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Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes completa 500 giros na área da Nova Bacia de Evolução.

Itajaí, 18 de Junho 2021

Superintendência do Porto de Itajaí – SPI.

Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM.

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes completa 500 giros na área da Nova Bacia de Evolução.

Número é alcançado um dia após comemoração de um ano da operação do maior navio atracar na costa brasileira, o APL Paris.

Nessa sexta-feira (18) o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes atingiu a marca de 500 giros na área da Nova Bacia de Evolução. A 500ª manobra foi encerrada às 10:25h com o navio MSC Caterina, de 299,95 metros de comprimento por 48,2 de largura.

“Eu destaco dois fatores importantes na operação na área da nova bacia de evolução, ou bacia 2 como também chamamos. Entramos novamente no mercado para atendimento de navios full contêineres que já não estavam mais retornando para o nosso complexo por causa da limitação nas manobras com navios acima de 307 metros, e em segundo lugar, o ganho operacional que tivemos, já que com a bacia 01 tínhamos que deixar berços livres na Portonave e na APM Terminals para conseguir girar os navios. Destaco ainda que do total de 500 giros ocorridos, 385 manobras foram realizadas com navios de até 306 metros resultando em 77% de operacionalidade, e 115 manobras ocorreram com navios acima de 306 metros nos dando uma margem de 23%”, lembra Heder Cassiano Moritz, Diretor Geral de Operações Logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí.

Para Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí, o êxito da nova bacia demonstra que o planejamento contínuo sempre traz eficiência e eficácia para a administração pública:

“Esse crescimento que está se consolidando é resultado de quase uma década de planejamento, com o envolvimento de diversos entes públicos e vários administradores. É também resultado da coragem do prefeito Volnei Morastoni, que em junho de 2019, quando eu estava à frente da Autoridade Portuária, através do ato de assinatura de aditivo contratual entre porto e Van Oord (empresa de dragagem), me autorizou a fazer um investimento de R$ 42 milhões para que esse sonho finalmente se tornasse realidade, e com isso, concluirmos a primeira etapa das obras de reestruturação do novo acesso aquaviário do complexo”, lembra Fábio.

Parceiro fundamental para alavancar a atividade portuária, a PORTONAVE, Terminal Portuário de Navegantes, que opera na margem esquerda do rio, firmou em junho de 2019 o compromisso de colaborar com investimentos na ordem de R$ 5,5 milhões pelo transporte de maquinário do tipo Draga BACKHOE (modelo mais eficiente e rápido para retirar pedras maiores e de alta capacidade para sugar sedimentos no fundo do rio com equivalência de carga de até 5 caminhões com caçambas de 25m3, acompanhados também por outro equipamento chamado por Batelão).

“Atingir 500 manobras na área da nova bacia de evolução é muito representativo para todos. A nova bacia de evolução significou um grande avanço e trouxe uma expressiva transformação ao anteder a demanda no mercado e viabilizar as manobras dos grandes navios. Trata-se de um impacto positivo para o complexo portuário ao qual tivemos uma rápida adaptação e temos atualmente uma nova realidade. Essa mudança nos trouxe muitos benefícios na economia regional e tem permitido o crescimento consistente da nossa movimentação e colocado todo o complexo portuário em evidência”, destacou o Diretor Superintendente Administrativo da PORTONAVE (Porto de Navegantes), Osmari de Castilho Ribas.

O navio MSC Caterina estava atracado no berço 02 da Portonave e movimentou 15.135 toneladas e 1.171 TEUs. De bandeira Panamenha ele pertence ao armador MSC e veio do Porto do Rio Grande (RS) partindo com destino ao Porto de Paranaguá (PR).

Apenas 18 meses após o giro inaugural (16/01/2020), à época, foi implantada uma grande operação para iniciar esta nova etapa. Com isso prospectou-se expectativas para toda a comunidade portuária, demonstrando que as manobras geravam segurança, agilidade e acima de tudo a possibilidade de incrementar a recuperação econômica para o município de Itajaí:

“Hoje essa manobra já é rotineira para nós e quase diária, então chegar a essa marca só vem adicionando mais credibilidade ao nosso trabalho”, comemora Ricardo de Amorim, Coordenadorde Operações e Inteligência da Fiscalização do Porto de Itajaí.

Marcelo Sodré, Vice-Prefeito de Itajaí, ressalta que o investimento na bacia de evolução foi uma decisão acertada, “Essa obra garantiu que o nosso porto continuasse viável e inserido no mercado, aumentando sua produtividade e nos dando orgulho por saber que a decisão desse investimento valeu a pena e tem funcionado bem”.

No dia 17 de junho de 2020, o complexo de Itajaí e Navegantes registrou um dia histórico. A manobra do navio APL Paris, do Armador CMA-CGM (347,4 metros de comprimento x 45,2 metros de largura), maior navio full contêiner a operar até hoje na costa brasileira, atracou na margem esquerda do rio.

“Dias como hoje, em que chegamos a essa marca e o de ontem, em que relembramos a operação do APL Paris, nos fazem olhar para trás e nos orgulhar dessa trajetória e das escolhas que fizemos. A operação na nova bacia de evolução inseriu novamente Itajaí no cenário portuário internacional. Os gigantes chegaram e trouxeram com eles um novo ciclo para Itajaí e região. Meu agradecimento a toda a comunidade portuária, que com seu esforço nos ajudou a chegar a esses números”, finaliza o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

http://www.portoitajai.com.br/novo/noticia/1510

Mais informações:

Fábio da Veiga– Superintendente do Porto de Itajaí. (47) 3341- 8029.

Heder Cassiano Moritz– Diretor Geral de Operações Logísticas. (47) 3341- 8029 – heder@portoitajai.com.br

Ricardo Amorim -Coordenador de Operações e Inteligência da Fiscalização do Porto de Itajaí.

Texto: Ana Paula Baticini – Estagiária/SECOM – Secretaria Geral de Comunicação Social – SECOM/SPI (47) 3341-8095.

*Fotos: Luciano Sens – Secretário Geral de Comunicação Social SECOM/SPI.

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