Características da Praticagem

A Praticagem marítima é uma atividade baseada no conhecimento dos acidentes e pontos característicos da área onde é desenvolvido.

Características da Praticagem

O Serviço de Praticagem engloba uma estrutura de apoio em terra que funciona de forma ininterrupta nos 365 dias do ano

As Praticagens de diversos Portos Nacionais estão organizadas conforme as normas preconizadas pelas instituições IMO – INTERNACIONAL MARITIME ORGANIZATION, órgão da ONU, através da IMPA – INTERNATIONAL MARITIME PILOTS ASSOCIATION, num sistema mundialmente consagrado e adotado pelas principais nações marítimas, no qual sua autonomia é assegurada e a quantidade de profissionais é controlada, sempre sob fiscalização exercida pela autoridade naval responsável pela segurança da navegação.

O órgão que representa as Praticagens brasileiras junto ao IMPA é o CONAPRA – CONSELHO NACIONAL DE PRATICAGEM, que trata dos interesses dos Práticos de todos os Portos e Costas brasileiras.

Todos os Práticos são habilitados para determinado Porto ou Zona de Praticagem e exercem sua função agrupada em uma única associação ou cooperativa, o que lhes permite organizar um sistema de rodízio de trabalho que assegure o atendimento ininterrupto a todos os navios, bem como, a distribuição equânime de trabalho entre os profissionais.

Menor profundidade

Observada no canal

Galeria de imagens

Notícias em destaque

Investimento em energia sustentável.

Itajaí, 21 de fevereiro 2022. A empresa Itajaí e Navegantes Práticos investiu em um sistema de energia solar visando desenvolver suas atividades sempre de forma