PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 24/04/2015
24.04.2015


Fim de semana de sol entre nuvens em SC

 

Sexta-feira (24/04): Manhã com mais nuvens e nevoeiros no Oeste, Litoral Sul e na faixa que se estende do Planalto Sul ao Vale do Itajaí e Planalto Norte. No decorrer do dia o sol aparece entre algumas nuvens em todo o Estado. No Litoral há chance de chuva fraca à noite. Temperatura em elevação durante o dia e amena à noite. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado.

Sábado (25/04):
 Nevoeiros ao amanhecer com presença de sol em todas as regiões no decorrer do dia. A condição de chuva fica restrita ao período da madrugada entre Florianópolis e o Litoral Norte. Temperatura mais baixa ao amanhecer, especialmente na serra. Durante o dia, temperatura em elevação. Vento de sudeste, fraco a moderado.

Domingo e segunda-feira (26 e 27/04): Nevoeiros ao amanhecer com sol entre nuvens em boa parte do Estado. Temperatura mais amena no amanhecer de domingo no Planalto Sul, e em elevação no decorrer do período. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Terça-feira (27/04):
 Sol entre nuvens em todas as regiões e condições de chuva no Litoral e norte do Estado. Temperatura em elevação. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 28 de abril a 07 de maio de 2015

 

O período inicia com uma condição de tempo mais seco sem chuva significativa. Nos dias 02 e 03 uma nova frente fria chega ao Estado, provocando chuva moderada a forte na maioria das regiões e temporais isolados. Na sequencia, a temperatura diminui e o tempo fica mais seco. Outro sistema meteorológico instável deve influenciar SC no dia 07, provocando chuva na maioria das regiões.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 23/04/2015
23.04.2015


Mais nuvens e condições de chuva do Planalto ao Litoral

 

Quinta-feira (23/04): Predomínio de nuvens com chuva do Planalto ao Litoral por influência da circulação marítima, alternando com períodos de melhoria. Em direção ao Oeste e Meio Oeste ocorrem aberturas de sol e a condição de chuva é para tarde e noite, em forma de pancadas isoladas. Temperatura amena, com maior elevação no Oeste do Estado. Vento de sudeste a nordeste do Oeste ao Litoral Sul e de sudeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (24/04): No Oeste e Meio Oeste o dia começa com nevoeiros e o sol predomina no decorrer da manhã. Do Planalto ao Litoral persiste a condição de mais nuvens e chuva, que deve ser mais significativa no Litoral. Temperatura amena, com maior elevação no Oeste do Estado. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado.

 

Sábado (25/04): Períodos mais prolongados de sol na maioria das regiões. A condição de chuva fica restrita ao período da madrugada entre Florianópolis e o norte do Estado e durante o dia apenas no Litoral Sul. Temperatura baixa pela manhã no Planalto Sul, amena à tarde. Vento de sudeste, fraco a moderado.

 

Domingo (26/04): Sol entre nuvens em boa parte do Estado, com chance de chuva fraca entre Florianópolis e o norte de SC, devido à circulação marítima. Temperatura segue amena em todas as regiões, baixa pela manhã no Planalto Sul. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado.

 

Segunda-feira (27/04): Sol com aumento de nuvens e chance de pancadas isoladas de chuva do Oeste ao Litoral Sul, devido a aproximação de uma frente fria. Temperatura em elevação. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 27 de abril a 06 de maio de 2015

 

O período inicia com uma condição de tempo mais seco sem chuva significativa. Nos dias 03 e 04 uma nova frente fria chega ao Estado, provocando chuva moderada a forte na maioria das regiões, e na sequencia a diminuição da temperatura.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 22/04/2015
22.04.2015


Chuva segue frequente em SC nos próximos dias


Quarta-feira (22/04): Céu encoberto com chuva no decorrer de todo o dia nas regiões do Planalto, Litoral e Vale do Itajaí. No Oeste e Meio Oeste do Estado, chuva que deve diminuir à tarde, com aberturas de sol nas regiões próximas à fronteira com a Argentina. A temperatura sofre pequena elevação no decorrer do dia, ficando amena em todas as regiões.  Vento de sudeste, variando a nordeste no Oeste do Estado.

 

Quinta-feira (23/04): A nebulosidade e a chuva permanecem no Planalto e Litoral de SC. No Oeste e Meio Oeste do Estado, variação de nuvens com pancadas de chuva à tarde. Temperatura amena, com maior elevação no Oeste do Estado. Vento de leste no Litoral do Estado e nordeste nas demais regiões, com rajadas associadas às pancadas de chuva no Oeste.

 

Sexta-feira (24/04): Condição de variação de nuvens e chuva fraca no decorrer de todo o dia no Planalto e Litoral do Estado. No Oeste e Meio Oeste, chuva a partir da tarde. Risco de descargas elétricas e rajadas de vento associadas às pancadas de chuva. Temperatura amena em todas as regiões. Vento de nordeste, fraco a moderado.

 

Sábado (25/04): No Litoral e Vale do Itajaí, muitas nuvens e chuva fraca. Nas demais regiões do Estado, sol com variação de nuvens. Temperatura baixa pela manhã no Planalto, amena à tarde. Vento de sudeste, fraco a moderado.

 

Domingo (26/04): Muitas nuvens e chuva fraca no início do dia no Litoral e Vale do Itajaí. No Oeste e Meio Oeste do Estado, condição de pancadas de chuva fraca no período da tarde. Temperatura segue amena em todas as regiões. Vento de sudeste, virando a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 26 de abril a 05 de maio de 2015

 

No início do período, persiste a condição de muitas nuvens e chuva fraca no Litoral do Estado. A partir do dia 29, o tempo fica mais seco em SC. Volta a chover no dia 03 com a chegada de uma frente fria deve trazer condição de chuva forte ao Estado.

Erikson de Oliveira – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 20/04/2015
20.04.2015


 

Sol entre nuvens em SC e chuva em parte do Litoral

 

Segunda-feira (20/04): Tempo instável com chuva em SC, moderada a forte em alguns momentos, especialmente do Oeste ao Litoral Sul, devido à influência de um sistema de baixa pressão no RS. A partir da noite o sistema de baixa pressão se intensifica e forma uma frente fria em SC, com chuva que se concentra mais em áreas próximas à divisa com o PR. Temperatura amena. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (21/04): O sistema de baixa pressão se intensifica e forma uma frente fria próxima de SC, mantendo a condição de chuva em todas as regiões, melhorando da tarde para noite. Temperatura elevada. Vento de sudeste, com variações de nordeste do oeste ao Planalto, fraco a moderado com rajadas.

 

Quarta-feira (22/04): Tempo instável com chuva por alguns momentos em áreas de SC próximas à divisa com o PR. No decorrer do dia variação de nuvens com aberturas de sol. Temperatura em declínio à noite. Vento de nordeste no Oeste e Meio Oeste e de sudeste do Planalto ao Litoral, fraco a moderado com rajadas.

 

Quinta-feira e sexta-feira (23 e 24/04): Presença de sol na maior parte do dia em todas as regiões de SC, com chuva fraca na madrugada de quinta-feira, no Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte em áreas próximas ao PR. Vento de nordeste, principalmente do Oeste ao Planalto, com variações de sudeste no Litoral. Temperatura baixa na madrugada, com mínimas entre 0°C e 6°C e condições de geada no Planalto e de 10°C e 15°C nas demais regiões, em gradativa elevação durante a tarde. Vento de nordeste com variações de sudeste no Litoral, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 25 de abril a 05 de maio de 2015

 

Nesse período uma massa de ar seco no Sul do Brasil mantém presença de sol entre nuvens com temperatura amena pela manhã e agradável durante o dia.

Marilene de Lima – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 17/04/2015
17.04.2015


Sol entre nuvens em SC com chuva fraca no Litoral

 

Quinta-feira (16/04): No decorrer do dia o sol aparece entre nuvens em boa parte do Estado. No Litoral e áreas próximas, o dia segue parcialmente nublado com condições de chuva fraca, especialmente pela manhã e à noite, devido aos ventos úmidos que sopram do mar. Temperatura mais elevada à tarde, máxima de 25ºC a 28ºC na maioria das regiões. Vento de sudeste a leste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (17/04): Sol entre nuvens em SC. No Litoral e áreas próximas persiste a condições de chuva fraca, especialmente na madrugada, manhã e à noite, devido aos ventos úmidos que sopram do mar. No Oeste e Meio Oeste há previsão de pancadas de chuva no período da tarde e noite. Temperatura mais elevada à tarde, máxima de 25ºC a 28ºC na maioria das regiões. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (18/04): Céu encoberto com chuva em todas as regiões, moderada a forte em alguns momentos, devido ao rápido deslocamento de uma frente fria por SC. Risco de temporal isolado e ventania. A partir da tarde o tempo melhora no Oeste e Sul do Estado, e nas demais regiões no fim do dia. A temperatura diminui. Vento de nordeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo (19/04): A nebulosidade diminui e o sol aparece em SC, devido à influência de uma massa de ar mais frio e seco. Temperatura mais baixa na madrugada e amanhecer, principalmente na serra, onde a mínima deve variar de 6ºC a 8ºC. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Segunda-feira (20/04): O tempo volta a ficar instável com chuva em SC. Temperatura amena. Vento de nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 21 de abril a 01 de maio de 2015

 

Nos dias 21 a 22, a condição atmosférica se mantém instável e sujeita a chuva em SC. Depois disso, uma massa de ar frio e seco avança pelo Sul do Brasil, mantendo os próximos dias com sol entre algumas nuvens e temperatura mais baixa.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

 

AVISO METEREOLOGICO 17/04/2015
17.04.2015


Data: 17/04/2015 09:50h

 

 

Sábado e segunda-feira com chuva e temporal isolado em SC

 

No sábado uma frente fria com rápido deslocamento por SC provoca chuva em todas as regiões no decorrer do dia. Risco de temporal isolado. O acumulado de chuva previsto varia de 20 a 30 mm em média, com pontuais de 60 mm, especialmente no Oeste e Meio Oeste. A partir da tarde o tempo melhora no Oeste e Sul do Estado, e nas demais regiões no fim do dia.  Para domingo não há previsão de chuva significativa.

 

Na segunda-feira volta a ocorrer chuva no Estado, moderada a forte em alguns momentos com temporal isolado, especialmente do Oeste ao Litoral Sul, devido à influência de um sistema de baixa pressão no RS. O acumulado de chuva fica em torno de 30 mm em média, com pontuais de 50 a 60 mm principalmente do Oeste ao Litoral Sul.

 

Gilsânia Cruz e Marilene de Lima – Meteorologistas

 

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 16/04/2015
16.04.2015


 

Sol entre nuvens em SC com chuva fraca no Litoral

 

Quinta-feira (16/04): No decorrer do dia o sol aparece entre nuvens em boa parte do Estado. No Litoral e áreas próximas, o dia segue parcialmente nublado com condições de chuva fraca, especialmente pela manhã e à noite, devido aos ventos úmidos que sopram do mar. Temperatura mais elevada à tarde, máxima de 25ºC a 28ºC na maioria das regiões. Vento de sudeste a leste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (17/04): Sol entre nuvens em SC. No Litoral e áreas próximas persiste a condições de chuva fraca, especialmente na madrugada, manhã e à noite, devido aos ventos úmidos que sopram do mar. No Oeste e Meio Oeste há previsão de pancadas de chuva no período da tarde e noite. Temperatura mais elevada à tarde, máxima de 25ºC a 28ºC na maioria das regiões. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (18/04): Céu encoberto com chuva em todas as regiões, moderada a forte em alguns momentos, devido ao rápido deslocamento de uma frente fria por SC. Risco de temporal isolado e ventania. A partir da tarde o tempo melhora no Oeste e Sul do Estado, e nas demais regiões no fim do dia. A temperatura diminui. Vento de nordeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo (19/04): A nebulosidade diminui e o sol aparece em SC, devido à influência de uma massa de ar mais frio e seco. Temperatura mais baixa na madrugada e amanhecer, principalmente na serra, onde a mínima deve variar de 6ºC a 8ºC. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Segunda-feira (20/04): O tempo volta a ficar instável com chuva em SC. Temperatura amena. Vento de nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 21 de abril a 01 de maio de 2015

 

Nos dias 21 a 22, a condição atmosférica se mantém instável e sujeita a chuva em SC. Depois disso, uma massa de ar frio e seco avança pelo Sul do Brasil, mantendo os próximos dias com sol entre algumas nuvens e temperatura mais baixa.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 15/04/2015
15.04.2015


Tempo instável com chuva em SC

 

Quarta-feira (15/04): Tempo instável com predomínio de nuvens com aberturas de sol e chuva mal distribuída em SC, por influência de um sistema de baixa pressão. Temperatura mais elevada, máxima de 26ºC a 28ºC na maioria das regiões. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quinta-feira (16/04): Presença de sol entre nuvens em boa parte do Estado no decorrer do dia. No Litoral e áreas próximas, mais nebulosidade com condições de chuva fraca, devido aos ventos úmidos que sopram do mar. Temperatura mais elevada à tarde, máxima de 26ºC a 28ºC na maioria das regiões. Vento de sudeste a leste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (17/04): Mais nuvens e chuva fraca no Litoral e áreas próximas, com aberturas de sol na maioria das regiões no decorrer do dia. No Oeste e Meio Oeste há condições de pancadas de chuva a partir da tarde. Temperatura em declínio, especialmente da tarde para noite. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (18/04): Céu encoberto com chuva em todas as regiões, moderada a forte em alguns momentos, com risco de temporal isolado, devido ao avanço de uma frente fria. No fim do dia, o tempo melhora a partir do Oeste e Sul do Estado. A temperatura diminui. Vento de nordeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo (19/04): A nebulosidade diminui e o sol aparece em SC, devido à influência de uma massa de ar mais frio e seco. Temperatura mais baixa na madrugada e amanhecer, principalmente na serra, onde a mínima deve variar de 3ºC a 6ºC. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 20 a 30 de abril de 2015

 

Nos dias 20 a 22, a condição atmosférica se mantém instável e sujeita a chuva em SC. Depois disso, uma massa de ar frio e seco avança pelo Sul do Brasil, mantendo os próximos dias com sol entre algumas nuvens e temperatura mais baixa. 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 14/04/2015
14.04.2015


 

Mais nuvens e condições de chuva mal distribuída em SC

 

Terça-feira (14/04): Predomínio de mais nuvens, aberturas de sol e condições de chuva mal distribuída em SC. No Oeste e Meio Oeste há chance de chuva a qualquer hora, e no Planalto Sul e Norte, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul a partir da tarde. Para a Grande Florianópolis e Litoral Norte não há previsão de chuva significativa. Temperatura mais elevada, máxima de 26ºC a 30ºC na maioria das regiões. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (15/04):
 Nebulosidade variável com aberturas de sol e chuva mal distribuída em SC. Do Oeste ao Litoral há condições de chuva a qualquer hora e de forma passageira. Nas demais regiões há previsão de chuva, especialmente para tarde e noite. Temperatura mais elevada, máxima de 28ºC a 30ºC na maioria das regiões. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas

.

Quinta-feira (16/04): Sol entre nuvens na maioria das regiões e condições de chuva especialmente no Litoral, por causa da circulação marítima. A temperatura segue mais  elevada em boa parte do Estado. Vento de sudeste a leste, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (17/04):
 Sol com aumento de nuvens no Estado e pancadas de chuva a partir da tarde no Oeste e Meio Oeste. Temperatura mais elevada. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (18/03): Céu encoberto com chuva em todas as regiões, moderada a forte em alguns momentos, com risco de temporal isolado, devido ao avanço de uma frente fria. No fim do dia, o tempo melhora a partir do Oeste e Sul do Estado. A temperatura diminui. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 19 a 29 de abril de 2015

 

Nos dias 19 a 22, a condição atmosférica se mantém instável e sujeita a chuva em SC. Depois disso, uma massa de ar frio e seco avança pelo Sul do Brasil, mantendo os próximos dias com sol entre algumas nuvens e temperatura mais baixa. Entre os dias 28 e 29 outra frente fria deve chegar a SC, trazendo novamente a condição de chuva para o Estado.

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 13/04/2015
13.04.2015


Semana mais úmida com sol entre nuvens e condições de chuva em SC

 

Segunda-feira (13/04): Manhã com mais nuvens no Planalto Sul e Litoral Sul. No decorrer do dia, tempo estável com sol entre algumas nuvens em todas as regiões. Temperatura em elevação durante o dia. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (14/04):No Oeste o dia começa com mais nuvens e condições de chuva, por influência de áreas de instabilidade, associadas a um cavado (área alongada de baixa pressão). Do Meio Oeste ao Planalto, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul ocorrem aberturas de sol pela manhã com chance de pancadas de chuva a partir da tarde. Para a Grande Florianópolis e Litoral Norte a previsão é de sol entre nuvens. Temperatura mais elevada no Litoral e Vale do Itajaí. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quarta-feira (15/04): Sol entre nuvens em SC e pancadas de chuva no período da tarde e noite na maioria das regiões, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão). Temperatura mais elevada. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quinta-feira (16/04): Sol entre nuvens na maioria das regiões e condições de chuva especialmente no Litoral, por causa da circulação marítima. Temperatura mais elevada em direção ao Oeste. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (17/04): Sol com aumento de nuvens no Estado e pancadas de chuva a partir da tarde no Oeste e Meio Oeste. Temperatura mais elevada. Vento de nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 18 a 28 de abril de 2015

 

No dia 18 uma nova frente fria avança rapidamente pelo Sul do Brasil, provocando chuva moderada a forte, temporal isolado e ventania em SC. Há previsão de acumulados significativos de chuva especialmente no Oeste e Sul do Estado, com pontuais próximos a 100 mm Na sequencia, a temperatura declina acentuadamente com a chegada de uma massa de ar frio e seco de origem polar. Essa massa de ar seco mantém o tempo estável sem chuva significativa no restante do período, com temperaturas mais baixas no período noturno e amanhecer.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 10/04/2015
10.04.2015


 

Sol e temperatura em elevação em SC

 

Sexta-feira (10/04): Na madrugada e início da manhã há condições de chuva fraca no Litoral Norte. No decorrer do dia tempo estável com sol entre algumas nuvens em todas as regiões. Temperatura mais baixa ao amanhecer e em elevação durante o dia. Vento de nordeste, fraco a moderado.

 

Sábado (11/04): Presença de sol e aumento de nuvens entre a tarde e noite, com condições de chuva especialmente no setor norte, devido ao avanço de uma frente fria de fraca intensidade pelo Litoral Catarinense. Temperatura em gradativa elevação. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo (12/04): Tempo estável com presença de sol em todas as regiões. Temperatura mais elevada. Vento de sul a sudeste, fraco a moderado.

Segunda-feira (13/04): Sol com algumas nuvens no Estado. Entre a tarde e noite pancadas de chuva no Oeste e Meio Oeste. Temperatura mais elevada. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 14 a 24 de abril de 2015

 

O período começa com sol e aumento de nuvens em SC. No dia 15 há previsão de chuva e temporais isolados no Estado, devido à influência de uma frente fria. Na sequencia, a temperatura declina com a chegada de uma massa de ar frio. Para segunda quinzena há indicativos de chuva mais frequente e significativa em SC, devido a sistemas meteorológicos instáveis.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 09/04/2015
09.04.2015


Sol e temperatura em elevação em SC

 

Quinta-feira (09/04): Tempo estável com sol entre algumas nuvens em todas as regiões no decorrer do dia. No Litoral Norte retorna a condição de chuvisco no período noturno, devido à circulação marítima. Temperatura em elevação durante o dia. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado.

Sexta-feira (10/04): 
Na madrugada e início da manhã há condições de chuva fraca no Litoral Norte. No decorrer do dia tempo estável com sol entre algumas nuvens em todas as regiões. Temperatura mais baixa ao amanhecer e em elevação durante o dia. Vento de nordeste, fraco a moderado.

 

Sábado (11/04): Presença de sol e aumento de nuvens entre a tarde e noite, com condições de chuva especialmente no setor norte, devido ao avanço de uma frente fria de fraca intensidade pelo Litoral Catarinense. Temperatura em gradativa elevação. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo (12/04): Tempo estável com presença de sol em todas as regiões. Temperatura mais elevada. Vento de sul a sudeste, fraco a moderado.

Segunda-feira (13/04): Sol com algumas nuvens no Estado. Entre a tarde e noite pancadas de chuva no Oeste e Meio Oeste. Temperatura mais elevada. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 14 a 24 de abril de 2015

 

O período começa com sol e aumento de nuvens em SC. No dia 15 há previsão de chuva e temporais isolados no Estado, devido à influência de uma frente fria. Na sequencia, a temperatura declina com a chegada de uma massa de ar frio. Para segunda quinzena há indicativos de chuva mais frequente e significativa em SC, devido a sistemas meteorológicos instáveis.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 08/04/2015
08.04.2015


 

Tempo estável com sol em SC

 

Quarta-feira (08/04): Tempo estável com sol e algumas nuvens em SC. Temperatura em elevação durante o dia.  À noite há chance de chuva fraca entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, devido à circulação marítima. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado.

 

Quinta-feira (09/04): Na madrugada e início da manhã há condições de chuva fraca no Litoral Norte. Ao amanhecer, nevoeiros isolados em SC. No decorrer do dia tempo estável com sol entre algumas nuvens em todas as regiões. Temperatura mais baixa ao amanhecer e em elevação durante o dia. Vento de nordeste, fraco a moderado.

 

Sexta-feira a domingo (10 a 12/04): Tempo estável com presença de sol entre nuvens em SC, devido ao ar mais seco. Apenas na noite de sábado há previsão de chuva na Grande Florianópolis, no Litoral Norte, no Vale do Itajaí e no Planalto Norte, devido à passagem de uma frente fria de fraca intensidade pelo Litoral Catarinense. Temperatura em gradativa elevação. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 13 a 23 de abril de 2015

 

O período começa com tempo firme sem chuva em SC, por influência de uma massa de ar seco no Sul do Brasil. A temperatura segue mais elevada durante o dia e amena à noite. Para segunda quinzena há indicativos de chuva mais frequente e significativa para o Estado, devido a sistemas meteorológicos instáveis.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Setor de Previsão de Tempo e Clima

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 07/04/2015
07.04.2015


Semana de tempo estável com sol em SC

 

Terça-feira (07/04): Tempo estável com sol e algumas nuvens em SC. Temperatura em elevação durante o dia, permanecendo mais baixa à noite. Vento sul a sudeste, com variação para nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado.

 

Quarta-feira (08/04): Nevoeiros isolados ao amanhecer com sol entre algumas nuvens no decorrer do dia na maioria das regiões. No Litoral, entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, há condições de chuva fraca principalmente na madrugada, início da manhã e noite, devido à circulação marítima. Temperatura mais baixa ao amanhecer, com chance de geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado.

 

Quinta-feira a sábado (09 a 11/04): Tempo estável com presença de sol entre nuvens em SC, devido ao ar mais seco. Apenas no Litoral, entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, há condições de chuva fraca na madrugada de quinta-feira, devido à circulação marítima. Temperatura em gradativa elevação. Vento de nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 12 a 22 de abril de 2015

 

Nos dias 12 e 13 uma nova frente fria traz chuva mal distribuída para SC, com maiores acumulados nas áreas mais próximas ao Paraná. A partir do dia 14, uma massa de ar seco deixa o tempo firme nos dias seguintes, com nevoeiros ao amanhecer e aberturas de sol em todas as regiões. Próximo do dia 20 há indicativos de chuva novamente para o Estado, por influência de um sistema de baixa pressão.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

 

PREVISAO DO TEMPO EPAGRI CIRAM 3 MESES
06.04.2015


Em abril a previsão é de chuva próxima à média climatológica em SC. A partir de maio os indicativos são de chuva na média a acima da média, por influência do fenômeno El Niño. No trimestre as chuvas diminuem em relação ao verão, ficando com valores de 120 a 200 mm mensais no Oeste e Meio Oeste, e de 80 e 140 mm do Planalto ao Litoral. As chuvas são preferencialmente causadas pela influência de frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos. Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais, próximos ao Litoral, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca. 


Destaque: eventos extremos podem ocorrer neste outono, como em qualquer época do ano, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo.

 

Em relação à temperatura, a previsão é de temperatura acima da média climatológica, no trimestre. Ondas de frio vão chegar ao Estado, porém com curta duração. Neste ano, os períodos de frio devem ser intercalados por períodos mais quentes. 


É característica do outono, noites e madrugadas mais frias devido à frequência das massas de ar frio e seco, refletindo em temperaturas mínimas mais baixas. No decorrer de abril e em maio, as ondas de frio chegam mais intensas a SC, com geadas generalizadas em todas as regiões catarinenses e, possibilidade de neve, principalmente, no Planalto Sul, em maio e junho. Mesmo assim, eventos prolongados de temperatura elevada (acima de 30ºC) pode ocorrer, especialmente no mês de maio, caracterizando os veranicos.

 

Outra característica do outono são os nevoeiros nas primeiras horas da manhã e a grande amplitude térmica diária (diferença de temperatura mínima e máxima), ou seja, o dia começa com temperaturas mais baixas e durante a tarde, com a presença do sol, a temperatura sobe e faz calor

 
A Temperatura da Superfície do Mar (TSM): 
No mês de fevereiro e entre os dias 15 a 21/03, a TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial, região de monitoramento do El Niño, apresentou anomalia positiva, acima da média climatológica, em torno de 0,5ºC e 1,5ºC no Pacífico Oeste e Central e negativas (entre zero e -0,5°C) no Pacífico Leste como mostram as Figuras 1 e 2. Diferente dos últimos meses, em março houve o acoplamento atmosférico (enfraquecimento dos ventos alísios e aumento da convecção no Pacífico Oeste) e oceânico (TSM), configurando o fenômeno El Niño de fraca intensidade. O fenômeno persiste nos próximos meses, com maior influência no Sul do Brasil no inverno e primavera.

 
Desenvolvimento