Sol entre algumas nuvens na maior parte do dia em SC. À tarde mais nuvens e áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e Alto Vale do Itajaí, a chuva chega à noite na Grande Florianópolis e Litoral Norte. Temperatura elevada à tarde. Vento de nordeste, fraco a moderado, com rajadas associadas às trovoadas da tarde.

 

TENDÊNCIA de 26 de outubro a 05 de novembro de 2014

 

Entre 26 e 28, tempo firme, com ar seco em todas as regiões de SC. Entre os dias 29 e 30, condições de chuva em todas as regiões de SC, devido à passagem de uma frente fria. Último dia de outubro e primeiros dias de novembro com tempo mais firme, devido a uma massa de ar seco. Temperatura elevada no período, amenizando após a passagem da frente fria.

 

Marilene de Lima – Meteorologista

 

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 20/10/2014
20.10.2014


 

 

Semana de tempo mais seco e temperatura amena em SC

 

Segunda-feira (20/10): O tempo permanece instável no Norte de SC, com chuva isolada entre a tarde e a noite no Planalto Norte e Litoral Norte. Nas demais regiões, ocorrem aberturas de sol no decorrer de todo o dia, devido ao avanço de uma massa de ar mais seco e frio. Temperatura amena, sem grande elevação devido à massa de ar mais frio. Vento de sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Terça-feira (21/10): Tempo estável em todas as regiões de SC, com sol entre algumas nuvens no decorrer de todo o dia. Temperatura mais baixa pela manhã, em relação aos últimos dias, menor no Planalto Sul com chance de geada fraca. Ventos de sudeste, com intensidade fraca a moderada.

 

Quarta e quinta-feira (22 e 23/10): Tempo seco com sol na maioria das regiões. No início do dia e à noite há condições de mais nebulosidade e chuvisco isolado no Litoral e Vale do Itajaí, devido à circulação dos ventos que sopram do mar e trazem mais umidade à região leste do Estado. Temperatura amena. Vento de nordeste no Oeste e Meio Oeste e de leste a nordeste nas demais regiões, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (24/10): Sol entre algumas nuvens em SC. À tarde, chance de pancadas de chuva no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí, devido a áreas de instabilidade, associadas a um sistema de baixa pressão. Temperatura amena. Vento de nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 25 de outubro a 04 de novembro de 2014

 

No dia 25, permanece a condição de pancadas do Oeste ao Alto Vale. Entre 26 e 28, tempo seco em todas as regiões de SC. Entre os dias 28 e 30, condições de chuva em todas as regiões de SC, devido à passagem de uma frente fria. Último dia de outubro e primeiros dias de novembro com tempo mais firme, devido a uma massa de ar seco e temperaturas amenas após a passagem da frente fria.

Erikson de Oliveira – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 17/10/2014
17.10.2014


Tempo úmido e abafado com temporais isolados e granizo  em SC

 

Sexta-feira (17/10): Aberturas de sol com aumento de nuvens no decorrer do dia em todo o Estado. Pela manhã condições de chuva no Planalto Sul e Litoral Sul, e entre a tarde e noite em todas as regiões, devido a áreas de instabilidade que avançam do RS. Risco de temporais isolados com chuva forte, descarga elétrica (raios), ventania e granizo, maior para tarde e noite. Temperatura alta, com sensação de ar abafado devido à alta umidade do ar.  Vento de nordeste/noroeste, com variação para sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (18/10): Variação de nuvens com aberturas de sol em SC. Pela manhã condições de chuva no Planalto Sul e Litoral Sul, e entre a tarde e noite em todas as regiões, devido a áreas de instabilidade que avançam do RS. Risco de temporais isolados com chuva forte, descarga elétrica (raios), ventania e granizo, maior para tarde e noite. Temperatura alta, com sensação de ar abafado devido à alta umidade do ar. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo (19/10): Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando chuva desde cedo do Oeste ao Litoral Sul e nas demais regiões entre a tarde e noite. Risco de temporais isolados com chuva forte, ventania e granizo isolado. Temperatura alta, com sensação de ar abafado devido à alta umidade do ar. Vento de nordeste e noroeste, passando a sul na tarde de domingo, fraco a moderado com rajadas.

 

Segunda-feira (20/10):  Chuva isolada em SC na madrugada e no setor norte ainda durante o dia. No decorrer do período o tempo melhora com presença de sol em boa parte do Estado, devido ao avanço de uma massa de ar seco. Temperatura amena. Vento de sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas na madrugada.

 

Terça-feira (21/10): Tempo seco com sol em todas as regiões. À noite há condições de chuva isolada no Litoral e áreas próximas, devido a circulação marítima. Temperatura amena. Vento de sudeste a leste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 22 de outubro a 01 de novembro de 2014

 

O período inicia com condição de tempo mais seco e temperatura em elevação em SC. Entre os dias 26 e 28, uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, trazendo chuva e temporais isolados para o Estado. Para o fim do mês e inicio de novembro há previsão de pancadas isoladas de chuva em SC.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

AVISO METEREOLOGICO 16/10/2014
16.10.2014


Data: 16/10/2014 10h10min

 

 Calor e temporais em SC

 

Nesta quinta-feira a instabilidade aumenta com risco de temporais em SC, devido a um intenso sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul e ao calor da tarde. Para as tardes dessa quinta-feira, de sexta-feira e de domingo há previsão de pancadas de chuva com intensidade moderada a forte por alguns momentos, temporais, ventania e granizo isolado. O volume de chuva entre quinta e sexta-feira varia entre 10 e 20m na maior parte do estado e podem chegar a 40 e 50mm no Planalto Sul e Litoral Sul. Entre sábado e domingo os volumes variam entre 20 e 25mm na maior parte do estado e podem chegar a 40 e 60mm no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

Entre os dias (16 a 18/10) as temperaturas máximas devem variar entre 28°C e 32°C no Estado, apresentando características de verão. No Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí, os dias 17 e 18 podem registrar temperatura acima de 35°C, como normalmente ocorre em condições pré-frontal (que antecede a passagem de frente fria).

 

Ressalta-se que na primavera as condições de tempo variam bruscamente, sendo de fundamental importância o acompanhamento diário da previsão de tempo e avisos.

 

Marilene de Lima e Erikson Oliveira – Meteorologistas

 

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 15/10/2014
16.10.2014


Sol entre nuvens e chuva fraca no leste de SC


Quarta-feira (15/10):
 No Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, nebulosidade variável com aberturas de sol intercalado com chuva isolada a qualquer hora do dia, devido à circulação dos ventos que sopram do mar. Nas demais regiões, sol entre nuvens. Condição de pancadas isoladas no fim da tarde no Oeste e Meio Oeste. Temperatura elevada, mais alta no Oeste. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado.

 

Quinta-feira (16/10): Sol entre nuvens em boa parte do dia. Entre a tarde e noite retorna a condição de pancadas de chuva que podem ser fortes em alguns momentos, se estendendo para a madrugada, inicialmente no Planalto Sul, Litoral Sul, se estendendo à Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí e Meio Oeste. Nas demais regiões, sol entre algumas nuvens. Atenção: calor intenso, descarga elétrica (raios) e possibilidade de temporal isolado com ventania e granizo. Vento de nordeste a norte, fraco a moderado, com ocorrência de rajadas.

 

Quinta-feira (16/10): Sol entre nuvens em boa parte do dia. Entre a tarde e noite retorna a condição de pancadas de chuva que podem ser fortes em alguns momentos, se estendendo para a madrugada da sexta-feira, inicialmente no Planalto Sul, Litoral Sul, se estendendo à Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí e Meio Oeste. Nas demais regiões, sol entre algumas nuvens. Atenção: calor intenso, descarga elétrica (raios) e possibilidade de temporal isolado com ventania e granizo. Vento de nordeste a norte, fraco a moderado, com ocorrência de rajadas.

 

Sexta-feira e sábado (17 e 18/10): Entre a tarde e noite, condição de pancadas de chuva e temporais, em todas as regiões de SC. Há possiblidade de ocorrência de descargas elétricas, rajadas de vento e granizo isolado Temperaturas altas, com sensação de abafamento devido à alta umidade do ar. Vento de nordeste, virando a noroeste, fraco a moderado com rajadas

.

Domingo (19/10): Céu encoberto com chuva em todas as regiões de SC, devido à passagem de uma frente fria. A chuva pode ser forte em alguns momentos, com maiores acumulados no Oeste do Estado. Temperatura amena devido à nebulosidade. Vento de noroeste, virando a sul, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 20 a 30 de outubro de 2014

 

Persiste a condição de tempo mais úmido na porção norte de SC nos dias 21 e 22, devido ao lento avanço da frente fria. Entre os dias 23 e 26, tempo seco em todas as regiões. Entre os dias 27 e 29, chuva em todas as regiões devido a uma frente fria e posteriormente, um sistema de baixa pressão em SC. No dia 30, o tempo volta a ficar mais seco.

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 14/10/2014
14.10.2014


Sol entre nuvens e calor em SC, com novos temporais a partir de quinta-feira

 

Terça-feira (14/10): Sol entre nuvens em SC. Entre a tarde e noite há condições de chuva isolada especialmente no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte. Temperatura elevada, mais alta no Oeste. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quarta-feira (15/10): No Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, nebulosidade variável com aberturas de sol e chuva isolada na madrugada, inicio da manhã e à noite, devido à circulação marítima. Nas demais regiões, sol entre nuvens. Temperatura elevada, mais alta no Oeste. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Quinta-feira a sábado (16 a 18/10): Sol entre nuvens em boa parte do dia. Entre a tarde e noite retorna a condição de pancadas de chuva e temporais, se estendendo para a madrugada especialmente no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Atenção: calor intenso, descarga elétrica (raios) e temporal isolado com ventania e granizo. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas

.

TENDÊNCIA de 19 a 29 de outubro de 2014

 

Persiste a condição de pancadas de chuva frequente em SC, por influência de sistemas de baixa pressão e passagem de frentes frias. Atenção para a possibilidade de chuva forte em alguns momentos, com altos acumulados e temporais isolados, características da primavera. A temperatura de forma geral se mantém mais elevada.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

AVISO METEREOLOGICO 14/10/2014
14.10.2014


Data: 14/10/2014 08h30min

 

Calor em SC, com novos temporais a partir de quinta-feira

 

Nesta terça e na quarta-feira diminui a condição de temporais e granizo em SC, permanecendo a previsão de chuva isolada no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte entre a tarde e noite, e na madrugada. A partir da quinta-feira a instabilidade aumenta devido ao calor e umidade, e voltam a ocorrer pancadas de chuva e temporais com ventania e granizo isolado.

Nos próximos dias (14 a 18/10) as temperaturas máximas devem variar entre 28°C e 32°C no Estado, apresentando características de verão. No Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí, os dias 17 e 18 podem registrar temperatura acima de 35°C, como normalmente ocorre em condições pré-frontal (que antecede a passagem de frente fria).

 

Ressalta-se que na primavera as condições de tempo variam bruscamente, sendo de fundamental importância o acompanhamento diário da previsão de tempo e avisos.

 

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas

 

 

AVISO METEREOLOGICO 13/10/2014
13.10.2014


Semana quente com pancadas de chuva em SC

 

 

Entre a tarde e noite desta segunda-feira voltam a ocorrer pancadas de chuva em boa parte do Estado, devido à instabilidade que se intensifica com o calor da tarde. Essa condição se estende para a semana, alternando com boas aberturas de sol e chuva preferencialmente no período da madrugada, e entre a tarde e noite. A chuva será mal distribuída, moderada a forte por alguns momentos, com risco de temporais e granizo isolado.

Nos próximos dias (14 a 18/10) as temperaturas máximas devem variar entre 28°C e 32°C no Estado, apresentando características de verão. No Litoral Sul e Vale do Itajaí, os dias 17 e 18 podem registrar temperatura próxima de 36ºC a 40°C, como normalmente ocorre em condições pré-frontal (que antecede a passagem de frente fria).

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

 

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 13/10/2014
13.10.2014


Semana com característica de verão em SC

 

Sol entre nuvens, calor e pancadas de chuva com temporal isolado

 

Segunda-feira (13/10): Pela manhã mais nuvens no Litoral e áreas próximas, com chuva fraca e isolada na Grande Florianópolis. No decorrer do dia, sol entre nuvens em SC. Entre a tarde e noite retornam as pancadas de chuva em boa parte do Estado. Risco de temporal e granizo isolado. Temperatura mais elevada em direção ao Oeste e mais amena no Litoral. Vento de sudeste, passando a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Terça-feira (14/10): Na madrugada, condições de pancadas de chuva da Serra ao Litoral, podendo ser moderada a forte em alguns momentos. No decorrer do dia sol entre nuvens em SC. Entre a tarde e noite retornam as pancadas de chuva em boa parte do Estado. Persiste o risco de temporal e granizo isolado. Temperatura elevada. Vento variável de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quarta-feira (15/10): Condições de chuva isolada na madrugada entre Florianópolis e Litoral Norte, com sol entre nuvens no decorrer do dia em todo o Estado. Temperatura elevada. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quinta-feira (16/10): Sol entre nuvens em SC. Entre a tarde e noite há condições de chuva do Oeste ao Litoral Sul e no Vale do Itajaí. Risco de temporal e granizo isolado. Temperatura elevada. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (17/10): Sol entre nuvens e calor em SC. Entre a tarde e noite pancadas de chuva especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 18 a 27 de outubro de 2014Ainda deve persistir a condição de pancadas de chuva frequente em SC, por influência de sistemas de baixa pressão e passagem de frentes frias. Atenção para a possibilidade de chuva forte em alguns momentos, com altos acumulados e temporais isolados, características da primavera. A temperatura se mantém mais elevada.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

AVISO METEREOLOGICO 10/10/2014
10.10.2014


Fim de semana com mudança no tempo em SC

 

 

No sábado, a nebulosidade aumenta em SC e há previsão de pancadas de chuva com trovoadas a partir da manhã no Planalto Sul e Litoral Sul, e entre a tarde e noite nas demais regiões, devido ao avanço de uma frente fria pelo oceano. A instabilidade e a condição de pancadas de chuva se estendem para domingo e início da semana, alternando com períodos de melhoria e aberturas de sol. A chuva deve ser mal distribuída, mas pode ser moderada a forte em alguns momentos e não se descarta a possibilidade de temporal e granizo isolado.

 

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 10/10/2014
10.10.2014


Fim de semana com mudança do tempo em SC

 

Sexta-feira (10/10): O tempo segue estável com sol entre algumas nuvens em SC. Temperatura elevada, diminuindo à noite no Litoral. Vento de noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas a partir da tarde.

 

Sábado (11/10): Aumento de nuvens em SC e condições de chuva a partir da manhã no Planalto Sul e Litoral Sul, e entre a tarde e noite nas demais regiões, devido ao avanço de uma frente fria pelo oceano. A chuva deve ser mal distribuída, mas pode ser moderada a forte em alguns momentos. Não se descarta a possibilidade de temporal isolado. Temperatura mais baixa no Litoral e áreas próximas. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo a terça-feira (12 a 14/10): O tempo segue instável e mais úmido com condições de pancadas de chuva, alternando com períodos de melhoria e aberturas de sol. A chuva deve ser mal distribuída, mas há risco de temporal isolado.  A temperatura segue mais elevada com sensação de ar abafado. Ventos de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 15 a 25 de outubro de 2014

 

Neste período persistem os indicativos são de pancadas de chuva mais frequente em SC, por influência de sistemas de baixa pressão e passagem de frentes frias, alternando com períodos de melhoria.  Atenção a possibilidade de chuva forte em alguns momentos, com altos acumulados e temporais isolados, características da primavera. A temperatura se mantém mais elevada.

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 09/10/2014
09.10.2014


Sol e temperatura em elevação em SC nesta quarta-feira

 

Quarta-feira (08/10): Tempo estável com predomínio de sol entre nuvens em SC. A noite há chance de chuva isolada na região da Grande Florianópolis e Litoral Norte do Estado. Temperatura em elevação, calor à tarde.  Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas mais fortes no Litoral.

 

Quinta-feira (09/10): Mais um dia de tempo estável com predomínio de sol entre poucas nuvens em SC. Não há indicativo de chuva para o Estado, devido a atuação de uma massa de ar mais seco e mais aquecida. Temperatura elevada. Ventos de nordeste, fraco a moderados. 

 

Sexta-feira (10/10): Tempo estável com predomínio de sol em todas as regiões. Do Oeste ao Litoral, mais nuvens no final do dia devido à aproximação de uma frente fria. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (11/10): A passagem da frente fria provoca chuva com trovoadas a partir do início do dia do Oeste ao Litoral Sul e entre a tarde e noite nas demais regiões. A chuva deve ser mal distribuída, com intensidade fraca a moderada. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo (12/10): O tempo segue instável com muitas nebulosidade, alternando com alguns períodos de sol e chuva de intensidade moderada a qualquer hora do dia, devido á presença de áreas de instabilidade. Temperatura elevada e com sensação de ar abafado. Ventos de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 13 a 23 de outubro de 2014

 

Neste período os indicativos são de chuva mais frequente no Estado, por influência de sistemas de baixa pressão e passagem de frentes frias. Atenção para possibilidade de chuva forte em alguns períodos, com altos acumulados, e temporais isolados. A temperatura se mantém estável devido a cobertura de nuvens.

 

Marcelo Martins – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 08/10/2014
08.10.2014


 Sol e temperatura em elevação em SC nesta quarta-feira

 

Quarta-feira (08/10): Tempo estável com predomínio de sol entre nuvens em SC. A noite há chance de chuva isolada na região da Grande Florianópolis e Litoral Norte do Estado. Temperatura em elevação, calor à tarde.  Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas mais fortes no Litoral.

 

Quinta-feira (09/10): Mais um dia de tempo estável com predomínio de sol entre poucas nuvens em SC. Não há indicativo de chuva para o Estado, devido a atuação de uma massa de ar mais seco e mais aquecida. Temperatura elevada. Ventos de nordeste, fraco a moderados. 

 

Sexta-feira (10/10): Tempo estável com predomínio de sol em todas as regiões. Do Oeste ao Litoral, mais nuvens no final do dia devido à aproximação de uma frente fria. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (11/10): A passagem da frente fria provoca chuva com trovoadas a partir do início do dia do Oeste ao Litoral Sul e entre a tarde e noite nas demais regiões. A chuva deve ser mal distribuída, com intensidade fraca a moderada. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo (12/10): O tempo segue instável com muitas nebulosidade, alternando com alguns períodos de sol e chuva de intensidade moderada a qualquer hora do dia, devido á presença de áreas de instabilidade. Temperatura elevada e com sensação de ar abafado. Ventos de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 13 a 23 de outubro de 2014

 

Neste período os indicativos são de chuva mais frequente no Estado, por influência de sistemas de baixa pressão e passagem de frentes frias. Atenção para possibilidade de chuva forte em alguns períodos, com altos acumulados, e temporais isolados. A temperatura se mantém estável devido a cobertura de nuvens.

 

Marcelo Martins – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 07/10/2014
07.10.2014


Sol entre nuvens e temperatura em elevação em SC

 

Terça-feira (07/10): Tempo seco com nebulosidade variável e presença de sol no decorrer do dia em SC. Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte permanece a condição de chuva fraca no período noturno, devido à circulação dos ventos. Temperatura em elevação. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas mais fortes no decorrer do dia no Litoral.

 

Quarta-feira (08/10): Tempo seco com sol entre nuvens em SC. A noite há chance de chuva isolada entre a serra e o litoral. Temperatura em elevação, calor à tarde.  Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas mais fortes no Litoral

.

Quinta e sexta-feira (09 e 10/10): Tempo seco com sol em todas as regiões e temperatura elevada. No período noturno há chance de pancadas isoladas de chuva entre o Planalto Sul e Litoral Sul, devido à aproximação de uma frente fria. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (11/10): A passagem da frente fria provoca chuva com trovoadas a partir do início do dia do Oeste ao Litoral Sul e entre a tarde e noite nas demais regiões. A chuva deve ser mal distribuída, com intensidade fraca a moderada. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 12 a 22 de outubro de 2014
Neste período os indicativos são de chuva mais frequente no Estado, por influência de sistemas de baixa pressão e passagem de frentes frias. Atenção para possibilidade de chuva forte em alguns períodos, com altos acumulados, e temporais isolados. A temperatura se mantém estável devido a cobertura de nuvens.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 03/10/2014
03.10.2014


 

Sol entre nuvens em SC e chuva fraca no Litoral e Vale do Itajaí

 

Sexta-feira (03/10):Tempo seco com sol entre nuvens em SC. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, nebulosidade variável com chance de chuva fraca, especialmente no período da manhã e à noite, devido à circulação marítima. Temperatura em pequena elevação durante o dia. Vento de leste a nordeste do Oeste ao Planalto e nas demais regiões de sudeste a leste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (04/10): Tempo mais seco com sol em boa parte do Estado. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, nebulosidade variável com chuva fraca, especialmente no período noturno e da manhã, devido à circulação marítima. Temperatura baixa ao amanhecer, com chance de geada fraca na serra. Durante o dia, temperatura em elevação. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo (05/10): O sol aparece entre nuvens na maioria das regiões. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte nebulosidade variável com chuva fraca, especialmente no período noturno e da manhã, devido à circulação marítima. Temperatura em gradativa elevação. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Segunda-feira (06/10): Sol com aumento de nuvens no decorrer do dia e chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas do Oeste ao Planalto Sul, entre a tarde e noite. Temperatura em gradativa elevação. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Terça-feira (07/10): Tempo seco com sol e algumas nuvens em SC. Temperatura em elevação. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 08 a 18 de outubro de 2014

 

Nos dias 08 e 09 persiste a condição de tempo firme sem chuva em SC. Entre os dias 10 e 11, uma nova frente fria traz chuva para todas as regiões e os indicativos são de chuva mais frequente no Estado no restante do período, entre os dias 12 e 18. As temperaturas seguem amenas, especialmente durante o dia, mais elevadas entre os dias 10 e 11.

Gilsânia Cruz – Meteorologista 
Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

 
Desenvolvimento