Profissão: Prático

A Praticagem marítima é uma atividade baseada no conhecimento dos acidentes e pontos característicos da área onde é desenvolvido.

Profissão: Prático

Na indústria do transporte marítimo, o serviço de praticagem se destaca por suas características únicas.

O principal dever dos práticos é prestar um serviço essencial à proteção do interesse público, através do gerenciamento cuidadoso do tráfego dentro da zona de praticagem.

É na fase mais crítica de uma viagem, quando o navio precisa trafegar em uma zona de águas restritas, com características únicas e pouco familiares ao comandante, que o prático se dirige para bordo a fim de auxiliar o navio a manobrar com segurança e eficiência em meio a tráfego intenso e condições ambientais não raro desfavoráveis.

Um aspecto que merece especial atenção é o papel essencial da praticagem no gerenciamento seguro dos portos. Este aspecto da atividade é que torna indispensável ao prático contar com liberdade para exercer seu juízo profissional, independentemente de pressões comerciais ou econômicas. Por estes motivos, a praticagem é obrigatória para quase todos os navios nos portos brasileiros.

Os práticos também são especialistas em manobra de navios, o que ganha importância cada vez maior com o aumento do porte das embarcações; além disto, viabilizam as comunicações necessárias com serviços como os de amarração e rebocadores.

O treinamento de um prático precisa ser longo e meticuloso, em vista do valor dos navios e de suas cargas. Normalmente, estes profissionais fizeram sua carreira no mar e aprendem o seu novo ofício no contato com práticos mais qualificados e experientes e na experiência concreta de cada manobra. Além disto, contam com a possibilidade de executar simulações computadorizadas ou em modelos reduzidos. Mas, para manter o elevado padrão obtido e superá-lo, o prático deve empenhar-se no aprendizado constante, tanto a bordo quanto em terra.

O intrigante relacionamento entre prático e comandante, baseado no respeito e confiança mútuos, garante um nível sem paralelo de segurança a uma sociedade que exige, da indústria do transporte marítimo, a excelência.

Menor profundidade

Observada no canal

Galeria de imagens

Notícias em destaque

Investimento em energia sustentável.

Itajaí, 21 de fevereiro 2022. A empresa Itajaí e Navegantes Práticos investiu em um sistema de energia solar visando desenvolver suas atividades sempre de forma