AVISO METEREOLOGICO 21/12/2014
21.12.2014


Domingo e segunda-feira com chuva forte e temporal em SC

 

No decorrer deste domingo uma frente fria se forma no RS e avança por SC, provocando pancadas de chuva, de forma mais isolada pela manhã, atingindo todo o Estado com mais intensidade entre a tarde e noite. A chuva se estende para segunda-feira, mais forte entre a madrugada e manhã. No período há condições de temporais isolados com chuva forte, rajadas de vento (acima de 60 km/h) e granizo isolado.

 O acumulado de chuva previsto na maior parte de SC é de 20 a 40 mm em média e pontuais de 60 a 70 mm. Chuva mais intensa no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e Litoral Norte, com média de 40 a 60 mm e pontuais de 80 e 100 mm, com risco de alagamentos.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 19/12/2014
19.12.2014


 

Sol entre muitas nuvens e chuva passageira em SC

 

No domingo mudança no tempo com risco de temporais

 

Sexta-feira (19/12): No decorrer do dia o sol aparece em SC, acompanhado de mais nuvens com chance de chuva isolada e passageira especialmente da Serra ao Litoral. Temperatura em elevação durante o dia. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Sábado (20/12): Sol com aumento de nuvens no decorrer do dia e pancadas isoladas de chuva com trovoadas entre a tarde e noite, especialmente do Oeste ao Planalto e no Vale do Itajaí. Temperatura em elevação. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.

 

Domingo (21/12): Uma frente fria provoca aumento de nebulosidade e chuva no decorrer da manhã do Oeste ao Litoral Sul e entre a tarde e noite nas demais regiões. Risco de temporal com chuva forte, ventania e granizo isolado. Temperatura elevada, acima de 30ºC na maioria das regiões. Vento de noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Segunda-feira (22/12): O tempo ainda fica instável com chuva em SC em parte do dia, por influência da frente fria. Entre a tarde e noite a nebulosidade diminui com aberturas de sol a partir do Oeste e Sul do Estado, devido ao avanço de uma massa de ar seco e um pouco mais frio. A temperatura diminui e fica baixa para a época do ano no período noturno. Vento de noroeste a sul, moderado com rajadas de 50 a 70 km/h.

 

Terça-feira (23/12): Tempo estável com sol e temperatura mais amena em SC, por influência da massa de ar seco e um pouco mais frio. Na Serra Catarinense o dia começa com temperatura entre 6ºC e 8ºC. Vento de sul a sudeste, fraco a moderado, com rajadas mais fortes no Litoral.

 

TENDÊNCIA de 24 de dezembro de 2014 a 03 de janeiro de 2015

 

O período inicia com tempo firme com sol entre nuvens e temperatura mais amena no período noturno em SC, por influência de uma massa de ar seco e um pouco mais frio no Sul do Brasil. Entre os dias 28 e 30 há indicativos de forte calor, pancadas de chuva e temporais isolados no Estado, devido a um sistema de baixa pressão e passagem de uma frente fria. Nos dias seguintes, condição de tempo mais estável em SC.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 18/12/2014
18.12.2014



Tempo instável e abafado em SC


Quinta-feira (18/12): Tempo instável e nublado em SC, com algumas aberturas de sol e condições de chuva isolada, mais fraca pela manhã e em forma de pancadas com trovoadas entre a tarde e noite, devido ao deslocamento de uma frente fria de fraca intensidade pelo Litoral de SC. Temperatura elevada, com sensação de ar abafado, diminuindo à noite. Ventos de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (19/12): Na madrugada e manhã mais nuvens e condições de chuva no Planalto Norte e Litoral Norte. No decorrer do dia, o sol aparece entre nuvens em todas as regiões. Temperatura em elevação durante o dia. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Sábado (20/12): Sol com aumento de nuvens no decorrer do dia e pancadas isoladas de chuva com trovoadas entre a tarde e noite, especialmente do Oeste ao Planalto. Temperatura em elevação. Vento de nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

 

Domingo (21/12): Uma frente fria provoca chuva no decorrer da manhã do Oeste ao Litoral Sul e entre a tarde e noite nas demais regiões. Risco de temporal com chuva forte, ventania e granizo isolado, especialmente no Oeste. Temperatura elevada, acima de 30ºC na maioria das regiões. Vento de nordeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Segunda-feira (22/12): Na madrugada e início da manhã ainda há condições de chuva na maioria das regiões, melhorando com aberturas de sol no decorrer do dia, devido ao avanço de uma massa de ar seco e um pouco mais frio. A temperatura diminui, baixa para a época do ano no período noturno. Vento de sul a sudeste, moderado com rajadas de 50 a 70 km/h.

 

TENDÊNCIA de 23 de dezembro de 2014 a 02 de janeiro de 2015

 

O período inicia com tempo firme com sol entre nuvens e temperatura mais amena no período noturno em SC, por influência de uma massa de ar seco e um pouco mais frio no Sul do Brasil. Entre os dias 28 e 30 há indicativos de forte calor, pancadas de chuva e temporais isolados no Estado, devido a um sistema de baixa pressão e passagem de uma frente fria. Nos dias seguintes, condição de tempo mais estável em SC.

Gilsânia Cruz – Meteorologista 

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 17/12/2014
17.12.2014


Risco de temporal isolado no Oeste e Meio Oeste

 

Quarta-feira (17/12): No Oeste e Meio Oeste, céu encoberto com pancadas de chuva de intensidade moderada a forte em boa parte do dia, devido à influência de um sistema de baixa pressão. Há risco de temporal isolado. No Planalto Sul e Litoral Sul, a chuva ocorre entre a tarde e a noite. Nas outras regiões, sol com aumento de nuvens. Temperatura elevada com sensação de ar abafado. Ventos de nordeste e noroeste, fraco a moderado.

 

Quinta-feira (18/12): O tempo segue instável com céu encoberto e chuva ao longo do dia no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, devido a um sistema de baixa pressão. Nas outras regiões do Estado, a chuva acontece no decorrer do período. Temperatura elevada com sensação de ar abafado. Ventos de sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira e sábado (19 e 20/12): Tempo instável com muitas nuvens, algumas aberturas de sol e pancadas de chuva no decorrer do dia em SC. Não se descarta o risco de temporais isolados. Temperatura sem grande elevação devido à nebulosidade. Vento de noroeste a sudoeste, fraco a moderado, com rajadas.

 

Domingo (21/12): Chove mais forte na madrugada e manhã em boa parte do Estado com risco de temporais isolados. No decorrer do dia, o tempo melhora a partir da divisa com o RS. Temperatura elevada. Ventos de noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 22 de dezembro de 2014 a 1° de janeiro de 2015

 

Há condição de pancadas de chuva em SC entre os dias 24 e 27, devido ao calor e à passagem de uma frente fria. Nos dias seguintes, condição de tempo mais estável. As temperaturas seguem elevadas, principalmente à tarde, característica desta época do ano.

 

Marcelo Martins – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

AVISO METEREOLOGICO 16/12/2014
16.12.2014


Terça-feira parcialmente nublada em SC

 

Terça-feira (16/12): Nas regiões do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, mais nuvens que alternam com períodos de sol ao longo do dia. Entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e o Litoral Norte, condição de chuva fraca no período noturno devido à influência dos ventos úmidos do mar (circulação marítima). Temperatura em elevação à tarde. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas a partir da tarde.

 

Quarta-feira (17/12): O sol predomina em boa parte do dia. Entre o Oeste e o Litoral Sul, pancadas de chuva entre a tarde e a noite, devido à influência de um sistema de baixa pressão. Nas outras regiões, sol com aumento de nuvens. Ventos de nordeste e noroeste, fraco a moderado.

 

Quinta e sexta-feira ao sábado (18, 19 e 20/12): Tempo instável com muitas nuvens, algumas aberturas de sol e pancadas de chuva no decorrer do dia em SC. Não se descarta o risco de temporais isolados. Temperatura sem grande elevação devido à nebulosidade. Vento de noroeste a sudoeste, fraco a moderado, com rajadas.
TENDÊNCIA de 21 a 31 de dezembro de 2014

 

O período se inicia com condição de chuva em todas as regiões de SC entre os dias 21 e 22, devido a uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil. Há condição de pancadas de chuva em SC entre os dias 24 e 27, devido ao calor e à passagem de uma frente fria. Nos dias seguintes, condição de tempo mais estável. As temperaturas seguem elevadas, principalmente à tarde, característica desta época do ano.

 

Marcelo Martins – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 15/12/2014
15.12.2014


Massa de ar seco deixa o tempo seco na maior parte de SC

 

Segunda-feira (15/12): Tempo estável com sol e poucas nuvens na maior parte de SC, devido a uma massa de ar mais seco atuando em todo o Sul do Brasil. No Litoral Norte, chuva fraca no início e fim do dia devido aos ventos úmidos do mar. Temperatura amena. Vento de sudeste e leste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (16/12): Tempo seco em todo o Estado de Santa Catarina devido a uma massa de ar seco que atua no Sul do Brasil. Entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e o Litoral Norte, condição de chuva fraca no período noturno devido à influência dos ventos úmidos do mar. Temperatura amena pela manhã, em elevação à tarde. Vento de nordeste e leste, fraco a moderado, com rajadas a partir da tarde.

 

Quarta-feira (17/12): O sol predomina em boa parte do dia. Entre o Oeste e o Litoral Sul, pancadas de chuva entre a tarde e a noite com a aproximação de uma frente fria pelo RS. As pancadas de chuva podem vir acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento. Ventos de nordeste e noroeste, fraco a moderado.

 

Quinta-feira (18/12): Céu encoberto com chuva no decorrer do dia do Oeste ao Litoral Sul e Grande Florianópolis com o avanço de uma frente fria por SC. No Litoral Norte, Vale do Itajaí e Planalto Norte, a chuva chega no decorrer da tarde. Risco para descargas elétricas e rajadas de vento. Temperatura sem grande elevação devido à nebulosidade. Vento de nordeste, virando a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.

 

Sexta-feira (19/12): Condição de pancadas de chuva isolada com trovoadas entre a tarde e noite em SC no Oeste, Meio Oeste, Planalto, Litoral Sul e Norte. Nas demais regiões, variação de nuvens. Temperatura amena pela manhã, em elevação no decorrer do dia. Vento de sudeste, virando a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 20 a 30 de dezembro de 2014

 

O período se inicia com condição de chuva em todas as regiões de SC entre os dias 20 e 21, especialmente a partir da tarde e noite do dia 20, devido a uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil. Há condição de pancadas de chuva em SC entre os dias 24 e 27, devido ao calor e à passagem de uma frente fria. Nos dias seguintes, condição de tempo mais estável. As temperaturas seguem elevadas, principalmente à tarde, característica desta época do ano.

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista 

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 12/12/2014
12.12.2014


 

Nebulosidade variável e pancadas de chuva em SC

 

Sexta-feira (12/12): No Litoral e Planalto, tempo instável com nebulosidade variável e condição de chuva, especialmente no inicio do dia e a partir da tarde. Nas demais regiões, pancadas de chuva entre a tarde e a noite devido a uma massa de ar quente e úmido que atua em todo o Sul do Brasil. Há risco de descargas elétricas, rajadas de vento e granizo de forma isolada. Previsão para altos acumulados de chuva no Litoral no decorrer do dia, com risco de alagamentos. Temperatura alta com sensação de ar abafado. Vento variável de sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

 

Sábado (13/12): Persiste a condição de tempo mais instável com condição de chuva já a partir do início do dia entre o Planalto e o Litoral, se estendendo a todas as regiões no período da tarde em forma de pancadas. No Litoral catarinense, há previsão de chuva mais persistente com acumulado de chuva mais alto, devido a um sistema de baixa pressão entre SC e PR. Temperatura alta com sensação de ar abafado. Vento variável de nordeste, virando a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.

 

Domingo (14/12): Em toda a faixa litorânea, Valeo do Itajaí e Planalto Norte, se mantém a condição de nebulosidade variável, com chuva fraca devido aos ventos que sopram do mar. Nas demais regiões do Estado, sol entre algumas nuvens. Temperatura mais amena. Ventos de sudeste, fraco a moderado.

 

Segunda-feira (15/12): Tempo seco com sol e poucas nuvens na maior parte de SC, devido a uma massa de ar mais seco. No Litoral e Vale do Itajaí, chuva fraca no início e fim do dia devido aos ventos úmidos do mar. Temperatura em elevação à tarde. Vento de nordeste e sudeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (16/12): Tempo seco em todo o Estado de Santa Catarina devido a uma massa de ar seco que atua no Sul do Brasil. Temperatura amena. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado.

 

Atenção para o período entre a sexta-feira e sábado: O acumulado de chuva diário deve variar em 10 e 30 mm em média no Estado, com pontuais de 60 a 70 mm, principalmente nas regiões próximas ao Litoral. Entre a tarde e noite de sexta-feira e a madrugada de domingo, existe risco de alagamentos devido aos altos volumes de chuva nestas regiões.

 

TENDÊNCIA de 17 a 27 de dezembro de 2014

O período se inicia com tempo seco em todas as regiões de SC. Entre os dias 18 e 23, condições de pancadas de chuva frequentes em SC, especialmente entre a tarde e noite, por vezes se estendendo para a madrugada, devido ao aquecimento e à atuação de uma massa de ar quente e úmido no Estado. A condição de pancadas de chuva volta ao Estado entre os dias 25 e 27. As temperaturas seguem elevadas, com sensação de ar abafado, característico desta época do ano.

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista 

 

AVISO METEREOLOGICO 11/12/2014
11.12.2014


Data: 11/12/2014 09h00min

 

Pancadas de chuva, raios e risco de granizo isolado em SC

 

Entre esta quinta-feira e o sábado, o ar quente e úmido mantém a condição de pancadas isoladas de chuva especialmente entre tarde e noite, e de forma mais isolada também na madrugada e manhã. Persiste a condição de descarga elétrica (raios) com rajadas de vento (acima de 60 km/h) e granizo isolado.

 A chuva pode ser moderada a forte em alguns momentos, mas o acumulado diário deve variar em 10 e 30 mm em média, com pontuais de 40 a 50 mm no Estado. Entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado a chuva pode ser mais intensa com pontuais de 60 a 80 mm no Planalto Norte e Litoral Norte, devido a proximidade de um sistema de baixa pressão.

 

Gilsânia Cruz e Erikson de Oliveira– Meteorologistas

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 11/12/2014
11.12.2014


 

 

Calor e pancadas de chuva em SC

 

Quinta-feira (11/12): Mais nuvens com chuva fraca pela manhã entre o Planalto Sul e o Litoral Sul. Persiste a condição de pancada de chuva com trovoadas entre a tarde e a noite em SC, devido às altas temperaturas e à alta umidade do ar. Segue o risco de temporal isolado com granizo. Temperatura elevada com sensação de ar abafado, chegando aos 30ºC na maioria das regiões. Vento variável de nordeste e noroeste, com variação para sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (12/12): No Litoral, tempo instável com nebulosidade variável e condição de chuva, especialmente no inicio do dia e a partir da tarde. Nas demais regiões, pancadas de chuva entre a tarde e a noite devido a uma massa de ar quente e úmido que atua em todo o Sul do Brasil. Temperatura alta com sensação de ar abafado. Vento variável de nordeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.

Sábado (13/12): Persiste a condição de tempo mais instável com condição de chuva já a partir do início do dia entre o Meio Oeste e o Litoral, se estendendo a todas as regiões no período da tarde. No Litoral Norte e Planalto Norte há previsão de chuva mais persistente com acumulado de chuva mais alto no período da madrugada, devido a um sistema de baixa pressão entre SC e PR. Temperatura alta com sensação de ar abafado. Vento variável de nordeste, virando a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.

Domingo (14/12): No Litoral, condição de nebulosidade variável com chuva fraca, devido aos ventos que sopram do mar. Nas demais regiões do Estado, sol entre algumas nuvens. Temperatura elevada à tarde. Ventos de sudeste, fraco a moderado.

Segunda-feira (15/12):
 Tempo seco com sol e poucas nuvens em SC, devido a uma massa de ar mais seco. Temperatura ainda alta à tarde. Vento de nordeste e sudeste, fraco a moderado.

Atenção para o período entre a quinta-feira e sábado: O acumulado de chuva diário deve variar em 10 e 30 mm em média, com pontuais de 40 a 50 mm. Entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado a chuva pode ser mais intensa com pontuais de 60 a 80 mm no Planalto Norte e Litoral Norte.

 

TENDÊNCIA de 16 a 26 de dezembro de 2014

 

O período se inicia com tempo seco em todas as regiões de SC. Entre os dias 18 e 22, condições de pancadas de chuva frequentes em SC, especialmente entre a tarde e noite, por vezes se estendendo para a madrugada, devido ao aquecimento e à atuação de uma massa de ar quente e úmido no Estado. A condição de pancadas de chuva volta ao Estado entre os dias 24 e 26. As temperaturas seguem elevadas, com sensação de ar abafado.

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista 
Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

AVISO METEREOLOGICO 10/12/2014
10.12.2014


Persiste o risco de granizo e chuva forte em SC

  Nesta quarta-feira há condições de pancadas de chuva com raios e até mesmo granizo em pontos localizados em todas as regiões catarinenses a partir da tarde. Atenção especial para o Litoral Norte e regiões próximas no período noturno, pois os acumulados de chuva variam entre 10 a 30 mm, com pontuais de 40 a 50 mm, devido a um sistema de baixa pressão no Litoral do Sul do país.

No restante da semana, uma massa de ar quente e úmido e um sistema de baixa pressão, deixam o tempo instável em SC, com pancadas frequentes de chuva, especialmente entre tarde e noite, e de forma mais isolada também na madrugada e manhã. Condições de descarga elétrica (raios) com rajadas de vento (acima de 60 km/h) e chance de granizo isolado.

 
A chuva pode ser moderada a forte em alguns momentos, mas o acumulado diário deve variar em 10 e 30 mm em média, com pontuais de 40 a 50 mm.

 
Marcelo Martins e Erikson de Oliveira– Meteorologistas

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 10/12/2014
10.12.2014


Mais um dia com risco de temporal isolado em SC

 

Quarta-feira (10/12): Pela manhã, céu parcialmente nublado com chuviscos da Serra ao Litoral, nas outras regiões, sol entre nuvens. A partir da tarde, ocorrem pancadas de chuva com trovoadas em todas as regiões, devido à presença de um sistema de baixa pressão no Litoral da região Sul do Brasil, e uma frente fria que avança pelo RS. Há risco de temporal com descarga elétrica (raios), rajadas de vento acima de 60km/h e granizo isolado. Atenção especial para o Litoral Norte e regiões próximas com volumes de chuva que podem ultrapassar os 40 mm Temperatura elevada com sensação de ar abafado. Vento de nordeste a noroeste, passando a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quinta-feira (11/12): Um sistema de baixa pressão em deslocamento pelo Litoral, mantém a condição de pancada de chuva com trovoadas entre a tarde e a noite em SC. Segue o risco de temporal isolado com granizo. Temperatura elevada com sensação de ar abafado. Vento variável de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais fores no Litoral.

 

Sexta-feira e sábado (12 a 13/12): Tempo mais instável com nebulosidade variável, aberturas de sol e pancadas de chuva com trovoadas em SC, associadas ao calor e a formação de um sistema de baixa pressão. Na sexta volta a chover forte no Litoral Norte. Temperatura alta com sensação de ar abafado. Vento variável de nordeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.

 

Domingo (14/12): Chuva isolada no início e final do dia no Vale do Itajaí, Planalto e Litoral, com sol entre muitas nuvens no decorrer do dia. No Oeste e Meio Oeste, sol, aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva a partir da tarde. Nas outras regiões, sol com aumento de nuvens. Temperatura elevada. Ventos de sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Atenção para o período: O acumulado de chuva diário deve variar em 10 e 30 mm em média, com pontuais de 40 a 50 mm, normal para época do ano.

 

TENDÊNCIA de 15 a 25 de dezembro de 2014

 

A maior parte do período será com pancadas de chuva frequentes em SC, especialmente entre a tarde e noite, por vezes se estendendo para a madrugada, devido ao aquecimento e à atuação de uma massa de ar quente e úmido no Estado. As temperaturas seguem elevadas.

 

Marcelo Martins – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

MARÉ BAIXA NA COSTA CATARINENSE
09.12.2014


Maré Baixa na costa catarinense

 

            A maré astronômica é um fenômeno que ocorre devido à atuação da força gravitacional do Sol e da Lua sobre a Terra. Quando os astros, Sol, Lua e Terra ficam alinhados, as forças gravitacionais são somadas e ocorre a maré astronômica de sizígia a qual é caracterizada pela maior amplitude de maré, ou seja, as maiores preamares e as menores baixas marés (Figura 1).

            As preamares e as baixas marés previstas (DHN) podem ser acentuadas ou mascaradas, devido atuação do vento próximo a costa. O vento de N e NE afasta a água da costa no Hemisfério Sul, acentuando as baixas marés e deixando amplas áreas secas próximas à costa (Figura 2), o que pode ser visto no link maregrama. As marés secas podem dificultar a entrada e saída das embarcações nas lagoas e portos.

A maré baixa que ocorreu ontem (07/12) pode se repetir nos próximos dias, especialmente devido à ação do vento do quadrante norte que atuará até a próxima quarta-feira (10/12). Para Florianópolis, hoje (08/12/2014) às 19h38min e amanhã (09/12/2014) às 08h00min e 20h17min, o fenômeno deverá ocorrer novamente.

           

A description...

Figura 1 – Maré astronômica de Sizígia.

 

Foto – Luis H.P. Garbossa _ 07/12/2014.

 

Figura 2 - Beira Mar Continental – Florianópolis - Santa Catarina.

 

Argeu Vanz – Oceanólogo

Gilsânia Cruz – Meteorologista

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 09/12/2014
09.12.2014


Tempo instável e quente com pancadas de chuva em SC

 

Terça-feira (09/12): Predomínio de nuvens com aberturas de sol em SC. Entre a tarde e noite, a instabilidade aumenta devido ao aquecimento e ocorrem pancadas isoladas de chuva em todas as regiões. Condições descarga elétrica (raios), rajadas de vento e granizo isolado. Temperatura alta com sensação de ar abafado. Vento de nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas.

 

Quarta-feira (10/12): Nebulosidade variável e condições de pancadas isoladas de chuva em todas as regiões, devido ao ar úmido e quente, e uma frente fria que avança pelo RS. Condições descarga elétrica (raios), rajadas de vento e granizo isolado. Temperatura alta com sensação de ar abafado. Vento de nordeste a noroeste, passando a sudeste do Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado com rajadas.

 

Quinta-feira a sábado (11 a 13/12): Tempo mais instável com nebulosidade variável, aberturas de sol e pancadas de chuva com trovoadas em SC, associadas ao calor e a formação de um sistema de baixa pressão. Temperatura alta com sensação de ar abafado. Vento variável de nordeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.

 

Atenção para o período: O acumulado de chuva diário deve variar em 10 e 30 mm em média, com pontuais de 40 a 50 mm, normal para época do ano.

 

TENDÊNCIA de 14 a 24 de dezembro de 2014

 

A maior parte do período será com pancadas de chuva frequentes em SC, especialmente entre a tarde e noite, por vezes se estendendo para a madrugada, devido ao aquecimento e à atuação de uma massa de ar quente e úmido no Estado. As temperaturas seguem elevadas.

Gilsânia Cruz – Meteorologista 

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 08/12/2014
08.12.2014


Semana quente com pancadas frequentes de chuva em SC

 

Segunda-feira (08/12): Sol e calor em SC. Entre a tarde e noite, aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva com trovoadas, especialmente do Oeste ao Planalto e no Alto Vale do Itajaí, devido ao calor e a umidade elevada. Temperatura alta com sensação de ar abafado, chegando a 38ºC no Litoral Sul. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Terça-feira (09/12): No Oeste há condições de pancadas de chuva com trovoadas a qualquer hora do dia, alternando com períodos de sol. Nas demais regiões, sol entre nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e noite. Temperatura alta com sensação de ar abafado. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quarta a sexta-feira (10 a 12/12): Tempo mais instável com nebulosidade variável, aberturas de sol e pancadas de chuva com trovoadas em SC, associadas ao calor e a áreas de baixa pressão. O acumulado de chuva diário deve variar em 10 e 30 mm em média, com pontuais de 50 mm, normal para época do ano. Temperatura alta com sensação de ar abafado. Vento de nordeste a noroeste, com variação para sudeste, fraco a moderado, com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 13 a 23 de dezembro de 2014

 

 

A maior parte do período será com pancadas de chuva frequentes em SC, especialmente entre a tarde e noite, por vezes se estendendo para a madrugada, devido ao aquecimento e à atuação de uma massa de ar quente e úmido no Estado. As temperaturas seguem elevadas.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 04/12/2014
04.12.2014


 

Tempo seco com sol em SC

 

Quinta-feira (04/12): No Litoral Norte nebulosidade variável e condições de chuva fraca pela manhã e à noite. Nas demais regiões o dia segue ensolarado devido à influência de uma massa de ar seco. Temperatura em elevação durante o dia e mais amena à noite. Vento de sul a sudeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (05/12): Na madrugada e inicio da manhã há condições de chuva fraca no Litoral Norte. No decorrer do dia, sol e poucas nuvens em todas as regiões devido à influência de uma massa de ar seco. Temperatura mais amena no período noturno e em elevação durante o dia. Vento de sudeste, passando a nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado.

 

Sábado e domingo (06 e 07/12): Sol entre nuvens em SC. Somente entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte há chance de chuva isolada, especialmente no período noturno, associado aos ventos que trazem umidade do mar. Temperatura em elevação. Ventos de sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Segunda-feira (08/12): O sol ainda predomina em SC, mas a nebulosidade aumenta com condições de pancadas de chuva e raios entre a tarde e noite, devido ao avanço de uma frente fria pelo RS. Temperatura elevada. Vento de nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 09 a 19 de dezembro de 2014

 

Para boa parte deste período há previsão de pancadas de chuva frequentes em SC, especialmente entre a tarde e noite, por vezes se estendendo para a madrugada, devido ao aquecimento e à atuação de uma massa de ar mais úmida no Estado, e passagem de frentes frias pelo litoral. As temperaturas seguem elevadas.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

 
Desenvolvimento